quarta-feira, 28 de maio de 2008

Vou treinar, ou não?...

É pá... tenho um dia de trabalho no lombo - a última coisa que me apetece é ir treinar. Deixa-me ver o que é que tenho para o jantar... ena, arroz de pato! agora é que não vou mesmo... vou precisar de pelo menos duas horas de sofá para digerir o "bicho". Se vou treinar e apanho o Peixoto ainda "regurgito" o animal p´ra cima do Rui Valadas (é que o gajo está em toda a parte!).
Não... se calhar encaixo o patinho, refastelo-me no sofá e assisto aos resumos do futebol. Isto também é treino, ou não? - É preciso uma digestão com muito "kime" para levar a cabo esta tarefa.
Isto de treinar quase diariamente é p´ra malucos! para quê? São sempre os mesmos Katas e as Bunkais, o randori acaba sempre da mesma maneira - O Sensei a emprestar o Spray para as dores e o pessoal a suceder-se uns aos outros a cair.
Não há "psique" que aguente. Além disso basta um gajo faltar dois dias ao treino que o corpinho começa logo a reivindicar mais descanso e nestas coisas de mensagens do corpo há que levar a sério.
Já conheço aqueles gajos todos melhor que a familia porque estou com eles mais tempo que com os meus. Isto até começa a parecer suspeito - um gajo preferir a companhia de outros gajos suados a encostarem-se a nós por dá cá aquela palha.
Em suma... tenho de respensar a minha vida - o Karaté pode ser nocivo para a saúde.
Não... se calhar vou tentar mais uma vez... se calhar isto é um ataque de "calanzisse" (acto ou sensação de preguiça) e se calhar devo lutar contra isso. Se calhar as dores no corpo são normais e preciso de treinar mais (será?). Se calhar arroz de pato á noite faz mal! - Se calhar o sofá prejudica a coluna!...

Se calhar é melhor ir treinar!...

terça-feira, 20 de maio de 2008

O "DO"


Karate-DO.


A diferença entre karate e karate-DO não é muito perceptível pela maioria dos praticantes. Sabe-se que alguns estilos apresentam a seguir ao seu nome, o nome da arte (karate) seguido da terminação DO. Se perguntarmos a um aluno o que significa o DO o mais provável é obtermos uma resposta negativa.


O que é afinal o DO?


Não é de resposta fácil esta questão, porque mesmo conhecendo o significado da expressão (DO significa - a via, o caminho) este conceito poderá ter valores e significados diferentes dependendo do individuo, da escola e até da vertente de karate que escolheu para si.

A meu ver, cada um tem o seu prório DO na arte e não tem necessariamente de corresponder a algum padrão que alguém tenha definido - ele é o "seu" DO, ou seja, o seu caminho. Este caminho é a sua prórpia visão da arte que faz parte da sua vida. Diz-se que quando o karate se interioriza, ele está presente em todos os momentos da vida, condicionando a nossa mente e o nosso corpo - este á para mim, o conceito real do DO. é a "modelagem" que o treino consecutivo da arte produz no nosso ser.

Somos todos diferentes e todos temos decerto "caminhos" diferentes a percorrer no karate - esta é afinal a razão, a meu ver, da diversidade e riqueza dos estilos: São interpretações pessoais do karate que se transformam em visões diferentes - não é isto seguir o seu caminho?
Cumprindo os rituais de treino que nos foram ensinados e atingindo um nível elevado de pesquisa e entendimento percorremos o nosso DO. E esta continuidade é afinal, a nossa vida.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Museu do Oriente

Este Domingo fui visitar o recentemente inaugurado, Museu do Oriente. Fui lá por duas razões: primeira - era de borla! os três primeiros dias de abertura não eram pagos e como bom português, nunca recuso uma borla. Segundo - queria ver a colecção do Museu e verificar se valia a pena lá levar as minhas classes.
Gostei bastante da exposição e fiquei agradado ao ver que além da própria exposição, existem actividades ás quais se pode assistir (embora seja por marcação e sejam poucos os lugares para cada uma) tais como: Ikebana (Arte dos arranjos florais); Cerimónia do Chá, Tai Chi Chuan, etc...
Estou a organizar uma visita com os meus alunos porque acho que vale a pena. Todo o Continente Asiático está representado com máscaras, trajes, cerâmica e todo o tipo de artesananto.
Recomendo vivamente... vão ver!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Cansaço de Fim de Época

Mais umas época desportiva que está a chegar ao fim. O cansaço do trabalho todo da época começa a vir ao de cima e torna-se evidente no desempenho e na disposição mental para o treino.
Este "fenómeno" é igual para adultos e para crianças, embora com origens diferentes. Nós, como instrutores, também sofremos este efeito; os que são profissionais e os que desempenham outras funções além do ensino de karate.
O mês de Junho que se avizinha é farto em Demonstrações, Saraus etc. o que vem agravar o stress. Cabe-nos, como de costume, "encaixar" a dose e aguardar ansiosamente pelo período de férias.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan