domingo, 17 de fevereiro de 2008

A importância do Currículo

Na vida de um karateka existe a passagem por estágios, competições, demonstrações e outros eventos. De um modo natural, as solicitações para a participação nestes eventos vão surgindo e apelam ao gosto que o karateka terá pela arte que pratica mas também a outras que complementam o seu treino ou que simplesmente despertam o seu interesse.


Qual o valor real que representa a acumulação de participações em eventos e que mais valias traz para o praticante? No meu entendimento, todo e qualquer evento em que se participe traz alguma coisa de novo aos conhecimentos já adquiridos e por vezes, chama a atenção para outras interpretações de técnicas que já se executavam e que julgávamos imutáveis.


O currículo do karateka não se resume a uma lista de eventos onde participou mas sim ao número de oportunidades de acrescentar conhecimentos aqueles que adquire e treina diariamente. Sempre participei em Estágios de Goju Ryu mas tive também a oportunidade de treinar com mestres de outros estilos e artes o que enriqueceu o meu histórico de conhecimentos e contribuiu para o melhor entendimento do meu prório estilo de Karaté.


A idéia de que o estilo mais eficaz e perfeito é o nosso, surge do facto de ser aquele que conhecemos melhor porque o treinamos no dia a dia; conhecer um pouco dos outros estilos é conhecer melhor o nosso. Os conceitos de treino e as raízes dos vários estilos enterlaçam-se e por vezes as semelhanças são tão grandes que nos surpreendem.


Sempre que um grande Mestre ministra um Estágio, está a colocar ao nosso dispor os seus conhecimentos e a proporcionar-nos a oportunidade de trabalhar segundo a sua interpretação da Arte. A riqueza do treino reside no facto de cada ser humano ser diferente do outro e ter a sua própria visão daquilo que aprendeu, por outro lado, ao atingir um nível superior, um Mestre começa a desenvolver novas técnicas ou a juntar novas "nuances" ás técnicas já desenvolvidas o que fornece novos conhecimentos.


Curriculo é aprendizagem no mais elementar conceito da palavra. Ao participar num Estágio estou a preparar a minha mente para novas ideias e a aceitar ser o receptor das mensagens que serão veiculadas no evento. Como instrutor isto representa "a caixa de ferramentas" do meu "ofício".


É frequente o aluno perguntar-me quando executo uma técnica de modo diferente da que ele conhece: "Sensei... mas qual é forma correcta de executar essa técnica, a que aprendemos antes ou esta que agora faz?" - normalmente respondo: "As duas... quando vou executar uma tarefa da qual desconheço a complexidade, é melhor levar todas as ferramentas que tenho e não só aquelas que penso serem suficientes..."


Estamos em vésperas de receber em Portugal um Grande Mestre de Goju-Ryu, Sensei Leonard Sim, um 7º Dan da GKI, Associação que nos recebeu no seu seio recentemente. O Sensei Leonard Sim desloca-se ao nosso país com a finalidade de nos proporcionar dois dias de treino de karaté Goju-Ryu. É a oportunidade de enriquecermos o nosso "arsenal técnico". É a oportunidade de treinarmos com um dos grandes do karaté mundial. Espero que todos possam participar porque, tal como disse anteriormente, é assim que podemos evoluir como karatekas e como pessoas - estando lá, quando se partilham ideias....

Espero vê-los lá...


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Estágio Técnico com Sensei Leonard Sim - 7º DAN

A AKDK vai organizar um grande estágio com um grande mestre de Karaté Goju-Ryu - Sensei Leonard Sim - 7º Dan e Presidente da GKI. É um Estágio de grande qualidade com um dos mestres mais conceituados do Karaté mundial. O Estágio realizar-se-á no Pavilhão do Alto do Moinho em Corroios nos dias 8 e 9 de Março.

Apelo a todos para participarem neste evento que se reveste de grande importância curricular.

PARTICIPEM!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Fotos do Kangeiko

Depois de algumas dificuldades lá consegui colocar as fotos do Kangeiko no Álbum de Fotos.

Dêem uma olhada... As minhas desculpas pelo atraso.
Boa Semana.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Kangeiko 2008...

Conforme o prometido aqui estou para fazer um relatório breve do nosso Kangeiko. Aquilo correu muito bem; entre petiscos e treinos de duas horas e meia, a coisa andou num ritmo avassalador. Agora a sério: o evento correu muito bem com o envolvimento de todos e a colaboração dos Cintos Negros que derem uma preciosa contribuição colocando o seu saber ao serviço de todos. Praticantes e não praticantes, todos tiverem oportunidade de entrar no Karaté pela porta da frente. Tivemos visitantes de fora o que enriqueceu o nosso grupo. No final, o saldo foi muito positivo. Como já acontecera, a gerência do Hotel Beach Tour foi excelente no apoio ao Kangeiko tanto na disponibilidade das instalações como na simpatia do pessoal; deixo-lhes aqui expressos os meus agradecimentos e aproveito para recomendar aquela unidade hoteleira para passar uns dias de bom descanso com toda a comodidade (vejam as fotos do evento onde estão algumas das instalações do hotel). Á Drª Cristina um especial agradecimento pelo apoio e simpatia.

Desde treinos de defesa pessoal passando pelo kumité, kihon e sequências de combate, os treinos foram excelentes. Esperamos poder repetir a experiência. A todos os que participaram (da casa e de fora) agradeço a sua presença e o clima de boa disposição que souberam partilhar.

As fotos estão a carregar para o álbum e estão á disposição de todos.

Saudações e até á próxima.

José Ramalho

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

KANGEIKO 2008

POIS É AMIGOS, ESTAMOS EM PLENO ESTÁGIO DE INVERNO (KANGEIKO) NAS EXCELENTES INSTALAÇÕES DO BEACH TOURS HOTEL NA ERICEIRA. ENTRE TREINOS E JOGOS DE PING PONG PASSANDO PELOS PETISCOS CÁ VAMOS INDO PASSANDO O TEMPO.
QUANDO REGRESSAR A CASA COLOCAREI AQUI AS FOTOS E FAREI O MEU RELATO FINAL DO EVENTO. ATÉ LÁ, FIQUEM BEM...

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan