Se os fundadores dos estilos de karate tradicionais ouvissem isto, dariam voltas na campa e, provavelmente, cometeriam Hara Kiri, morrendo assim duas vezes. O que é que se passa, pessoal? Então agora, ao fim de tantos anos de treino vêem-me dizer que o tempo que dediquei ao treino de kata foi tempo perdido? Que os fundadores dos estilos deveriam ter sido acometidos de uma qualquer forma de demência colectiva ao criarem um exercício que só serviria para chatear as gerações futuras?
Ó pessoal, tenham juízo - é verdade que, se for atacado na rua, não me vou defender com a execução completa de Gekisai Dai Ichi e esperar que só o significado do nome (Ataque e Destruição, para os incultos que se estão a interrogar sobre o que significa o nome do kata) aterrorize o meu oponente compelindo-o a executar uma fuga rápida em perfeito terror!.
É verdade que, se precisar de me defender nas 4 direcções é melhor ter à mão um Bo e desatar à "bordoada", mas daí a considerar o kata uma inutilidade, vai uma grande distância.
A verdade, meus amigos é que, quem põe em causa a utilidade do trabalho de kata não tem a noção da verdadeira essência deste treino, senão vejamos: O que é que estamos a adquirir e aperfeiçoar quando treinamos Kata?
1 - Encadeamento sequencial de técnicas
2 - Velocidade
3 - Força
4 - Foco
5 - Equilíbrio
6 - Concentração
7 - Variação de ritmos
8 - Controlo muscular e respiratório (isto amigos, se não vos disser nada, treinem Goju!)
9 - Resistência Física
Entre muitos outros elementos...
Para os adeptos da "porrada" nua e crua digo-lhes - treinem a "porrada" mas juntem-lhe o treino de kata e verão que a vossa "porrada" melhora consideravelmente e, se forem a ver, não têm nada a perder. É perda de tempo? E o que é que vão fazer com o tempo que vos vai sobrar? Jogar Playstation? Ver televisão acompanhados de uma lata de cerveja e alguns tremoços?
Vão-se coçar! Treinem lá o Katazinho que não vos vai fazer mal - é isento de gorduras e açúcares, é natural, e, no inverno, se for executado à boa maneira, aquece como o caraças!
E têm sempre hipótese de ir treinar outra coisa - o que há mais por aí são "artes" que não têm treino de kata... porque é que se incomodam em vir treinar uma coisa que não gostam?
Se é errado treinar kata é muita gente a fazer o treino errado! Não vos dá que pensar?
5 comentários:
Caro José Ramalho:
Os meus parabéns por esta essência do Karaté e pelo fino recorte literário!
Os tipos do MAK são os que treinam a tal «arte marcial»? Ou são os que só fazem kumite para competição?
Armando Inocentes
Só para chatear, neste Kangeiko, se tiver oportunidade, vou fazer um treino baseado no ancestral kata (e por muitos esquecido) do Goju-Ryu, o SHION-I-KATA.
Se gostam só de porrada porque é que não vão reinar para o túnel do Estádio da Luz?
Apesar de ser uma principiante no mundo do Karaté, este movimento anti-Kata parece-me um autêntico disparate!
O Kata faz todo o sentido na aprendizagem e treino das técnicas do karaté. É claro que é preciso perceber o significa e contextualizá-lo, perceber as suas aplicações. Nas minhas aulas, quando aprendemos, não é só o "como", mas também o "porquê".
Além disso, ver o Karaté apenas como um meio para "dar porrada", é extremamente redutor e limitado!
Cumprimentos ao Sensei José Ramalho por "pôr os pontos nos i's"!
Cláudia Ramos
(Acho que nunca mais me vou esquecer de assinar... :) )
Na minha humilde opinião, o karate "atual" ( esportivo demais para os tradicionalistas) não necessita de treinamento de kata, a não ser nos casos em que o "atleta" é competidor da categoria kata.
Para aplicar mawashi's geri, kizami's e gyako's, não vejo a necessidade de treinamento de kata, já que nesse caso de competição o karate se limita a pouco mais de 20% do karate.
Só que PARA APRENDER KARATE, APRENDER GOSHI, KARATEKA DEVE APRENDER, TREINAR E ESTUDAR OS KATA DO SEU ESTILO E DE OUTROS!
Karate não é esporte, existe uma modalidade esportiva dentro dele, mas a tal da essencial do karate tão falada é a defesa pessoal ( goshi), tanto a física quanto a mental ( psicológica) e espiritual!
Kata é uma cartilha, onde nela existem as mais diversas formas de defesas escritas em formas figurativas, mas que para o KARATEKA que pesquisa e as estuda é totalmente claro suas aplicações!
Parabéns pelo post, com certeza sacudiu a cabeça de muitos ATLETAS de karate.
Oss!
Desculpem meu português, sou brasileiro.
P.S desculpem a propaganda, mas falamos deste mesmo assunto no podcats de karate que tenho em meu blog, se lhe interessarem pode ouvi-lo no link.
http://pintokaratedojo.wordpress.com/2010/09/11/pinto-karate-cast-07-kata-quer-ganhar-pule/
Enviar um comentário