Passado o Natal, festa tradicional da família, onde o termo "família" se estende aos amigos, aos verdadeiros amigos, aqueles que estão sempre lá onde e quando precisamos, aqueles a quem apoiamos também quando precisam de nós.
É tempo de virar a página de mais um ano. Um ano particularmente difícil para alguns, que perderam os seus empregos e viram assim as suas vidas complicadas. Difícil para aqueles que, não tendo perdido os empregos, viram o seu nível de vida baixar porque a crise assim o ordenou e ordena. A natureza humana apela sempre à esperança, mesmo quando não se vislumbram, pelo menos a curto prazo, melhorias.
É baseado nessa esperança que, ás portas de 2010, que desejo, profundamente, a todos um melhor ano no 2010 que se aproxima.
Desejo particularmente mais:
- AMIZADE
- TOLERÂNCIA
- HUMILDADE
- COOPERAÇÃO
Este ano que passou foi, especialmente para nós, particularmente difícil: tivemos de tomar atitudes, mudar o nosso rumo mais uma vez, e seguir em frente, do zero, munidos apenas de vontade, espírito empreendedor e cooperação. Aprendemos sempre com os nossos erros - é isso que nos distingue dos outros seres vivos - somos adaptáveis.
Neste momento, na minha vida de karateka, estou ligado a um grupo de trabalho que se harmoniza e onde TODOS têm uma palavra a dizer. Com prudência, respeito pelas opiniões de todos e espírito de entreajuda, temos conseguido produzir trabalho positivo beneficiando todos.
Foi um ano em que a Kaizen se valorizou pela graduação de dois 5º Dan, fruto do seu empenhamento e valor (agora oficialmente reconhecido).
Foi um ano em que se treinou bem, dentro e fora de portas - tivemos o magnifico estágio com o Sensei Onaga. Fizemos o 1º Estágio Nacional da Kaizen que reuniu uma centena de karatekas de todas as idades onde se treinou de tudo - até Kobudo pela mão do Sensei Coutinho.
Na mudança tivemos alguns contratempos que soubemos ultrapassar criando o "espaço" necessário para o trabalho das duas associações que resultaram da divisão.
Temos de nos tolerar independentemente das nossas convicções e posições porque existe espaço para todos.
Estamos numa Associação Internacional que não nos "espartilha" muito pelo contrário, respeita o trabalho que fazemos e reconhece, como já o fez publicamente, o nosso valor e o nosso empenho.
Assim, feito o balanço do ano que agora finda, se me perguntarem como foi, direi:
Foi conturbado, foi desgastante, foi trabalhoso, foi tecnicamente diversificado, foi o reencontro de velhos amigos, foi a confirmação de amizades antigas na forma do apoio manifestado na "crise", foi, apesar de tudo, bom...
No Ano Novo que se aproxima anseio por:
- Consolidar amizades antigas
- Conquistar novas amizades
- Evoluir como pessoa e como karateka
- Boa cooperação entre todos no sentido de melhorar relações e tarefas
- Realização de trabalho com humildade e respeito
Este é o meu desejo e acredito, o desejo de todos os meus colegas, alunos e amigos.
Nestes últimos meses provámos que é possível... os resultados estão à vista.
DESEJO A TODOS UM FELIZ ANO DE 2010! FELIZ ANO NOVO!
-