terça-feira, 25 de março de 2008

No final do Estágio com o Sensei Leonard Sim, realizaram-se os primeiros exames de Dan no seio da GKI.

Estes exames primaram pela exigência técnica (que é afinal aquilo que é preciso demonstrar). Em termos físicos o exame exigiu apenas "estofo" para desempenhar todos os katas para a graduação em ritmo e força tal como devem ser executados. Sem interrupções, todos os katas foram executados com o rigor que lhes era exigido.

Os exames de graduação, em especial os de Dan, devem ter como finalidade, a demonstração daquilo que se sabe e a sua execução correcta. Exames em que se dá principal ênfase á condição física deixando para segundo plano o factor técnico, não têm, a meu ver, sentido. Todos nós temos diferentes compleições físicas e diferentes graus de resisência - isso significa que não temos condições para adquirir uma graduação de DAN?. Ser fisicamente superior mas tecnicamente inferior é o mais correcto para chegar a esta graduação?.

O desempenho e o conhecimento tecnicos são fundamentais no candidato a Dan. Todos conhecemos decerto algum brutamontes que, de peito inchado, executa técnicas incorrectamente - será este "artista" um verdadeiro Dan?

Gostei do que foi exigido neste exame e como foi exigido. O próprio kumité foi executado com respeito pela integridade fisica do parceiro não havendo aqui tentativas de "magoar" para mostrar que se é "o maior".

O Sensei Leonard Sim teve o cuidado de explicar que queria ver técnica e não brutalidade, no inicio do kumite. E foi assim que se fez. E foi assim que se realizaram com êxito estes exames. E foi assim que a AKDK ganhou mais Dans - merecedores da graduação e podendo dizer orgulhosamente que cumpriram a sua missão - mostrar o que sabiam e sabem.

Estão todos de parabéns tanto eles como os seus instrutores, e afinal também a AKDK.

Sejam bem vindos ao grupo dos Yudanshas!

Pensamento do Dia: "mostra o que sabes e revelas o que vales..."

sexta-feira, 21 de março de 2008

Boa Páscoa a todos!

Bom dia a todos os que se dignarem ler este "espaço". Num dia frio embora ensolarado e embebido no espírito pascal, aqui estou de novo a postar uma mensagem. Começo por dar os parabéns ao Rui Valadas (vulgo Pavarotti), pelo excelente fórum que criou e que está a rolar segundo parece. Como sou um "analfabeto informático" ainda não tive oportunidade de lá ir e ver como aquilo funciona mas prometo que o farei brevemente. É sempre bom colocar as pessoas a trocar ideias e opiniões nem que seja só para criar a discussão. Este fórum é uma porta aberta á comunicação e á discussão, o que é bom porque põe as pessoas a pensar. Já vi alguns comentários com algum humor (especialmente dosm meus filhos que já avacalharam!). Um dos tópicos é o Peixoto que está sempre na "berlinda". A gente afeiçoa-se a ele como aquelas viroses que nos deixam prostrados por uns dias mas quando se vão deixam algumas saudades. Eu sei que comparar o Peixoto a uma virose é diminuir o Peixoto, mas ele que me perdoe.
Desejo a todos um boa Páscoa e fico a aproveitar estes dias de descanso até 2a feira, dia em que nos voltaremos a encontrar no Dojo.
Saudações a todos e até breve...

Pensamento do dia: "lavem tudo o que comam!..."

sexta-feira, 14 de março de 2008

Grande Estágio!...




Olá a todos... após um pequeno interregno aqui estou a postar os meus comentários. O tempo não cresce e não tenho tido oportunidade de actualizar as notícias.


Relativamente ao Estágio com o Sensei Leonard Sim tenho de vos dizer que o homem é um espectáculo: Vê-se que sabe da coisa, sabe explicar bem a coisa e irradia simpatia.


O Estágio correu muito bem, com uma participação de 130 atletas o que foi muito bom. O Sensei Leonard comentou o bom nível técnico dos portugueses e o seu empenhamento o que é motivo de orgulho para todos nós. Sem vedetismo nem soberba ensinou, corrigiu e demonstrou com clareza e simplicidade.


Um grande mestre com grandes conhecimentos!

Os exames de Dan decorreram na normalidade e orgulho-me de vos comunicar que o Carlos Ferreira (vocês sabem... o Carlão!) é agora Shodan. Fez um exame muito bom e é merecedor da graduação. Deixo-lhe aqui os meus parabéns.


HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan