As crianças são surpreendentes... a vivacidade e a espontaneidade estão sempre presentes. Dotadas de uma rebeldia natural que alterna com a doçura, os miúdos são uma fonte de bem estar. Ensino crianças há muitos anos e faço com o Karaté, uma brincadeira. Por vezes, quando penso que não vou ser bem sucedido a ensinar uma nova técnica, após muitas repetições e insistência, espanto-me com a facilidade e o gosto que têm em mostrar o que aprenderam.
Resolvi fazer um pequeno clip de video do Rogerinho, um dos mais graduados de classe infantil. O Rogério é uma criança muito activa - acreditem...mesmo muito activa - mas ao mesmo tempo muito esperta. Apesar de nos "consumir muita energia" tem uma grande facilidade de aprendizagem e adora mostrar o que sabe. Hoje, eu e a Rita resolvemos pô-lo a exemplificar Tachi Kata. O resultado está à vista - o orgulho e a seriedade com que executa o Kata (apesar de algumas engraçadas vacilações fruto da pressão de estar a ser observado por todos e filmado - o Rogério executa bem, dá o nome correcto ás posições (até se corrige quando se engana) e desempenha o kata todo demonstrando que afinal não está sempre distraído.
Para um instrutor é muito compensador ver um (muito) jovem aluno aprender bem e com gosto. O Rogério vai ser um bom karateka se continuar assim.
No final, teve direito a palmas pela boa demonstração. A agitação e distracção que o caracterizavam estão a dar lugar ao gosto de aprender mas também à amizade e ao carinho que o une aos amigos e instrutores que com ele privam duas vezes por semana.
A classe infantil, toda ela, mesmo os mais rebeldes, transmitem-nos bem estar, carinho e alegria.
É um privilégio poder estar entre eles e constatar que, sendo todos diferentes, há sentimentos comuns - a amizade, a dedicação, a alegria.
3 comentários:
É verdade.. aqui temos o pequeno Rogério a fazer o kata com uma grande seriedade. Só agora estou a começar com os pequenos do Sensei Ramalho, mas já deu para perceber que são miúdos espetaculares (apesar da rebeldia). Estou a adorar esta experiência!! Torna-se bastante aliciante porque se não conseguirmos mudar nada neles, então é porque não estamos a fazer um bom trabalho. Nós, como instrutores, temos que conseguir chegar a todos os alunos e nem sempre é da mesma forma, sendo assim, um grande desafio para nós. Espero que neste meu novo caminho seja bem sucedida..
Beijinho para o meu Grande Mestre!!!***
Felizmente ainda há quem se interesse pela pratica desportiva. Li o comentário sobre o Rogerinho. como lhe chamam, e fiquei sensibilizado com a seriedade, postura e concentração desse jovem karateca. Que continue nesse caminho da perseverança que ajuda a formar os grandes Homens.
Parabéns pelo excelente trabalho que desenvolvem, com a seriedade que deveria ser apanágio dos que amam o que fazem.
Continuarei atento ao vosso blogue.
Herculano Silva
Parabéns ao Rogério! Parabéns ao Mestre!
Ambos adoramos o nosso trabalho, as crianças são a nossa vida.
O Rogério é realmente uma criança muito especial e um desafio para qualquer professor!
Augusta C.
Enviar um comentário