quinta-feira, 24 de abril de 2008

Cinto Castanho - Graduado ou não?


Quando iniciei a minha prática desta fascinante arte, eram poucos os karatekas com cinto negro. Os cintos castanhos, que também não eram muitos, asseguravam a substituição do mestre quando este se ausentava ou encarregavam-se de parte da classe quando o Instrutor necessitava de a dividir.
Nessa altura, o Cinto Castanho era, para mim, a primeira grande meta a atingir. Pela qualidade técnica que estes karatekas ostentavam na altura e pela sua postura - mantendo a disciplina e a ordem na aula secundando as directivas do Instrutor - os cintos castanhos tinham a minha admiração pela conquista merecida da graduação que exibiam.
Com o passar do tempo, o número de karatekas cintos castanhos aumentou muito, o que teve aspectos muito positivos porque isso significava que muitos karatekas atingiram um grau de "perfeição" técnica que lhes permitia ascender a esta mitica graduação. Infelizmente, a meu ver, isto não é inteiramente verdade; com classes muito numerosas e diversas faixas etárias para gerir, o Instrutor propõe a exame karatekas que atingiram o tempo de treino suficiente para a graduação muitas vezes esquecendo ou negligenciando o facto de que não é apenas o tempo de treino que exige a ascensão á graduação de cinto castanho mas sim, um grau de maturidade técnica e pessoal elevados.
Trata-se afinal, do ultimo patamar KYU e do "trampolim" para o Cinto Negro. O grau de exigência técnica nestas graduações deve ser grande. Esta graduação implica queo karateka não deve contar unicamente com o Instrutor para a sua progressão técnica - deve sim, investir na sua própria formação lendo, informando-se e organizando treinos pessoais onde deve dar particular interesse ao polimento da sua técnica tornando-no num exemplo aos olhos do Instrutor e dos colegas menos graduados.
Nos ultimos tempos tenho chamado á atenção dos meus alunos cintos castanhos da necessidade de investirem na sua formação treinando mais e melhor insistindo nos pormenores e exibindo uma conduta que inspire respeito e confiança. Precisamos do envolvimento destes karatekas na vida do Dojo porque eles representam a proxima geração de Cintos Negros. A sua preparação para este importante estagio depende de nós Instrutores mas também deles - assim provarão que assumem as responsabilidades para as quais se candidataram e que estão implicitas no seu elevado Estatuto.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Mais uma Acção de Formação...







Desta vez ficou a cargo do Sensei Carlos Pereira - 6º Dan Mabuni Shito-Ryu, sobre o tema: Kata e Kata de Competição (Shitei Kata).



Excelente comunicador e conhecedor, o Sensei Carlos Pereira "encheu" a manhã de Domingo com explicações técnicas e tácticas das katas de competição. Foi excelente e muito enriquecedor mesmo para quem não "faz vida" da competição (o que é o meu caso...).



Esta aula foi vocacionada para os instrutores e assistentes, na linha da AKDK - apostar na formação dos formadores, que são os Instrutores.



Muito bom... venham mais!

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Novo Logotipo da FNK-P


Por força legal, a FNK-P foi obrigada a modificar o seu Logotipo. A razão prende-se com o facto de este ostentar os cinco anéis olímpicos o que obteve (ao fim de tantos anos!) a desaprovação do Comité Olímpico Nacional.
O Novo logo (que está aqui ao lado) foi aprovado recentemente e, a meu ver claro, está excelente: Simples, "Nacional" e dá um ar "dinâmico" o que se adapta na perfeição á modalidade que representa.
Aqui ao lado deixo uma sondagem de opinião relativamente a este novo símbolo. Se puderem e o desejarem, deixem a vossa opinião.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Vem aí um grande Estágio...


Aproxima-se um Estágio de grande qualidade, ministrado por um grande mestre (Sensei James Rousseau -8º Dan) e assistido por outro grande mestre (Sensei Leonard Sim -7º Dan).
Organizado pela Associação do Sensei António moreira, este Summer Gasshuku vai ter lugar na Maia entre os dias 26 e 29 de Junho. É um Estágio que significa muito em termos curriculares para um karateka, pelo que aconselho vivamente a participação de todos os que o possam fazer.
A malta da AKDK já está em preparativos para este evento. Participem!

terça-feira, 15 de abril de 2008

Olá pessoal do Goju Ryu (e não só!)

O Rui Valadas pediu-me para colocar um link para o fórum que ele criou. Fez um trabalho muito bom e o fórum está um espectáculo. Deixo aqui ao lado (nos links) o link para este fórum. Vão lá que vale a pena.
o link é: AKDK.FORUMEIROS

Abraços a todos.

Pensamento do dia: "nunca pises uma carochinha... não sabes o tamanho do pai dela"

sábado, 12 de abril de 2008

Cá estou eu outra vez!

Por razões de ordem pessoal e familiar não me foi possivel participar no Estágio com o Sensei Pantazi "master of Kyusho". Estava programada a minha participação mas não deu. Noutra altura participarei. A semana passada estive na acção de formação da FNK-P onde foram abordados os temas: Stress e liderança no Karaté pelo Dr Nuno Cardoso e O Marketing no Karaté pelo Dr Gualter este ultimo, nosso parceiro da familia Goju.
Com a companhia do meu filho Daniel, lá fomos para o Complexo Desportivo de Almada (local onde "sofri" as amarguras do 9º Curso de Treinador Nível 1).
Os temas foram muito bem explicados havendo uma participação activa de alguns dos participantes. O unico inconveniente foi o calor que se fez sentir apesar dos dois aparelhos de ar condicionado ligados.

Estas acções de formação são muito importantes para a formação dos karatekas e é muito bom ver que existem bastantes karatekas interessados na sua formação. A FNK-P está também de parabéns pela organização destas formações que muito contribuem para a evolução pessoal e tecnica dos karatekas. Venham mais!...

Ah é verdade... tinha-me esquecido de emendar a graduação do Sensei Nuno Santos no cabeçalho do Blog para o seu recentemente adquirido (e bem merecido) 4º Dan. Valeu-me a chamada de atenção do Jorge Peixoto que está sempre atento e estes pormenores (obrigado Jorge... és um bacano!).
De qualquer modo renovo aqui os parabéns ao Nuno pelo seu 4º Dan.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan