segunda-feira, 30 de junho de 2008

Um grande Estágio!

Regressados da Maia, é tempo de fazermos um breve resumo deste que foi, o primeiro Summer Gasshuku da GKI em que participámos.
O que há a dizer? - Que foi um bom Estágio, que treinámos intensamente, que tivémos tempo para um saudável convivio, que tivémos a oportunidade de constatar a enorme "bagagem técnica" do Sensei James Rousseau e seus assistentes.
Com treinos de 4 horas (para os cintos negros de 5 horas!) desfilámos pelo kihon e pelos Katas passando pelo kumité. Houve de tudo. A capacidade de adaptação do treino aos mais pequenos foi excelente porque não descurou o treino dos adultos.
Para mim, o aspecto mais positivo de todos (e foram muitos) foi a simplicidade manifestada pelo grupo de Instrutores que auxiliou o Sensei James Rousseau. Incansáveis e duma simpatia irradiante, estes mestres souberam proporcionar-nos momentos de verdadeiro karaté sempre com uma nota de humor. O Sensei James conseguiu proporcionar uma "viagem" ao tempo em que os mais antigos começaram a treinar - Algumas técnicas por ele corrigidas já as faziamos assim antes de ter havido alterações mais recentemente por parte da IOGKF.
Sem querer fazer análises de quem está certo e quem está errado (até porque não tem já interesse) foi bom fazer as coisas ´"á moda antiga".
Insistindo na forma base o Sensei James Rousseau mostrou ser um Grande Sensei - Analitico e perfeccionista sem perder o sentido de humor.
Venho satisfeito e aqueles que me acompanharam (A comitiva do Real foi de 23 pessoas entre karatekas e familiares) manifestaram também o seu grande agrado.
A organização deste evento estava excelente - aproveito aqui para agradecer ao Sensei Moreira, ao César e sua simpática irmã Carmelita por todo o apoio dado ao nosso grupo e pela "trabalheira" que tiveram - o esforço foi compensado: Foi um Grande Estágio.
Na parte mais lúdica tivemos a futebolada jogada nas tardes e o magnifico churrasco organizado pelo amigo Jorge Carvalho e assistido no grelhador pelo "tostado" João Gouveia, realizado no pátio do alojamento dos Missionários Combonianos onde pernoitámos juntamente com um galo "tenor" a cantar ao despique com outro "soprano" com o fundo musical de alguns zumbidos de melgas, mas que tem umas instalações magnificas.
O Carlos Ferreira recebeu o seu merecido Diploma de Shodan durante o Sayonara Party, que foi um dos grandes momentos.
Feito o balanço, valeu a pena. Foram 4 dias muito bem passados a fazer aquilo que mais gostamos - treinar bom karaté e conviver uns com os outros.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Aí vamos nós!

Amanhã vamos de partida para o Summer Gasshuku 2008 na Maia. Jé programado há algum tempo, este estágio será o primeiro a realizar no seio da GKI sob a direcção de James Rousseau Sensei.
Muitas espectativas e o desejo de treinar com gentes de outros lugares levam-nos ao Norte do País. A organização deste estágio está a cargo da associação do Sensei antónio Moreira, nosso colega e amigo da "velha escola". Também estará presente o grupo de karatekas belgas da Sensei Mieke Verschueren que se juntou ao grupo da GKI após saída da IOGKF por razões idênticas ás nossas, estando agora a trilhar o seu próprio caminho.
O grupo do Real é composto por cerca de duas dezenas de karatekas, uma boa representação desta nossa casa.
No regresso deixarei aqui as "crónicas" desta odisseia...
Até breve pessoal!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Enfim...o descanso!

Está praticamente no fim mais uma época desportiva. A fechar esta época, vamos realizar o nosso sarau anual (tem de ser!) que será levado a cabo no próximo Domingo 22/6 pelas 15 horas no Pavilhão do Clube Atlético de Queluz.

A seguir vamos de viagem para o Summer Gasshuku na Maia onde iremos treinar 4 dias sob a direcção od Sensei James Rousseau, Instrutor Chefe da GKI, organização que nos acolheu no seu grupo.

Depois de tudo isto, entramos no periodo de férias. Foi uma época, para mim, especialmente cansativa (até porque a idade não perdoa!) pelo que esta interrupção será com certeza retemperadora de forças.

A todos os que, de uma forma ou de outra, me ajudaram na tarefa de "gerir" as classes de karaté quero aqui deixar expressos os meus agradecimentos.

Em termos associativos, a proxima época primará certamente pela reorganização.



A todos desejo Boas Férias!!!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O insaciável Shinjo...

Ajoelhado em "seiza", o Mestre Miyamoto meditava num profundo estado de superior elevação espiritual quando Shinjo, um dos seus alunos mais antigos, se aproximou da entrada do Dojo. Sem alterar o seu estado de meditação mas pressentindo a presença do seu discípulo, Miyamoto, numa voz pausada e suave disse:
- Bom dia Shinjo... em que te posso ajudar? - Mestre - respondeu Shinjo impressionado com a percepção sensorial do seu Mestre - sempre que estou no treino sinto que a minha técnica não está bem e preocupa-me o facto de o Mestre não me corrigir. Estou triste porque penso que o Mestre não se preocupa comigo!...
- Está errado, Shinjo - retorquiu o Mestre - Sei que és suficientemente inteligente para perceber que o caminho para a compreensão da técnica é a sua interiorização. Acredito na tua capacidade para atingir a percepção do pormenor em cada técnica sem que eu te indique constantemente o caminho. Tu, mais que ninguém, mereces essa recompensa; compreender profundamente o significado de uma técnica sem indicação de outra pessoa é um estado de iluminação superior que a maioria deconhece mas que acredito teres em ti. Só o facto de me questionares neste momento é sinal que não me enganei acerca de ti - és sedento de conhecimento e ansioso pela perfeição. Ao deixar que percebas por ti a rezão das coisas, estou apenas a reconhecer-te capacidades excelentes para seres um grande karate-ka e, no futuro, um grande Mestre. Se perceber que te desvias deste caminho, então, intervirei.
Não deves esquecer-te no entanto, do caminho que traçaste para atingir este estado, palmilhado na estrada da humildade e do respeito.
Fazendo uma vénia ao velho Mestre, Shinjo, percebendo a mensagem, retirou-se sem dizer palavra deixando Miyamoto imperturbável mas agora esboçando um leve sorriso que espelhava o orgulho que sentia na dedicação do seu discípulo.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

A visita ao Museu do Oriente...

Apear de alguns percalços no percurso, no Domingo passado fizémos a programada visita ao Museu do Oriente. Tinha programado dar um treino de cerca de 1 hora em Belém mas, por causa de uma "corrida" o trânsito foi fechado. Não sou contra a prática desportiva ao ar livre (nem faz parte do meu papel ser) mas não concordo muito com actividades que condicionem outras actividades, tanto mais que se tratava do Dia da Criança; era fácil perceber que outras organizações desejariam utilizar aquele espaço público para a realização de eventos mas Portugal é mesmo assim - não há a preocupação com o "geral" apenas com o "particular". Está feita a crítica pelo que passo a relatar o evento - A organização desta visita teve a grande ajuda do departamento educativo do Museu onde destaco o trabalho da D. Carla Mendes que comigo se "correspondeu" via e-mail construindo a visita. A ela e a todo o "Staff" daquele magnífico Museu, o meu obrigado. Também agradeço ao Real Sport Clube pela cedência do transporte que foi fundamental para que a participação fosse maciça.
Os "miúdos" adoraram a oficina das Máscaras e os outros ficaram deslumbrados com a colecção do Museu.
Apesar de tudo conseguimos pôr o pessoal a treinar pelo menos meia horita onde conseguimos que os pais executassem algumas técnicas de defesa pessoal.
Em resumo, foi muito bom. Assinalámos o assim o dia. A todos os que tornaram possível a realização deste passeio, os meus agradecimentos. Aos meus graduados que deram uma ajuda no treino também obrigado.
Continuaremos com actividades deste e de outro tipo sempre que seja possível.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan