quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Campeonato Reg. Karaté, centro-sul FNK-P

A AKDK esteve presente no Campeonato Regional de Karaté Centro-Sul da FNK-P com os karatekas do CAQ, tendo sido obtidas as seguintes classificações:

Joana Perdiz-3º Cl. Kumité -60 Kg
Fábio Palma-3º Cl. Kumité -75 Kg
Ricardo Baúto-3º Cl.Kumité -80 Kg
Sérgio Macedo-3º Cl. Kumité -60 Kg.

Deixo aqui as minhas felicitações a todos eles bem como ao seu Instrutor - Sensei Álvaro Silva.


Informação:
Vai-se realizar no próximo Domingo, 25 de Novembro um treino de Graduados na Casa do Povo de Corroios, com o seguinte horário:

Instrutores - 9.00 horas ás 10.30

Cintos Negros e Castanhos:

10.30 h ás 12.30 h.

Por ser um treino específico para graduados este reveste-se da maior importância, pelo que aconselho a participação de todos.




domingo, 18 de novembro de 2007

1º ANIVERSÁRIO DA AKDK

Foi na passada Terça-Feira dia 13 de
Novembro que se assinalou o primeiro aniversário da AKDK. Nascida oficialmente a 13-11-2006 no Cartório Notarial da Avenida Guerra Junqueiro, a nossa Associação está de "pedra e cal". Reunimos no Restaurante S.João em Lisboa, 37 Cintos Negros na celebração deste 1º aniversário. Foi um jantar muito agradável onde se comeu, bebeu e conviveu. Após o meu "breve" discurso (isto de pertencer á direcção tem destas coisas), foi a vez do Sensei Álvaro Silva se dirigir a todos. Após este protocolo foi dado inicio á entrega dos Diplomas dos Cintos Negros. Um por um receberam o seu certificado de graduação. Fica para a História este primeiro aniversário .
Tirei "bué" da fotos que podem ver e copiar, no Álbum.
Até breve...

domingo, 11 de novembro de 2007

Os meus meninos e meninas...




Estes são os meus meninos e meninas: Os Infantis e os Juvenis. São uns putos porreiros e muito dedicados. Nos infantis tenho o Rogério e o Bruno (o 5º e o 6º dos sentados na foto) que me põem a cabeça a andar á roda, mas quando não aparecem sentimos logo a falta deles. Temos as meninas que são uma doçura e todos os outros que fazem o conjunto que se vê.
Os Juvenis já são uns homenzinhos e umas senhorinhas... destes já espero que dêm o litro... Já começam a desenvolver o gosto pela competição e pelo karaté "mais real".
Aproveitem para ver as fotos do exame de graduação que lhes fiz, bem como aos adultos, no dia 5 deste mês. Portaram-se todos muito bem...
Cliquem no Álbum de fotos.
No Hoshin-do as coisas também estão a correr muito bem. Recebemos uma nova aluna, a Cristina, que veio fazer companhia ao Albino, á Maria João e ao "Aero" David. Estamos a construir um grupo muito bom...
Temos saudades do amigo Daniel que está em "estudos" e deixo-lhe aqui um grande abraço e sucesso neste empreendimento.
Até breve pessoal... apareçam!

domingo, 4 de novembro de 2007

A difícil tarefa de escrever!

Na passada Sexta Feira, como complemento dos exames de graduação que vou efectuar na Segunda Feira, apresentei á minha classe juvenil, um teste escrito.

Já tinha avisado na aula anterior que iria haver teste escrito, e logo ali constatei a contrariedade dos alunos em realizar este teste, tanto mais que afirmei ser de grande relevância na classificação final do exame.
O meu objectivo era, antes de mais, pôr o pessoal a escrever e a raciocinar, porque o karaté também tem História e também se escreve.
Distribui os testes e observava os alunos enquanto os faziam... Alguns problemas na interpretação das perguntas foram solucionados e lá se iniciou a tarefa.
Teste de uma pergunta com 3 respostas possíveis, sendo uma a correcta. O trabalho de escrita aqui não se manifestou porque se resumia a colocar uma cruz na resposta certa.
No final coloquei a frase: "Não existe primeiro ataque em karaté!" - e pedi que escrevessem um pequeno texto explicando qual o significado desta expressão - e foi o descambar.
Logo que tiveram que escrever e transpor ideias para o papel, bloquearam.
Lá escreveram o que puderam mas acabei por confirmar que tiveram bastante dificuldade em expressar por escrito as suas idéias. As respostas foram desde o "económico" (4 palavras), ao confuso passando por duas ou três que explicavam razoávelmente a ideia.
No final do treino que se seguiu ao teste escrito, fiz o meu discurso habitual sobre os hábitos insuficientes ou inexistentes de leitura por parte dos jovens, acentuando a necessidade de se saber usar uma construção de frases que se entenda e que exprima exactamente o que se sente. Acrescentei que é imperioso no futuro deles serem donos de uma cultura geral ampla e que essa cultura se adquire em grande parte, lendo.
Concordo que é difícil a um livro competir com uma consola de jogos, mas penso que é da nossa responsabilidade como pais e educadores apontarmos a necessidade de ler e conhecer. Podemos começar por nós próprios e dando o exemplo.
É assustador verificar que não existe o hábito de escrever porque, se for necessário algum texto sobre uma determinada matéria, é só ir buscá-lo á Net! - aproveitando o que outros escreveram, expressando assim as idéias dos outros por pura preguiça ou falta de interesse. Temos de combater este desagrado pela leitura pela importância vital que ela tem.
Foi uma experiência interessante embora pouco animadora...
A título de exemplo:
Há tempos pedi aos alunos que escrevessem um conto que envolvesse uma situação onde o karaté estivesse presente. Anunciei que o melhor texto teria direito a um prémio...
Recebi apenas um exemplar, escrito por uma aluna (por acaso muito dedicada) e só este. A tarefa pedida foi para eles, como é fácil comprovar, desinteressante.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan