quinta-feira, 30 de julho de 2009

As contratações pobres do Benfica!...


Todos nós sabemos que o nosso Benfica não anda muito bem. Ás vezes lá tem um rasgo de sorte e ganha um joguito, mas das outras vezes, amigos... é o que se vê.

Então não é que num acto de desepero não vão contratar o Peixoto? Parece mentira mas não é - vejam a imagem ao lado, da primeira página do Record.
Afinal o homem não é imprestável!
Como karateka é o que se vê, como futebolista não me parece...
É a prova evidente que o futebol anda pelas ruas da amargura...
Uma coisa que me intriga é a frase: "Benfica avança para Peixoto"... Avança? por onde? para quê? e ele... foge? ou fica á espera? E depois do "avanço" ficam amigos?
Hummm....

quarta-feira, 29 de julho de 2009

1ª Assembleia Geral da Kaizen Karaté Portugal

Hoje foi o histórico dia da 1ª Assembleia Geral da KKP - Kaizen Karaté Portugal.
Realizada no Ginásio Clube da Amadora e com a presença da maioria dos Instrutores desta nova Associação com o propósito da aprovação dos Estatutos.

A mesa da Assembleia foi presidida pelo Dr. Luís Filipe Costa.

Bons augúrios trouxe esta Assembleia onde a palavra de ordem foi - trabalho, espírito de iniciativa e união.




domingo, 26 de julho de 2009

Shotokan - Kata Unsu


Na aula passada estivemos um pouco a discutir as diferenças entre os Katas Goju e Shoto. Á conversa veio a Kata Unsu. Por ser uma das katas do Shotokan mais conhecidas e pela sua elegância resolvi colocar aqui um clip desta kata executada pelo Sensei Nakayama. É um video muito antigo que descobri e que ilustra bem os movimentos do estilo Shotokan. Apreciem!

sábado, 25 de julho de 2009

KAIZEN KARATÉ PORTUGAL - KKP

Encerrou-se hoje um capítulo da nossa História - a nossa saída da AKDK. Foi hoje realizada a Assembleia Geral onde a direcção, da qual eu fazia parte como presidente, apresentou a demissão.
Por razões várias que nem vale a pena enumerar, não foi possível levar a bom termo o projecto que tinhamos assumido.
Um grupo constituído pelos Instrutores: João Ramalho, José Ramalho, Marco Cruz, Jorge Viana, Jorge Quaresma, Nuno Santos e Joana Perdiz, entre outros, saem da AKDK e formam uma nova Associação:

KKP - KAIZEN KARATÉ PORTUGAL

Este novo projecto reflecte o desejo de mudança e evolução onde predomine a cooperação, o respeito e a liberdade individual elevando os valores inerentes ao ensino e divulgação do Karaté Goju-Ryu.

A GKI continua a ser a nossa Associação Internacional havendo agora 3 Associações nacionais nela filiadas.



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Trânsito e Futebol...

Ontem tive um percalço - não consegui chegar a tempo de dar uma aula. Tinha trazido o carro para Lisboa e estava a pensar que, como muita gente está de férias, o trânsito está mais fácil. Enganei-me. Enganei-me porque me esqueci de um fenómeno que movimente multidões - o futebol.
A 2ª Circular é a "Estrada de Santiago" dos milhares de fiéis que praticam o culto do pontapé na bola. Como não sou um particular apreciador deste desporto (e talvez por isso) fiquei "lixado". Primeiro por desconhecar que se iria realizar o jogo (se soubesse evitava aquela confusão), segundo porque me vi impossibilitado de chegar a Massamá a tempo e horas do treino. O que é facto é que, á hora do inicio do treino, ainda nem tinha passado pela "catedral". Os fiés que se deslocavam a pé eram mais que muitos, os carros então formavam uma massa compacta que se movia a passo de caracol.
Cheguei a duas importantes decisões:
1ª - Tenho de me manter mais informado dos jogos de futebol do que com a meteorologia.
2ª - Tenho de "inventar" percursos alternativos para que o "tress" não me mate antes de receber a reforma.
A todos aqueles que prejudiquei, embora involuntariamente, deixo as minhas desculpas.
Para mim, pessoal, não importa o número de faixas de rodagem que aumentem na 2ª Circular e no IC19 - Vai estar sempre a abarrotar porque depois, na entrada para as localidades que estas vias servem, o trânsito entope.
Quando me puder reformar vou viver para o Alentejo no meio de um monte onde os carros não cheguem e o futebol se assista na televisão... tenho dito!

domingo, 19 de julho de 2009

Memórias...

Hoje, durante o meu passeio matinal de bicicleta, passei por Queluz e parei junto ao Lido. Parei e contemplei aquele que foi um dos melhores cinemas do País e que faz parte do meu imaginário. Há uns anos atrás haviam dois cinemas na Amadora - Os Recreios da Amadora e o Lido. O primeiro, no centro da cidade era onde se via cinema de forma mais "económica", o Lido era o cinema dos "ricos" onde o cartaz exibia sempre as grandes estreias e onde se fazia fila para adquirir um bilhete e por vezes se sofria a desilusão de não poder ver o filme por estar já esgotado.
Ir ao Lido era o ritual do fim de semana. Centro Comerciais não existiam e as diversões eram muito poucas. Difícil era também o transporte - carro particular era um por familia quando era. Então, apanhava-se a camioneta que parava perto do cinema ou então tinha-se um grande (e saudável) passeio a pé. Isto porque ainda se podia saír á noite em segurança, o que seria impensável agora.
O Bar do cinema era espectacular - beber uma cerveja ou tomar um café no intervalo era quase obrigatório. No átrio, de copo ou chávena na mão, discutia-se o filme e apreciava-se o trabalho dos actores. Convivia-se. Ao toque, dirigia-se toda a gente para a sala para retomar o filme. No final, á saída, só se ouviam comentários sobre o filme que se acabara de ver e a excitação era enorme. Cumpria-se mais uma vez aquele agradável ritual.
Devido á enorme procura, foi acrescentada uma sala - O Cinestúdio Lido - mesmo ao lado da sala original e, tal como esta, estava sempre cheia.
Depois, aparece o VHS e todos sabemos o que aconteceu - a afluência diminuiu até se tornar escassa - a morte anunciada do Cinema de Sala. O convivio dos cinemas foi substituido pelo conforto do sofá em casa, onde bastava colocar a cassete no videogravador e assistir ao filme cómoda e económicamente. Mas não era a mesma coisa. O ambiente da sala de cinema é insubstituível. A dimensão das imagens e a pureza do som aliados á ambiência de uma sala cheia de gente ansiosa por passar algumas horas de diversão, não são comparáveis á solidão de uma sala de estar por muito confortável que seja.
Mas o inevitável aconteceu - As salas de cinema tinham tido o seu fim. O "velho" Lido sucumbiu á força da indústria do VHS e mais tarde, do DVD. Entretando o Cinestúdio foi comprado por uma das novas Igrejas que se desenvolveram em Portugal e perdeu a sua identidade.
Aquele que era um percurso obrigatório e frequente dos amadorenses deixou de o ser. Os automóvies que outrora se aglomeravam no pequeno parque de estacionamento do Cinema em busca de um lugar raro, passam agora ao largo sem se deteram por não haverem razões para tal - é que o Lido foi vitima, qual golpe de misericórdia, de um incêndio que lhe consumiu as entranhas deixando-o moribundo. A fachada que noutros tempos ostentava os cartazes coloridos dos melhores filmes, está agora enegrecida e descascada. A degradação do edifício é tal que dá dó olhar para ele.
Hoje, parado á frente deste símbolo da minha juventude, não pude deixar de sentir tristeza. Apesar do Cinema de sala estar hoje recuperado e de se ter de esperar para ver um filme ansiado por estar esgotado, o Lido já não se levanta. Morreu. É uma cicatriz que desfeia a Cidade. Tenho pena que as entidades responsáveis pelo património da Amadora ignorem esta situação e que deixem o Lido entregue á sua sorte.
Montei de novo a bicicleta e pedalei virando as costas aquele que foi um Cinema colossal. As imagens da minha juventude ligadas aquele espaço passaram pela minha mente deixando-me entristecido. Os Centros Comerciais reclamam agora a afluência de pessoas que, por uma questão de grande comodidade, lá se deslocam e, por vezes, passam o dia. Um dia, talvez, alguém passará á frente de uma Grande Superfície Comercial em ruínas e sentirá aquilo que hoje senti - pena e tristeza pela degradação a que se deixam chegar símbolos dos tempos.
Será que estou a ser vitima de um saudosismo estúpido? Talvez sim mas não isso não me impede de sentir tristeza e revolta pela indifrença e pelo desleixo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Mudança...

Época desportiva muito atribulada, a época passada. Muitas confusões e alguns "atritos" passando por algumas "intolerâncias" levaram-nos a abandonar a AKDK, Associação que formámos há três anos. Não interessa entrar em pormenores apenas fica a informação, que a AKDK fica sob a direcção do Sensei Álvaro Silva e os outros instrutores seniores juntaram-se numa nova organização. No desejo de traçar um novo caminho, formámos a KKP - Kaizen Karaté Portugal.
Continuamos na GKI embora numa nova organização em Portugal. Ventos de mudança que espero soprem de forma mais amena...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Virtudes da "Bejeca"



Todos os dias, ao ler o jornal, deparo com notícias deprimentes. Assaltos, aumentos de preços, acidentes de viação, raptos, passando pelo escandaloso "ordenado" do Cristiano Ronaldo. Fico sempre deprimido e triste. Hoje foi uma excepção: ao ler o jornal Global (aquele de borla que nos dão nos transportes) uma das notícias alegrou o meu dia:


FOI DESCOBERTA NA CERVEJA A CAPACIDADE DE REHIDRATAR O CORPO APÓS O DESPORTO, ALÉM DE TER PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES.

Pois é amigos, porreiro não é? afinal podemos deixar as garrafinhas de água ou o sofisticado Powerade em casa. Basta quando sairmos do treino entrar numa cervejaria e emborcar uma "loirinha".
Para mim, grande apreciador desta fantástica bebida, isto veio dar um sentido á minha vida. Primeiro descobriram que a cerveja aumenta a densidade dos ossos - é por isso que sou pesado, pessoal, não é "badochice" -agora dizem-me que posso hidratar-me depois do treino com uma bejeca!
Admiro pessoalmente os grandes cientistas que se debruçam sobre estas questões e resolvem investigar o que existe de bom naquilo que dizem que faz mal - só por esse esforço têm a minha admiração.
Sendo antioxidante é excelente para mim porque começo a sentir os efeitos da "oxidação" - vontade de dormir e dificuldade em acordar.
Estou agora á espera que descubram propriedades energizantes e estimulantes da memória na entremeada ou poderes afrodisiacos na mão de vaca com grão - isso é que era!




sábado, 4 de julho de 2009

O REPOUSO DO GUERREIRO!

Finalmente chegámos ao período de férias... a julgar pelo número de alunos que estão a treinar, já dá para perceber que há pessoal já de "papo para o ar" numa praia qualquer.
Eu estarei ainda no nosso Real a dar aulas até ao fim deste mês e só no longinquo mês de Agosto irei gozar umas merecidas férias.
Foi uma época conturbada onde a tranquilidade esteve ausente e o cansaço está a reclamar a sua quota de repouso.
Espero que a próxima época traga a tranquilidade e a frescura de espírito que estou a precisar. Os anos de idade já começam a pesar e a "pedalada" vai sendo menor. Cheguei á conclusão que tenho de abrandar o ritmo porque corro sérios riscos de vir a ter (mais) problemas.
A todos os que entraram em período de descanso desejo BOAS FÉRIAS!!!

Em Setembro voltaremos a encontrar-nos. Aos outros que apenas estão a sofrer de alguma preguiça deixo esta mensagem:

- Mexam esses cus e vão treinar!

Fiquem bem.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan