Se os fundadores dos estilos de karate tradicionais ouvissem isto, dariam voltas na campa e, provavelmente, cometeriam Hara Kiri, morrendo assim duas vezes. O que é que se passa, pessoal? Então agora, ao fim de tantos anos de treino vêem-me dizer que o tempo que dediquei ao treino de kata foi tempo perdido? Que os fundadores dos estilos deveriam ter sido acometidos de uma qualquer forma de demência colectiva ao criarem um exercício que só serviria para chatear as gerações futuras?
Ó pessoal, tenham juízo - é verdade que, se for atacado na rua, não me vou defender com a execução completa de Gekisai Dai Ichi e esperar que só o significado do nome (Ataque e Destruição, para os incultos que se estão a interrogar sobre o que significa o nome do kata) aterrorize o meu oponente compelindo-o a executar uma fuga rápida em perfeito terror!.
É verdade que, se precisar de me defender nas 4 direcções é melhor ter à mão um Bo e desatar à "bordoada", mas daí a considerar o kata uma inutilidade, vai uma grande distância.
A verdade, meus amigos é que, quem põe em causa a utilidade do trabalho de kata não tem a noção da verdadeira essência deste treino, senão vejamos: O que é que estamos a adquirir e aperfeiçoar quando treinamos Kata?
1 - Encadeamento sequencial de técnicas
2 - Velocidade
3 - Força
4 - Foco
5 - Equilíbrio
6 - Concentração
7 - Variação de ritmos
8 - Controlo muscular e respiratório (isto amigos, se não vos disser nada, treinem Goju!)
9 - Resistência Física
Entre muitos outros elementos...
Para os adeptos da "porrada" nua e crua digo-lhes - treinem a "porrada" mas juntem-lhe o treino de kata e verão que a vossa "porrada" melhora consideravelmente e, se forem a ver, não têm nada a perder. É perda de tempo? E o que é que vão fazer com o tempo que vos vai sobrar? Jogar Playstation? Ver televisão acompanhados de uma lata de cerveja e alguns tremoços?
Vão-se coçar! Treinem lá o Katazinho que não vos vai fazer mal - é isento de gorduras e açúcares, é natural, e, no inverno, se for executado à boa maneira, aquece como o caraças!
E têm sempre hipótese de ir treinar outra coisa - o que há mais por aí são "artes" que não têm treino de kata... porque é que se incomodam em vir treinar uma coisa que não gostam?
Se é errado treinar kata é muita gente a fazer o treino errado! Não vos dá que pensar?