quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Último Treino de 2009

Hoje, dia 30, vamos ter o último treino de 2009. Na "casa mãe" (Real) entre as 20 e as 21.30.
Assinalaremos o final deste ano assim, a treinar, Goju-Ryu "puro e duro" como manda a tradição.

Apareçam!!

Atenção: Vai haver Bolo Rei e Champanhe (pronto, espumante!). É mais uma razão para ir treinar!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Vem aí o Fim de Ano

Passado o Natal, festa tradicional da família, onde o termo "família" se estende aos amigos, aos verdadeiros amigos, aqueles que estão sempre lá onde e quando precisamos, aqueles a quem apoiamos também quando precisam de nós.
É tempo de virar a página de mais um ano. Um ano particularmente difícil para alguns, que perderam os seus empregos e viram assim as suas vidas complicadas. Difícil para aqueles que, não tendo perdido os empregos, viram o seu nível de vida baixar porque a crise assim o ordenou e ordena. A natureza humana apela sempre à esperança, mesmo quando não se vislumbram, pelo menos a curto prazo, melhorias.
É baseado nessa esperança que, ás portas de 2010, que desejo, profundamente, a todos um melhor ano no 2010 que se aproxima.


Desejo particularmente mais:

- AMIZADE
- TOLERÂNCIA
- HUMILDADE
- COOPERAÇÃO

Este ano que passou foi, especialmente para nós, particularmente difícil: tivemos de tomar atitudes, mudar o nosso rumo mais uma vez, e seguir em frente, do zero, munidos apenas de vontade, espírito empreendedor e cooperação. Aprendemos sempre com os nossos erros - é isso que nos distingue dos outros seres vivos - somos adaptáveis.
Neste momento, na minha vida de karateka, estou ligado a um grupo de trabalho que se harmoniza e onde TODOS têm uma palavra a dizer. Com prudência, respeito pelas opiniões de todos e espírito de entreajuda, temos conseguido produzir trabalho positivo beneficiando todos.

Foi um ano em que a Kaizen se valorizou pela graduação de dois 5º Dan, fruto do seu empenhamento e valor (agora oficialmente reconhecido).

Foi um ano em que se treinou bem, dentro e fora de portas - tivemos o magnifico estágio com o Sensei Onaga. Fizemos o 1º Estágio Nacional da Kaizen que reuniu uma centena de karatekas de todas as idades onde se treinou de tudo - até Kobudo pela mão do Sensei Coutinho.

Na mudança tivemos alguns contratempos que soubemos ultrapassar criando o "espaço" necessário para o trabalho das duas associações que resultaram da divisão.

Temos de nos tolerar independentemente das nossas convicções e posições porque existe espaço para todos.

Estamos numa Associação Internacional que não nos "espartilha" muito pelo contrário, respeita o trabalho que fazemos e reconhece, como já o fez publicamente, o nosso valor e o nosso empenho.

Assim, feito o balanço do ano que agora finda, se me perguntarem como foi, direi:

Foi conturbado, foi desgastante, foi trabalhoso, foi tecnicamente diversificado, foi o reencontro de velhos amigos, foi a confirmação de amizades antigas na forma do apoio manifestado na "crise", foi, apesar de tudo, bom...

No Ano Novo que se aproxima anseio por:

- Consolidar amizades antigas
- Conquistar novas amizades
- Evoluir como pessoa e como karateka
- Boa cooperação entre todos no sentido de melhorar relações e tarefas
- Realização de trabalho com humildade e respeito

Este é o meu desejo e acredito, o desejo de todos os meus colegas, alunos e amigos.

Nestes últimos meses provámos que é possível... os resultados estão à vista.

DESEJO A TODOS UM FELIZ ANO DE 2010! FELIZ ANO NOVO!
-


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
























Hoje é o meu ultimo dia de aulas de Karaté no Real antes do Ano Novo.

Desejo a todos um


FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

BOAS FESTAS!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Algures no Polo Norte...



Algures no Polo Norte, residência oficial do Pai Natal, Santa Claus ou Anafado de Encarnado, como lhe queiram chamar, está uma azáfama tremenda. O Pai Natal organiza a sua lista de presentes, os duendes procedem aos embrulhos e até as Renas trabalham - nesta esplêndida imagem vemos o Rudolfo (não confundir com outro Rudolfo de antigas associações) a tratar de toda a logística da entrega. Nesta ilustração fotográfica, o simpático "animal" está em conversações com a FedEX no sentido de serem apressadas as distribuições porque para a semana, vai ser um caos.
Segundo parece, esta foi a rena escolhida para abrir caminho a técnicas de Kyusho. Pois é... o animal não puxa trenós, não... isso é para renas de segunda... esta rena pertence a uma força militarizada e é bruta como um rinoceronte. Nem o espírito do Natal amolece o coração desta "besta". Esperemos que, ao menos as entregas sejam feitas a horas. Se ouvirem um trote ruidoso acompanhado de pedaços de lama projectados pelos cascos, é ele... o Rudolfo - desviem-se e deixem-no passar - é o meu conselho.
Há quem diga que o ruminante é parecido com o Presidente da Kaizen Karate Portugal - más línguas!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Foram hoje entregues na CASA ANIMADA os Brinquedos e as Roupas angariados no nosso Workshop de Defesa Pessoal do dia 12.
Como já tinha referido, os participantes foram muito generosos e contribuíram com uma grande quantidade de itens. No final encheram-se dois carros com sacos - o meu e o jipe do Sr. Carlos Branco , membro da direcção do nosso Real.
Eu, a Joana Branco (nossa coordenadora desportiva) e o Sr. Carlos Branco fomos fazer a entrega. O pessoal ficou muito agradecido com o nosso contributo referindo que têm sempre imensas carências de material, especialmente roupas. Assim, se alguém tiver material deste tipo que não precise pode entregar no Real para nós os fazermos lá chegar.
O balanço final foi positivo e tal não teria sido possível sem a ajuda dos graduados do Real a quem renovo os agradecimentos.

Valeu!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Defesa Pessoal para ajudar foi...um êxito!

Com a atenção dos monitores...
Projecções e quedas...
braços e pulsos torcidos...




Fiquei muito satisfeito com a participação do pessoal no nosso Workshop de defesa pessoal para ajudar a CASA ANIMADA de Massamá. Além de termos enchido a sala dos professores com sacos e sacos de brinquedos e roupas para os meninos e meninas daquela instituição, tivemos algumas horas de pleno convívio com os participantes.
Ensaiámos algumas técnicas básicas de defesa pessoal corpo a corpo, com chaves, projecções, enfim...tudo a que temos direito. Os meus amigos e graduados da classe do Real:

Luís Costa, António Pedro, Rui Magalhães, Rui Martins, Rui Valadas e Ricardo Martins foram peças chave na organização dos grupos de trabalho e na demonstração das técnicas. A eles deixo aqui o meu muito obrigado.

Foi uma tarde muito agradável onde todos saímos a ganhar. Espero que todos os participantes tenham gostado porque nós, adorámos...

EM MEU NOME PESSOAL, DOS ASSISTENTES GRADUADOS DO REAL E DA CASA ANIMADA, deixo aqui expressos os meus maiores agradecimentos pelo vosso contributo para esta causa e pelo empenhamento demonstrado durante esta magnífica tarde.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O Goju-Ryu "mistura-se"...

O Sensei Nuno Santos está a participar no Curso de Treinador e já estão disponíveis algumas fotos no Blog do Sensei Armando Inocentes. Não resisti a "captar" uma, correndo o risco de ser processado por dois crimes: Violação de Copyright e montagem fotográfica comprometedora.
Foram colocadas algumas legendas que ilustram o possível diálogo de uns e o possível pensamento de outro...
Que me desculpem os visados...
Divirtam-se...
(cliquem na foto para poderem ler as legendas...)

sábado, 5 de dezembro de 2009

Jantar de Natal


Olá amigos

Como nem só de Goju-Ryu vive o Homem, temos de nutrir as nossas veneráveis células e assim, dignificar o nosso honorável corpo.

Significa isto que iremos ter o nosso Jantar de Natal. E perguntam vocês: Quando e onde é? Resposta: na próxima Terça Feira (Feriado) por volta das 20 horas e - adivinhem lá - no Chinês de Massamá, aquele junto ao LIDL onde foi o ano passado.

Aqueles que não têm ido treinar mas que não faltam ao "chop-chop" informo que, se querem ir, têm de me informar até rapidamente.

Aqueles que já confirmaram a sua presença, lá guardarei um lugarito...

See U later...

domingo, 29 de novembro de 2009

Resultados dos Exames de 27-11-09

Na passada Sexta-Feira, realizaram-se exames de graduação no Real. O desempenho de todos os candidatos foi bom, havendo, em alguns casos, alguns pormenores a corrigir, mas sem muita importância.
Assim, deixo aqui os resultados:

JOÃO GAROLAS - 5º KYU - CINTO AZUL
ANDRÉ JORGE - 5º KYU - CINTO AZUL
ANA AFONSO - 5º KYU - CINTO AZUL
ALEXANDRA MARTINS - 5º KYU - CINTO AZUL
SEBASTIÃO GONÇALVES - 8º KYU - CINTO AMARELO
RICARDO RIBEIRO - 7º KYU - CINTO VERDE/AZUL
HUGO PAIXÃO - 7º KYU - CINTO VERDE/AZUL
DANIEL PEPE - 7º KYU - CINTO VERDE/AZUL
ANA MARTINS - 7º KYU - CINTO VERDE/AZUL
PEDRO SANTOS - 10º KYU - CINTO LARANJA
MÁRCIA MENDES - 10º KYU - CINTO LARANJA
DANIEL SOUSA - 10º KYU - CINTO LARANJA
HENRIQUE MARTINS - 10º KYU - CINTO LARANJA
MARIA GAROLAS - 13º KYU - CINTO BRANCO/AMARELO
BEATRIZ MAGALHÃES - 13º KYU - CINTO BRANCO/AMARELO
PEDRO CAIXINHA - 13º KYU - CINTO BRANCO/AMARELO
ALEXANDRE MARTINS - 13º KYU - CINTO BRANCO/AMARELO

A todos os candidatos, os meus parabéns.

Cada graduação conseguida representa um patamar na vossa vida de karatekas, onde aumenta o grau de maturidade e responsabilidade. As graduações representam - tempo de treino, conhecimentos adquiridos e maturidade acrescentada - nunca se esqueçam disto!

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Eu vi um sapo....

Notícia de última hora:

foi visto na margem Sul um indivíduo exibicionista a passear-se pelas praias daquela região, sem calças.
O referido indivíduo, deambula exibindo-se, balbuciando frases sem nexo.
Se o virem liguem para as autoridades que o devolverão à instituição de onde se evadiu.
Sofre de perturbações mentais e uma das personalidades que assumiu é a de 5º Dan de Karaté. Não deve ser contrariado porque se pode tornar violento.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Treino Árduo...



È como se vê! Os treinos em Inglaterra provocam sede intensa. A necessidade de repor líquidos após o desempenho num exame para 5º Dan é extrema. Num acto de solidariedade o nosso digníssimo Presidente juntou-se aos dois esgotados karatekas e emborcou umas latitas da "jola" britânica.

Eu, como ainda sou 4º Dan estou-me a preparar para fazer exame, com Super Bock, mas não é a mesma coisa. Além disso não tenho o "arcaboiço" destes três senhores. É por causa disto que se diz que a Kaizen é uma Associação de "peso" (para algumas pessoas - de bestas!).

Continuem assim, amigos... que o espírito do puro Goju-Ryu esteja sempre convosco.

domingo, 22 de novembro de 2009

Estágio Sensei Onaga

Estágio Sensei Onaga

1º Estágio Nacional Kaizen Karate Portugal

1º Estágio Nacional Kaizen Karate Portugal

Dois 5º Dan na Kaizen...

Recebi agora mesmo a informação, enviada pelo Sensei João Ramalho, que os Senseis Marco Cruz e Jorge Quaresma passaram a 5º Dan.
Estão ainda em Inglaterra no Estágio de Inverno regressando amanhã. É motivo de orgulho para a Kaizen Karaté Portugal esta conquista.

Para eles deixo aqui as minhas felicitações pela nova e merecida graduação.

PARABÉNS!!

sábado, 21 de novembro de 2009

Igualdade na diferença...

O Sensei Chojun Miyagi criou um estilo com raízes profundas, que perdurou no tempo, evoluindo e cativando milhares de praticantes em todo Mundo. Não existe consenso sobre quem é ou foi o verdadeiro "herdeiro" do estilo nem isso tem importância para esta reflexão. O que interessa é que se formaram várias Associações de Estilo. Se perguntarem a qualquer praticante de Goju-Ryu sobre a "tradicionalidade" (perdoem-me o termo) da sua escola ele dirá que a sua escola é a mais tradicional e próxima do Goju original, no entanto existem várias escolas Goju com características comuns mas diferenças consideráveis (já vi algumas até em que não consegui identificar os katas à primeira). Entretanto cada um fechou-se no seu Dojo (ou Associação) e ensinou o "verdadeiro" Goju-Ryu não permitindo "misturas".

Sempre fui um adepto da aquisição plena de conhecimentos. Já participei em Estágios de outros estilos e até de outras artes - de todos sempre consegui aprender qualquer coisa. Abriu-me os olhos para as virtudes e fragilidades do nosso Estilo. A diversidade de conceitos e opiniões é benéfica porque nos obriga a reflectir sobe as nossas "verdades" e a questioná-las. Nesta fase da minha vida, depois de passar por algumas revelações e decepções, abri a minha mente e estou a perceber que a riqueza do mundo das Artes Marciais reside exactamente na diversidade.

Participei muito recentemente num grande Estágio de Goju-Ryu com um grande mestre, o Sensei Onaga. Foi um Estágio com muita qualidade onde a partilha de conhecimentos entre TRÊS Associações foi a nota máxima. Sem ninguém ter de abdicar das suas "origens" falámos e mostrámos como se faz na nossa escola e aprendemos como se faz nas outras escolas. Todos ficámos a ganhar.

Já contei várias vezes esta história mas ão resisto a contá-la de novo. Um dia, ao saber através de um irmão que reside no Luxemburgo (praticante de Shotokan) de um Estágio com o falecido Sensei Taiji Kase, resolvi participar. Aproveitava a visita ao meu irmão e juntava-lhe o prazer de participar num estágio de karate. Os meus conhecimentos de Shotokan são reduzidos e a minha curiosidade sobre o estilo entusiasmava-me. Há muito que conhecia a reputação do Sensei Kase e, embora sabendo-o debilitado devido a um AVC, continuava a orientar Estágios de grande qualidade. Lá fui. Cheguei ao Luxemburgo e fui, pelo meu irmão, apresentado ao seu Instrutor, Sensei Peter. Fui acolhido com uma enorme simpatia e espanto por ser um praticante de Goju Ryu a vir de longe para participar num estágio de outro estilo. Os "Shotos" luxemburgueses carregaram-me de perguntas sobre o nosso estilo - o que era o kakie? como se executava correctamente o nosso Sanchin Dachi, quais os benefícios do Ude Tanden, etc.
Estivemos horas à conversa trocando esperiências, anotando conceitos, percebendo diferenças. No final, foi uma partilha excepcional. O Sensei Kase deu-nos um Estágio excelente e, embora um quanto perdido na altura dos Katas, lá fui desempenhando "serviço". Foi muito bom. Embora sendo um "outsider" fui recebido com a maior das simpatias e o maior respeito. Ninguém me impôs "verdadeiros karatés" nem eu lá fui para isso - treinei, aprendi, diverti-me e fiquei com vontade de lá voltar.

Em Portugal, a convite do Sensei Morais Pina, participei num Estágio com o Sensei Yamada, na altura treinador da equipa de Itália (se não me engano). Foi um dos melhores estágios em que participei. O Sensei Yamada ficou satisfeitíssimo de nos ver lá e sempre que explicava uma técnica Shito, chamava um de nós para exemplificarmos como se faz na escola Goju. Não é isto saudável? Não ganhamos todos com este tipo de trabalho?

Aconselho vivamente a todos os karatekas a participação no maior numero de estágios que puderem. Não se excluam pelo facto de não ser o vosso estilo ou a vossa arte. E principalmente não se excluam porque, sendo do vosso estilo, é OUTRA ESCOLA! Participem sim! aprendam com os outros e reflictam sobre as "vossas verdades".

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Kangeiko 2010


Pois... mais um. Estamos já a preparar o próximo Kangeiko, pessoal! É tempo de começarmos a marcar os dias no calendário - 13, 14, 15 e 16 de Fevereiro (Carnaval).
Eu já estou em campo para preparar este evento. Estou a tentar uma localidade no Sul do País mas, apesar dos meus contactos, ainda não recebi resposta. Em qualquer dos casos a coisa está a andar.
Desta vez convidámos os nossos amigos e colegas do Hoshin-Do para nos acompanharem. Vamos a ver se eles aparecem.
Este Estágio é, mais do que tudo, uma oportunidade para o pessoal conviver e brincar um pouco (porque todos somos putos, embora uns mais do que outros!). Também se treina mas. essencialmente é dar uma oportunidade ao pessoal para descomprimir. No ano passado fomos a Beja, este ano vamos a ver...
Aguardem mais informações e vão pensando no assunto.

José Ramalho

domingo, 15 de novembro de 2009

ESPECTACULAR!!!



Tal como era esperado, o Estágio deste fim de semana com o Sensei Ryoichi Onaga, foi espectacular.
Senhor de uma técnica excepcional e um perfeccionista, o Sensei Onaga orientou um grande Estágio. Apesar do tempo mais "inverneiro" o suor abundou especialmente nas sequências rápidas de uma ponta a outra do ginásio.
O Sensei Armando Inocentes está de parabéns pelo excelente estágio que nos proporcionou trazendo a Portugal esta "Grande Senhor" do Goju-Ryu mundial.
Pela minha parte, embora algo limitado por causa das dores nos pés provocadas pelas lesões que fiz há duas semanas, tentei dar o meu melhor e gostei bastante do trabalho desenvolvido nestes três dias.
É sempre curioso observarmos algumas diferenças técnicas entre as várias escolas mas afinal, é essa a grande virtude destes Estágios - aprendermos as diferentes concepções técnicas e as suas interpretações. É sempre bom aumentarmos o nosso arsenal técnico com as diferentes execuções técnicas porque sempre se encontram nelas algo que vai tornar mais abrangente a nossa visão das coisas.
Tendo como base o trabalho de Kata desde Gekisai até Sesan (o que pôs o pessoal menos graduado um bocado "à nora") o programa deste evento foi muito produtivo tecnicamente. Foi muito bom trocarmos impressões com os nossos amigos da Jundokan - Leonardo Pereira, Gualter Morgado entre outros, partilhando conhecimentos e percebendo as "pequenas diferenças" entre as escolas. No final foi um Fim de Semana muito GOJU. Renovo os meus agradecimentos ao Sensei Armando Inocentes pelo convite que nos fez para participarmos neste Estágio que foi, certamente do agrado de todos.
As fotos estarão disponíves neste blog logo que as reuna todas visto terem havido bastantes "fotógrafos".
A Kaizen Karate Portugal participou "em massa" neste estágio o que demonstra o empenhamento do nosso pessoal e o interesse em aumentar os seus conhecimentos. A KKP participou neste Estágio com 32 Karatekas de todas as idades e graduações.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Graduações para quem?

Há dias, no final do treino da classe juvenil, anunciei a realização para breve, de exames de graduação.
Sabendo que este assunto traz sempre alguma ansiedade aos alunos, apliquei o meu discurso habitual sobre a responsabilidade de uma nova graduação, e a preparação para esta. Salientei que um exame implica uma avaliação e que, para se ser convocado, tem de haver requisitos - assiduidade aos treinos, empenho e evolução técnica, entre outros. Sei que se trata de crianças mas entendo ser importante provocar alguma carga emocional à candidatura a exame para aumentar o grau de responsabilidade e criar a necessidade de trabalhar. Referi também que iria proceder e uma selecção rigorosa dos alunos que seriam submetidos a exame.
No final do treino, depois deste discurso, fui interpelado por um dos pais, ansioso, que iniciou a conversa querendo saber se o filho seria um dos candidatos a exame. Em jeito de atenuante para qualquer falha, acrescentou logo que o seu educando raramente faltava.
Respondi que ainda não tinha elaborado a lista de candidatos e que teria de analisar cada um, e que isso é um processo com alguma demora, mas que, se não fosse desta vez, seria na próxima.
Este episódio deu-me um pouco que pensar. A ansiedade dos exames bem como da sua convocatória aflige mais alguns pais do que os próprios filhos.

Em tempos perdi uma aluna graduada pelo simples facto de ela achar que devia ser sido proposta a exame por de estar já há muito tempo na mesma graduação. Não levou sequer em conta a sua pouca assiduidade devido aos estudos - entendeu apenas que era altura! Sempre dei pouca importância aos "tempos" de graduação. Era uma aluna já adulta, nem estamos a falar de uma criança. Existem aquilo a que chamamos "tempos mínimos" para exame, ou seja, o tempo necessário numa graduação para nos podermos candidatar à seguinte. Isto para mim é apenas indicativo. Tenho alunos que adquirem os conhecimentos técnicos e psicológicos para ascenderem à graduação seguinte antes do tempo, enquanto outros, apesar de terem ultrapassado esse mesmo tempo não completam estes requisitos. O que não é correcto é olharmos apenas ao tempo na graduação. Quando se trata de crianças, as graduações assumem um papel mais importante na sua progressão porque todas ficam ansiosas por "subirem de cinto" - é natural - o que não é saudável e serem sujeitas à pressão da graduação. Compete-nos a nós, educadores, sensibilizá-las e alertá-las para a possibilidade de fracassarem no exame. Deve-se fazê-lo encorajando-as a aplicar-se mais e a tentar mais tarde, caso isso aconteça. O instrutor é a pessoa mais avalizada para seleccionar os candidatos e, acreditem, é uma tarefa que implica muitas avaliações:

- Evolução Técnica
- Evolução Física
- Evolução Psicológica
- Assiduidade
- Empenho e voluntarismo
- MATURIDADE
- HUMILDADE
- PACIÊNCIA

Entre outras...

Coloquei em maiúsculas os três últimos tópicos por uma razão - eles aplicam-se ao jovem karateka mas também aos pais...

Há tempos, falei com um professor das agora chamadas "Escolas de Futebol" que me confidenciava o aumento de inscrições de crianças nesta modalidade. Dizia-me ele que, alguns pais que assistem aos jogos (amigáveis) dos filhos, gritam das bancadas dando ordens, incentivando até à violência só porque o filho sofreu um "toque". Este treinador acabou a nossa conversa dizendo: - Todos os pais julgam ter em casa um Cristiano Ronaldo!
Achei a frase engraçada e transpus este episódio para o Karaté. Constatei que o que se passa com alguns pais é a mesma coisa - estão demasiado confiantes e expectantes referente aos resultados dos filhos não dando a perceber a estes se tolerarão com facilidade o seu fracasso, se ele existir. Isso cria nas crianças um stress e uma pressão enormes e, aquilo que devia ser um prazer, torna-se um pesadelo.

Tive outro aluno que, quando entrava no Dojo para treinar, parecia que ia a uma consulta do dentista. Entrava cabisbaixo, alinhava contrariado e o treino com ele era um calvário - pouco participativo, pouco conversador, triste. Estamos a falar de uma criança com 8 anos. Pedi para falar com o pai e disse-lhe claramente que aquela não era uma actividade que o filho gostava e aconselhei-o a procurar outra que fosse do seu agrado e lhe desse prazer. Como resposta o senhor disse: - Ele tem de aprender Karaté porque é uma coisa útil para ele se defender, faz bem à mente e além disso é bonito.
Olhei para ele um bocado e atirei: - Se tem essa opinião sobre o Karaté porque é que não se inscreve o senhor e deixa a criança fazer o desporto que ela gosta?

Na aula seguinte e nas que se seguiram o rapaz deixou de aparecer. Fiquei a pensar no que teria acontecido - Teria entendido a mensagem que quis passar ou, ofendido com as minhas palavras, foi inscrever o filho noutro Dojo?.

O que quero dizer com este texto é que o Karaté, como qualquer arte marcial ou desporto, deve ser oferecido ás crianças incluído num grupo de outras actividades desportivas. É correcto introduzir o desporto na vida das crianças e muito importante, mas é também correcto deixarmos que sejam elas a escolher o que querem fazer. E se passados uns tempos eles deixarem de gostar do karate e quiserem fazer outra coisa não devem ser forçados a continuar - é uma violência para elas e para o professor que vê a sua energia desperdiçada em alguém que, certamente, vai desistir um dia.

Voltando à temática dos exames - Preparem os filhos para a hipótese de poderem não ser convocados para exame ou, no caso de serem, de falharem neste. Expliquem-lhes que, falhar faz parte de vida. Ensinem-nos a ser tolerantes com o fracasso e empenhados para o sucesso. Não é isto afinal aplicado a tudo nesta vida?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Há dias de azar!

Durante toda a minha vida no Karaté tenho tido algumas (pequenas) lesões. Nos últimos dois treinos reuni dois azares - duas pequenas fracturas - uma num dedo do pé, outra no metatarso (do outro pé!). Resultado, tenho algumas dores nos dois pés, o que me provoca um andar estranho - pareço um deficiente a mover-me. Com não tenho parado, isto está a demorar um bocado mais do que devia. Espero estar em condições para o grande Estágio que se aproxima.

sábado, 31 de outubro de 2009

1º Estágio Kaizen Karate Portugal




Foi hoje que se realizou o primeiro Estágio Nacional da Kaizen Karate Portugal. Reunindo perto de uma centena de karatekas de todas as idades, este estágio, que decorreu no Pavilhão municipal do Alto do Moinho em Corroios, correspondeu ás expectativas.
O pessoal participou activamente em todas os módulos do Estágio e o tempo passou num instante.

Tivemos Kihon, Kata e Bunkai, Defesa Pessoal, Kakie e Kobudo, este último a cargo do Sensei João Coutinho, instrutor convidado.

Eu gostei do empenhamento de todos e da diversidade de treinos. Por fim, o cansaço já era evidente mas o entusiasmo não esmoreceu.

O Sensei João Coutinho deu-nos uma introdução ao Kobudo com o treino de Bo (bastão longo). Foi bom porque relembrei matéria já um pouco esquecida.

Foi com saldo positivo que concluímos mais esta tarefa. Correu muito bem e todos aproveitámos bem o tempo despendido.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conversas de amigos...

Ontem fui treinar ao Hoshin-Do. O Sensei Rui Catarrinha recebeu-me no Dojo e deixou-me fazer o treino. Foi um treino porreiro. Suámos em bom ambiente - foi agradável. No final, à porta daquele Dojo, encontrámo-nos com os Senseis João Ramalho e Nuno Santos, e estivemos"à conversa".
Contámos peripécias, lamentámos ocorrências, rimos com situações, assumimos compromissos de trabalho. Brinca brincando, saímos dali à meia noite e meia. Estávamos com medo que os vizinhos chamassem a polícia, mas felizmente isso não aconteceu.
Ao fim ao cabo, um grupo de amigos pôs-se à conversa e o tempo passou - falámos do passado, do presente mas, sobretudo, do futuro. Foi uma boa conversa de amigos.
Foi um bom treino. Foi bom...

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Astérix faz 50 anos...



Embora um pouco fora do tema deste Blob, achei interessante mostrar aqui a homenagem fora do vulgar feita ao personagem mais famoso de Uderzo - o imvencível Astérix.

A Força Aérea francesa homenageou de forma original este evento. Vejam o vídeo... vale a pena.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ESTÁGIO DA PGKS COM O SENSEI ONAGA


A convite da PGKS pela pessoa do Sensei Armando Inocentes, fomos convidados a participar num grande Estágio de Karate Goju Ryu.
Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Novembro, o Sensei Ryoichi Onaga, 9º Dan, vem orientar este Estágio que será uma excelente oportunidade para treinar com um grande Mestre de Goju-Ryu e uma referência a nível mundial.
Ficámos muito satisfeitos com o convite que aceitamos.
Recomendo a todos os que puderem que participem. É, sem sombra de dúvida um grande enriquecimento curricular.

Para mais informações sobre este assunto, consultem o Blog do Sensei Armando Inocentes - karate-do.pt - que está na lista de sites a visitar, neste blog.

sábado, 17 de outubro de 2009

Treininho de fim-de-semana...


Olá amigos... aqui vai mais uma postagem. Hoje tivemos o nosso treininho de Sábado na Escola Miguel Torga. Apesar de poucos, fomos bons... o pessoal que foi esteve empenhado e dá muito gozo treinar com gente assim. Fizemos Kata (Sanseru e Kururunfa) e algumas aplicações para os novos aprenderem e os "velhos" recordarem.
Estes treinos de Sábado são muito interessantes não só pela partilha mas pelo excelente ambiente de trabalho que se está a gerar ali.
O pessoal treina, discute as técnicas e partilha conhecimentos - todos ficamos a ganhar.
Pela minha parte, sempre que tiver oportunidade lá estarei se o Rui Catarrinha não se importar.
Aos amigos que foram, obrigado pelo empenhamento. Aos que não puderam ir (Carlão deixa lá que há mais marés que marinheiros!) lá os esperamos para a próxima.
O Sensei Rui Catarrinha tem à sua disposição todos os Sábados o Pavilhão da Escola Miguel Torga o que é sensacional porque não precisamos de nos preocupar com a gestão do espaço para podermos treinar todos juntos. Excelentes instalações e boa "onda".
Até à próxima.
Não se esqueçam de participar no 1º ESTÁGIO NACIONAL DA KAIZEN K. PORTUGAL no próximo dia 31 deste mês. É importante!

domingo, 11 de outubro de 2009

Quem julga que tem sempre razão...

Nesta vida todos os dias temos de tomar decisões. Seja sobre coisas menores ou assuntos mais graves, isto acontece.
Um dia decidi mudar de rumo na minha vida de karateka. Já o tinha feito antes e, como tudo na vida, só custa a primeira vez. Decidi em conjunto com um grupo de pessoas que pensava da mesma maneira, mudar. Por estar desiludido e por aquilo em que apostei não corresponder ás minhas expectativas, mudei. Assumi esta decisão e toda a responsabilidade que ela acarreta, e segui em frente. Coloquei uma pedra sobre o passado e prometi a mim mesmo não falar neste assunto a terceiros porque sempre fui um adepto do conceito do respeito mútuo, apesar das divergências.
Acontece que os "rumores" começaram a surgir - nós somos os maus da fita. Somos perversos, desonestos e infiéis. Tendo em conta que nunca difamei ninguém pelo facto de ter tomado outro rumo, acho que é de mau tom ser "rotulado" com todos os adjectivos mais negros que existem.
Não vou aqui apontar as razões que me (nos) levaram a abandonar a associação em que estávamos porque entendo ser um assunto privado e com contornos tão desagradáveis que nem vale a pena. Simplesmente existem pessoas que são SEMPRE detentoras da verdade e aos seus próprios olhos, imaculadas. É sabido que somos seres imperfeitos, cada um com o seu próprio feitio e que não existe ninguém que tenha sempre razão.
Ás pessoas que (ainda) questionam as razões que me (nos) levaram a sair, pergunto:

SE 6 INSTRUTORES DEIXARAM 1, QUEM É MAIS PROVÁVEL QUE TENHA RAZÃO?

SE CONTINUAMENTE OS GRADUADOS (CINTOS NEGROS) DAQUELA ORGANIZAÇÃO CONTINUAM A SAIR DE LÁ É INSANIDADE COLECTIVA?

Pensem, reflictam e analisem.

Existem sempre três verdades: a de uma parte, a de outra, e a real.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A KKP no Europeu de Goju-Ryu

A karateka Joana Perdiz representou a Kaizen Karate Portugal no 14º Campeonato Europeu da EGKF (European Goju-Ryu Karate-Do Federation) que se realizou em Berna na Suiça.
Tendo participado na prova de Kumite (-60Kg) passando na 1ª eliminatória não o conseguindo á 2ª, derrotada por uma karateka da República Checa com um parcial de 3-2.

Pela representação e pelo empenho, os nossos parabéns tanto à Joana como ao seu treinador Sensei Nuno Santos.

Como karatekas da KKP estamos orgulhosos do vosso trabalho.

Keep up the good work!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Treino de Shiai Kumite

O Sensei Nuno Santos vai orientar um treino de Shiai Kumite (competição) no próximo Sábado dia 3 de Outubro, na Escola Miguel Torga.
Todos os Karatekas da Kaizen Karate Portugal com mais de 12 anos estão convidados a participar.

domingo, 27 de setembro de 2009

Krav Maga no Hoshin-Do


Este fim de semana o Hoshin-Do, pela mão do Sensei Rui Catarrinha teve uma actividade diferente - O Krav Maga.
Pela mão de Paulo Briosa e Ângela Coutinho pudemos, embora praticando nos módulos iniciais desta arte, treinar alguns movimentos do Krav Maga.
Por razões de espaço não pudemos ter muita gente mas os 9 participantes "tiveram de dar o litro".
O Krav Maga é um sistema de combate muito eficaz onde a versatilidade e a adaptabilidade são as notas mais evidentes. Prático e eficaz no combate a curta distância o Krav Maga colocou-nos a nós, karatekas, algumas dificuldades iniciais tais como o Kamae - o nosso ao nível do peito, o deles cobrindo a área da cabeça à semelhança do boxe. Com a duração de 6 horas - 3 no Sábado e 3 no Domingo de manhã - foi cansativo mas produtivo. Com um ambiente onde reinou a boa disposição e e interactividade, fizemos o que pudemos. Treinámos técnicas base e depois encadeamentos de técnicas de braços e pernas, trabalho no chão com imobilizações e chaves e uma pequena abordagem à defesa contra ataques com faca.
Pela minha parte, gostei muito. O Mestre Paulo é bastante comunicativo e sabe transmitir os conhecimentos de uma forma clara e precisa tendo tido bastante paciência com os "defeitos" que trazemos de treino de Karaté.
Foi muito bom e fica a vontade de repetir a experiência, apesar das dores. Em baixo temos um pequeno video onde o Mestre Paulo exemplifica e explica em encadeamento de técnicas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Nova atracção animal no Badoka Park!


O Badoka Park, sempre na mira da inovação, está agora a apostar no treino animal. Já era conhecida a variedade de espécies que abundam no parque, fora do seu "habitat" natural. Este nove espécimen, ainda por catalogar, foi treinado com alguma dificuldade devido ao seu baixo coeficiente intelectual a andar de mota.
O "bicho" mal se aguentava de pé (na verdade andava ainda de 4 patas à chegada ao parque) e foi um verdadeiro pesadelo para os tratadores. Em relação à alimentação não deu problemas porque come tudo o que se lhe põe à frente. Pensa-se que acasala apenas uma vez de dois em dois anos e o seu coito dura apenas 15 segundos, daí a dificuldade em procriar especialmente em cativeiro. Só para lhe colocar o capacete foram precisos 6 tratadores, dois deles só para lhe dar a injecção tranquilzadora.
Marca o território babando-se nas árvores, e o seu grito de acasalamento lembra a frase "mona de vaca".
É um animal vertebrado, pertencente à classe do símios estando muito próximo do chimpanzé. Não é um bicho sociável tornando-se agressivo na presença de seres humanos, especialmente em ambientes fechados.

(foto cedida pelo National Geographic)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

O Futuro do Karaté....

As crianças são surpreendentes... a vivacidade e a espontaneidade estão sempre presentes. Dotadas de uma rebeldia natural que alterna com a doçura, os miúdos são uma fonte de bem estar. Ensino crianças há muitos anos e faço com o Karaté, uma brincadeira. Por vezes, quando penso que não vou ser bem sucedido a ensinar uma nova técnica, após muitas repetições e insistência, espanto-me com a facilidade e o gosto que têm em mostrar o que aprenderam.
Resolvi fazer um pequeno clip de video do Rogerinho, um dos mais graduados de classe infantil. O Rogério é uma criança muito activa - acreditem...mesmo muito activa - mas ao mesmo tempo muito esperta. Apesar de nos "consumir muita energia" tem uma grande facilidade de aprendizagem e adora mostrar o que sabe. Hoje, eu e a Rita resolvemos pô-lo a exemplificar Tachi Kata. O resultado está à vista - o orgulho e a seriedade com que executa o Kata (apesar de algumas engraçadas vacilações fruto da pressão de estar a ser observado por todos e filmado - o Rogério executa bem, dá o nome correcto ás posições (até se corrige quando se engana) e desempenha o kata todo demonstrando que afinal não está sempre distraído.
Para um instrutor é muito compensador ver um (muito) jovem aluno aprender bem e com gosto. O Rogério vai ser um bom karateka se continuar assim.
No final, teve direito a palmas pela boa demonstração. A agitação e distracção que o caracterizavam estão a dar lugar ao gosto de aprender mas também à amizade e ao carinho que o une aos amigos e instrutores que com ele privam duas vezes por semana.
A classe infantil, toda ela, mesmo os mais rebeldes, transmitem-nos bem estar, carinho e alegria.
É um privilégio poder estar entre eles e constatar que, sendo todos diferentes, há sentimentos comuns - a amizade, a dedicação, a alegria.

sábado, 19 de setembro de 2009

Treino de Graduados



Realizámos hoje um treino de Graduados na Escola Miguel Torga. No excelente Pavilhão daquela Escola, pudemos treinar Seiyunchin e Shisochin bem como as Bunkai. Foram dadas as Bunkai consideradas base (se bem que ninguém sabe o que isso é - ainda) e algumas Bunkai livres. Por fim lembrámos a Renzoku de Seiyunchin que já estava muito esquecida por alguns.
Foi muito bom e produtivo, reinando a partilha de conhecimentos e um bom ambiente.
Tenho o grato prazer de poder informar que o Hoshin-Do vai ter mais um centro de prática (Dojo) na Escola Miguel Torga pela mão do Sensei Rui Catarrinha a quem desejo as maiores felicidades e me coloco ao seu dispor para qualquer ajuda que precise. Esta é mais uma conquista para o Rui, para o Hoshin-Do e para a Kaizen Karate Portugal. Espero e desejo que esta nova parceria seja produtiva para todos.
Pela minha parte gostei do empenhamento e interesse do pessoal e da boa disposição reinante.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Treino de Graduados

Vai-se realizar um Treino de Graduados (Cintos Negros e Castanhos) no próximo Sábado dia 19, entre as 9 e as 11 horas.
Vai ter lugar na Escola Secundária Miguel Torga - aquela em frente à Estação de Queluz - Monte Abraão.
Como provavelmente é dia de feira, o parque de estacionamento vai estar uma confusão dos diabos, pelo que aconselho a estacionarem fora daquele local porque senão, à saída, vão ter dificuldade em sair.
De qualquer modo, convido todos os graduados da KKP a participarem.


quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Kaizen Karate Portugal está na Blogosfera...














Está aberto um Blog da KKP que responde pelo nome de - kaisenkarateportugal.blogspot.com
embora esteja em fase inicial e com pouca informação - ainda é recente pessoal, tenham paciência! -promete ser recheado de notícias e curiosidades.

Como é hábito, já está um "link" na minha lista de sites interessantes em baixo.

Vá lá... vão lá ver!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mais um momento triste...

Tomei hoje conhecimento do falecimento da mãe do nosso colega e amigo André Jorge. Fui apanhado um pouco de surpresa porque nem sabia que a senhora estava doente. Fiquei bastante chocado com este acontecimento e tentei contactá-lo telefonicamente o que não foi possível.
Deixo-lhe aqui expressos os meus pêsames e de todos os colegas e amigos do Karaté. Sendo um momento muito difícil da vida dele e restante familia, manifesto a minha (nossa) solidariedade para com a sua dor.

Um grande abraço amigo André!

domingo, 6 de setembro de 2009

1º Treino de Instrutores da KKP - 2009


Hoje, Domingo, pela manhã, os Instrutores da Kaizen Karate Portugal reuniram-se na Casa do Povo de Corroios para dar início á Época num treino de Instrutores.

Após uma reunião para "limar algumas arestas" passou-se ao treino, incidindo este no trabalho de Gekisai Dai I e suas Bunkai.

Mais do que um treino foi uma forma de trocarmos impressões e alinharmos conhecimentos no sentido de procurar uma uniformização de técnicas.


Foi agradável, divertido e, sobretudo, produtivo. "May the force be with us!"

sábado, 5 de setembro de 2009

Mudança de Mentalidades...

Hoje, Sábado, como tenho por hábito quando posso, agarrei na minha bicicleta e fui dar umas pedaladas.
Saí de minha casa e fui até ao Parque de Queluz (aquele novo onde o pessoal vai dar umas corridas, passear etc. - não sei o nome). Cheguei cedo - ainda não eram 9 horas - e andei a pedalar por ali. Enquanto me cruzava com as pessoas ia pensando que está a haver realmente alguma consciencialização da necessidade de praticar uma actividade física.
Um grupo de jovens fazia elevações na barra, á vez, animadamente. Uma senhora que aparenteva estar nos seus quarentas, corria acompanhada de um miúdo de 12/13 anos - provavelmente seu filho - que atirava um pouco para o obeso, mas que se esforçava para acompanhar a mãe. Um homem, com fisico treinado e de porte atlético, corria debitando suor abundantemente. Um casal de idosos caminhava conversando alegremente. Uma jovem mãe brincava com uma bola com o seu bébé.
Sempre que me cruzava com alguém, observava a sua expressão facial e via nela muitas sensações: cansaço, sacrifício, satisfação.
É bom fazer exercício. É um investimento na saúde e uma fonte de bem-estar. O desporto é fundamental para a manutenção da saúde e tem, entre outros benefícios, a protecção e desenvolvimento dos músculos e articulações, promove a melhoria do aparelho cardio-respiratório e vascular.
A actividade fisica deve, no entanto, ser frequente. A meu ver, o grande problema é o sedentarismo semanal e o esforço fisico intenso só no fim de semana. Algumas pessoas pensam ser muito saudável estarem parados uma semana e depois fazer 10 km a correr no fim de semana.
A prática desportiva deve ser frequente e progressiva para ser benéfica. Existe um período de adaptação - diferente para cada pessoa - que deve ser respeitado.
fiquei muito satisfeito por ver a quantidade de pessoas que se deslocam aquele e outros espaços para fazer exercício. São sinais de mudança de mentalidade. São sinais de evolução mental. Pena é os governantes não se preocuparem muito com a necessidade de promover a saúde através do Desporto. É preciso reduzir os horários de trabalho deixando ás pessoas tempo para fazerem algo que gostem. Está provado que não é quantidade de horas de trabalho que aumenta a produtividade - é o grau de satisfação e motivação dos trabalhadores.
Alguém que trabalha 10 horas não tem nem pode ter, vontade nem tempo para "descomprimir". Por alguma razão, neste país, a venda de antidepressivos está á frente relativamente a países onde os governos se preocupam REALMENTE com a saúde fisica e mental das populações.
É preciso e urgente avaliar os benefícios da prática desportiva nos trabalhadores e estudantes mas, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes condições para abraçarem um desporto que gostem.
Pensem nisto!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Começou ontem oficialmente a Época 2009-2010. Vamos começar numa nova Associação, e esperamos "entrar com o pé direito" como se costuma dizer.
A saída da AKDK não foi fácil e consumiu-nos muto tempo e energia. Estamos agora numa fase de iniciação onde tudo tem de ser feito do princípio. Muito foi já feito e vamos começar a trabalhar desde já.
Existem alguns projectos já em fase de execução o que promete trazer alguma (bastante) actividade ao nosso Karaté.
Entretanto lembro que se vai realizar o Winter Gasshuku em Birmingham - UK, de 19 a 21 de Novembro. Parece uma data longinqua mas não é. Para tratar de tudo (viagens, etc.) deve-se começar já a trabalhar.
A todos os Karatekas da KKP que pretendam ir, contactem o vosso instrutor.

Vamos treinar, pessoal!

domingo, 30 de agosto de 2009

Acabou-se o que era bom!...

Conforme podem ver na foto, os treinos de férias foram estes.
É verdade malta, tive umas férias espectaculares. Regressei e estou pronto para mais uma época de treinos.
A partir do próximo dia 1 de Setembro lá estarei.

Espero vê-los lá... vamos lá deitar abaixo os quilos acumulados na "preguiça".

Até breve!

Ah! É verdade... acabei de fazer uma visita ao novo blog do Sensei Jorge Peixoto - Shiro o Lacaio - a não perder (esta publicidade não é paga). O gajo (perdão - Sensei Gajo) tem ali um blog bastante divertido para complementar o Peixoto de Ouro. Vão lá ver. O link é: shiroolacaio.blogspot.com. Já está uma hiperligação na minha lista de sites a ver.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Agora é que é...

Estou de partida para férias (agora é a sério) Este é o meu destino - Vila nova de Milfontes. Vejam as fotos! Espectacular não é? Aqui é que vou descansar a sério e descontraír porque em Setembro espera-me um o início de mais uma época desportiva e recomeço a trabalhar.

Portanto pessoal, os e-mails que me enviarem só serão lidos no fim da próxima semana. Se precisarem de contactar comigo, usem o telemóvel.

Abraços a todos e até breve!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Treininho de férias...

Ontem lá fui ao Yume Dojo para fazer um treino. Apareceu o Carlos Ferreira, o Peixoto e o João Saúde.
Revimos o trabalho de Kata e Bunkai de Saifa, Seiyunchin; Shisochin e Sanseru.
O Saúde lá levou uma coça do Peixoto, mas já me parece que o tipo gosta...

Enfim, fizemos um treinozito para matar saudades e ver a falta de forma que o pessoal já tem. O que vale é que Setembro está á porta para começarmos a dar no "duro".

Até breve pessoal...

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Novo Blog sobre Goju-Ryu

Existe agora um novo blog sobre karaté, ainda por cima, de Goju-Ryu. O criador do Blog foi o Sensei Armando Inocentes.

Aconselho a visita.

Endereço? - http://karatedopt.blogspot.com

Vão lá ver...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

yupiii... Férias.... finalmente!

É verdade pessoal!
Finalmente entrei de Férias. Merecidas, acreditem. Foi um ano do caraças, minha gente. Este foi um ano para esquecer. Mudanças em termos profissionais e associativos. Chatices que se evitavam mas que não se evitaram e lixaram-me o juízo.
Com vou para velho começo a não ter paciência para certas coisas e desato a "estrilhar" quando as coisas me desagradam - não ganho muito com isso, mas sempre vou tentando - este período de férias vai-me fazer bem. Já que mais não seja para pegar na minha bicicleta e dar umas voltas, sempre me ajuda a manter a forma ao mesmo tempo que me descomprime a "mona".
Assim sendo, meus amigos e amigas, até Setembro regresso ás origens como alentejano que sou, e vou "hibernar". Preciso de clarear a mente e descansar o corpo. Afinal sempre são 50 anos de idade (os primeiros 50).

Então, se não se importam, até Setembro!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

As contratações pobres do Benfica!...


Todos nós sabemos que o nosso Benfica não anda muito bem. Ás vezes lá tem um rasgo de sorte e ganha um joguito, mas das outras vezes, amigos... é o que se vê.

Então não é que num acto de desepero não vão contratar o Peixoto? Parece mentira mas não é - vejam a imagem ao lado, da primeira página do Record.
Afinal o homem não é imprestável!
Como karateka é o que se vê, como futebolista não me parece...
É a prova evidente que o futebol anda pelas ruas da amargura...
Uma coisa que me intriga é a frase: "Benfica avança para Peixoto"... Avança? por onde? para quê? e ele... foge? ou fica á espera? E depois do "avanço" ficam amigos?
Hummm....

quarta-feira, 29 de julho de 2009

1ª Assembleia Geral da Kaizen Karaté Portugal

Hoje foi o histórico dia da 1ª Assembleia Geral da KKP - Kaizen Karaté Portugal.
Realizada no Ginásio Clube da Amadora e com a presença da maioria dos Instrutores desta nova Associação com o propósito da aprovação dos Estatutos.

A mesa da Assembleia foi presidida pelo Dr. Luís Filipe Costa.

Bons augúrios trouxe esta Assembleia onde a palavra de ordem foi - trabalho, espírito de iniciativa e união.




domingo, 26 de julho de 2009

Shotokan - Kata Unsu


Na aula passada estivemos um pouco a discutir as diferenças entre os Katas Goju e Shoto. Á conversa veio a Kata Unsu. Por ser uma das katas do Shotokan mais conhecidas e pela sua elegância resolvi colocar aqui um clip desta kata executada pelo Sensei Nakayama. É um video muito antigo que descobri e que ilustra bem os movimentos do estilo Shotokan. Apreciem!

sábado, 25 de julho de 2009

KAIZEN KARATÉ PORTUGAL - KKP

Encerrou-se hoje um capítulo da nossa História - a nossa saída da AKDK. Foi hoje realizada a Assembleia Geral onde a direcção, da qual eu fazia parte como presidente, apresentou a demissão.
Por razões várias que nem vale a pena enumerar, não foi possível levar a bom termo o projecto que tinhamos assumido.
Um grupo constituído pelos Instrutores: João Ramalho, José Ramalho, Marco Cruz, Jorge Viana, Jorge Quaresma, Nuno Santos e Joana Perdiz, entre outros, saem da AKDK e formam uma nova Associação:

KKP - KAIZEN KARATÉ PORTUGAL

Este novo projecto reflecte o desejo de mudança e evolução onde predomine a cooperação, o respeito e a liberdade individual elevando os valores inerentes ao ensino e divulgação do Karaté Goju-Ryu.

A GKI continua a ser a nossa Associação Internacional havendo agora 3 Associações nacionais nela filiadas.



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Trânsito e Futebol...

Ontem tive um percalço - não consegui chegar a tempo de dar uma aula. Tinha trazido o carro para Lisboa e estava a pensar que, como muita gente está de férias, o trânsito está mais fácil. Enganei-me. Enganei-me porque me esqueci de um fenómeno que movimente multidões - o futebol.
A 2ª Circular é a "Estrada de Santiago" dos milhares de fiéis que praticam o culto do pontapé na bola. Como não sou um particular apreciador deste desporto (e talvez por isso) fiquei "lixado". Primeiro por desconhecar que se iria realizar o jogo (se soubesse evitava aquela confusão), segundo porque me vi impossibilitado de chegar a Massamá a tempo e horas do treino. O que é facto é que, á hora do inicio do treino, ainda nem tinha passado pela "catedral". Os fiés que se deslocavam a pé eram mais que muitos, os carros então formavam uma massa compacta que se movia a passo de caracol.
Cheguei a duas importantes decisões:
1ª - Tenho de me manter mais informado dos jogos de futebol do que com a meteorologia.
2ª - Tenho de "inventar" percursos alternativos para que o "tress" não me mate antes de receber a reforma.
A todos aqueles que prejudiquei, embora involuntariamente, deixo as minhas desculpas.
Para mim, pessoal, não importa o número de faixas de rodagem que aumentem na 2ª Circular e no IC19 - Vai estar sempre a abarrotar porque depois, na entrada para as localidades que estas vias servem, o trânsito entope.
Quando me puder reformar vou viver para o Alentejo no meio de um monte onde os carros não cheguem e o futebol se assista na televisão... tenho dito!

domingo, 19 de julho de 2009

Memórias...

Hoje, durante o meu passeio matinal de bicicleta, passei por Queluz e parei junto ao Lido. Parei e contemplei aquele que foi um dos melhores cinemas do País e que faz parte do meu imaginário. Há uns anos atrás haviam dois cinemas na Amadora - Os Recreios da Amadora e o Lido. O primeiro, no centro da cidade era onde se via cinema de forma mais "económica", o Lido era o cinema dos "ricos" onde o cartaz exibia sempre as grandes estreias e onde se fazia fila para adquirir um bilhete e por vezes se sofria a desilusão de não poder ver o filme por estar já esgotado.
Ir ao Lido era o ritual do fim de semana. Centro Comerciais não existiam e as diversões eram muito poucas. Difícil era também o transporte - carro particular era um por familia quando era. Então, apanhava-se a camioneta que parava perto do cinema ou então tinha-se um grande (e saudável) passeio a pé. Isto porque ainda se podia saír á noite em segurança, o que seria impensável agora.
O Bar do cinema era espectacular - beber uma cerveja ou tomar um café no intervalo era quase obrigatório. No átrio, de copo ou chávena na mão, discutia-se o filme e apreciava-se o trabalho dos actores. Convivia-se. Ao toque, dirigia-se toda a gente para a sala para retomar o filme. No final, á saída, só se ouviam comentários sobre o filme que se acabara de ver e a excitação era enorme. Cumpria-se mais uma vez aquele agradável ritual.
Devido á enorme procura, foi acrescentada uma sala - O Cinestúdio Lido - mesmo ao lado da sala original e, tal como esta, estava sempre cheia.
Depois, aparece o VHS e todos sabemos o que aconteceu - a afluência diminuiu até se tornar escassa - a morte anunciada do Cinema de Sala. O convivio dos cinemas foi substituido pelo conforto do sofá em casa, onde bastava colocar a cassete no videogravador e assistir ao filme cómoda e económicamente. Mas não era a mesma coisa. O ambiente da sala de cinema é insubstituível. A dimensão das imagens e a pureza do som aliados á ambiência de uma sala cheia de gente ansiosa por passar algumas horas de diversão, não são comparáveis á solidão de uma sala de estar por muito confortável que seja.
Mas o inevitável aconteceu - As salas de cinema tinham tido o seu fim. O "velho" Lido sucumbiu á força da indústria do VHS e mais tarde, do DVD. Entretando o Cinestúdio foi comprado por uma das novas Igrejas que se desenvolveram em Portugal e perdeu a sua identidade.
Aquele que era um percurso obrigatório e frequente dos amadorenses deixou de o ser. Os automóvies que outrora se aglomeravam no pequeno parque de estacionamento do Cinema em busca de um lugar raro, passam agora ao largo sem se deteram por não haverem razões para tal - é que o Lido foi vitima, qual golpe de misericórdia, de um incêndio que lhe consumiu as entranhas deixando-o moribundo. A fachada que noutros tempos ostentava os cartazes coloridos dos melhores filmes, está agora enegrecida e descascada. A degradação do edifício é tal que dá dó olhar para ele.
Hoje, parado á frente deste símbolo da minha juventude, não pude deixar de sentir tristeza. Apesar do Cinema de sala estar hoje recuperado e de se ter de esperar para ver um filme ansiado por estar esgotado, o Lido já não se levanta. Morreu. É uma cicatriz que desfeia a Cidade. Tenho pena que as entidades responsáveis pelo património da Amadora ignorem esta situação e que deixem o Lido entregue á sua sorte.
Montei de novo a bicicleta e pedalei virando as costas aquele que foi um Cinema colossal. As imagens da minha juventude ligadas aquele espaço passaram pela minha mente deixando-me entristecido. Os Centros Comerciais reclamam agora a afluência de pessoas que, por uma questão de grande comodidade, lá se deslocam e, por vezes, passam o dia. Um dia, talvez, alguém passará á frente de uma Grande Superfície Comercial em ruínas e sentirá aquilo que hoje senti - pena e tristeza pela degradação a que se deixam chegar símbolos dos tempos.
Será que estou a ser vitima de um saudosismo estúpido? Talvez sim mas não isso não me impede de sentir tristeza e revolta pela indifrença e pelo desleixo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mudança...

Época desportiva muito atribulada, a época passada. Muitas confusões e alguns "atritos" passando por algumas "intolerâncias" levaram-nos a abandonar a AKDK, Associação que formámos há três anos. Não interessa entrar em pormenores apenas fica a informação, que a AKDK fica sob a direcção do Sensei Álvaro Silva e os outros instrutores seniores juntaram-se numa nova organização. No desejo de traçar um novo caminho, formámos a KKP - Kaizen Karaté Portugal.
Continuamos na GKI embora numa nova organização em Portugal. Ventos de mudança que espero soprem de forma mais amena...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Virtudes da "Bejeca"



Todos os dias, ao ler o jornal, deparo com notícias deprimentes. Assaltos, aumentos de preços, acidentes de viação, raptos, passando pelo escandaloso "ordenado" do Cristiano Ronaldo. Fico sempre deprimido e triste. Hoje foi uma excepção: ao ler o jornal Global (aquele de borla que nos dão nos transportes) uma das notícias alegrou o meu dia:


FOI DESCOBERTA NA CERVEJA A CAPACIDADE DE REHIDRATAR O CORPO APÓS O DESPORTO, ALÉM DE TER PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES.

Pois é amigos, porreiro não é? afinal podemos deixar as garrafinhas de água ou o sofisticado Powerade em casa. Basta quando sairmos do treino entrar numa cervejaria e emborcar uma "loirinha".
Para mim, grande apreciador desta fantástica bebida, isto veio dar um sentido á minha vida. Primeiro descobriram que a cerveja aumenta a densidade dos ossos - é por isso que sou pesado, pessoal, não é "badochice" -agora dizem-me que posso hidratar-me depois do treino com uma bejeca!
Admiro pessoalmente os grandes cientistas que se debruçam sobre estas questões e resolvem investigar o que existe de bom naquilo que dizem que faz mal - só por esse esforço têm a minha admiração.
Sendo antioxidante é excelente para mim porque começo a sentir os efeitos da "oxidação" - vontade de dormir e dificuldade em acordar.
Estou agora á espera que descubram propriedades energizantes e estimulantes da memória na entremeada ou poderes afrodisiacos na mão de vaca com grão - isso é que era!




sábado, 4 de julho de 2009

O REPOUSO DO GUERREIRO!

Finalmente chegámos ao período de férias... a julgar pelo número de alunos que estão a treinar, já dá para perceber que há pessoal já de "papo para o ar" numa praia qualquer.
Eu estarei ainda no nosso Real a dar aulas até ao fim deste mês e só no longinquo mês de Agosto irei gozar umas merecidas férias.
Foi uma época conturbada onde a tranquilidade esteve ausente e o cansaço está a reclamar a sua quota de repouso.
Espero que a próxima época traga a tranquilidade e a frescura de espírito que estou a precisar. Os anos de idade já começam a pesar e a "pedalada" vai sendo menor. Cheguei á conclusão que tenho de abrandar o ritmo porque corro sérios riscos de vir a ter (mais) problemas.
A todos os que entraram em período de descanso desejo BOAS FÉRIAS!!!

Em Setembro voltaremos a encontrar-nos. Aos outros que apenas estão a sofrer de alguma preguiça deixo esta mensagem:

- Mexam esses cus e vão treinar!

Fiquem bem.

sábado, 27 de junho de 2009

1º TORNEIO INFANTIL GD RAMIRO JOSÉ

Hoje, Sábado dia 27 de Junho, o Grupo Dramático Ramiro José, pela mão do Sensei Nuno Santos, levou a cabo o seu 1º Torneio Infantil de Karaté - prova de Kata.
Lá fui, acompanhado pelos mini karatekas: Ana Afonso, Hugo Paixão, Ricardo Ribeiro e Diogo Carvalho e seus familiares para participarem nas provas.
Muitos karatekas de vários escalões etários juntaram-se naquele espaço, com os pais e outros familiares a assistirem para desempenharem a sua prova.
Eu, juntamente com outros Yudanshas ficámos com a arbitragem e, embora o Torneio começasse um pouco atrasado, o desenrolar rápido das provas fez com que se acabasse antes do tempo previsto. Muitos katas e karatekas a mostrarem o seu empenho apesar da pouca idade tornaram este evento muito agradável.
Os meninos (e menina) do Real foram muito bem sucedidos porque todos tiveram lugar de Pódium.
Assim tivemos:

Ana Afonso - 1ª Classificada
Diogo Carvalho - 1º Classificado
Ricardo Ribeiro - 2º Classificado
Hugo Paixão - 3º Classificado

A todos dou os meus parabéns pela belíssimo desempenho. Aos pais que os acompanharam deixo aqui os meus agradecimentos pelo apoio porque sem eles, as provas dos filhos não teriam sido tão bem sucedidas.

Se conseguir algumas fotos colocá-las-ei aqui para todos poderem ver.
Ao Sensei Nuno e seus colaboradores e á direcção daquele Grupo Dramático deixo as felicitações pelo evento e deixo aqui expressa a minha disponibilidade para participar em mais Torneios.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan