Tendo em conta os limitados recursos hídricos do Alto Alentejo, foi com enorme estupefacção que biólogos portugueses deram de caras com uma nova espécie animal de características anfíbias, na região de Portalegre.
Este bípede aquático, amistoso no meio hídrico mas muito agressivo fora dele, caracteriza-se por emitir sons guturais quando dorme.
Alimenta-se de quase tudo e o seu habitat é restrito partilhando o mesmo espaço com alguma dificuldade com outras espécies.
Já tinha sido visto na região de Massamá onde mantém os seus hábitos nocturnos.
Não se lhe conhecem rituais de acasalamento, não se sabendo, aliás, como se reproduz. Está ainda por catalogar porque possui características de vários grupos: é bípede mas ataca preferencialmente no chão usando as quatro patas, quando parece mais afável é quando se prepara para o ataque, é visível sobretudo à noite entre as 20 e as 22 horas pensando-se ser quando caça.
Há quem diga que o bicho é perigoso e há quem o ache "fofinho". Eu aconselho vivamente a que o incluam nas espécies perigosas e aconselho também a castração preventiva.
Na imagem o bichinho executava manobras aquáticas de diversão...
2 comentários:
Que bichinho tão engraçado. Não tem nada a ver com o Amaralhébio que habita no Oceanário de Lisboa. Este Adora miminhos e é amigo de toda a gente.
Acho que lhe deviam dar de comer quando aparece nos treinos.
Shiro - o lacaio
Está a ficar muito complicado habitar este planeta com tantos bichos estranhos.
C.Afonso
Enviar um comentário