Tive a oportunidade de ver, em Okinawa, o Sensei Suichi Aragaki, numa demonstração de Kata. Fiquei fascinado. Fascinado por constatar ali, que a idade é, apesar de tudo, uma questão de atitude perante a vida. Consegue-se perceber que a idade concedeu ao Sensei Aragaki algumas limitações de movimento mas não pude deixar de ficar admirado com aquela demonstração de vivacidade.
O Karaté é para toda a vida (já o karaté desportivo não é), o que nos leva a pensar porque é que se "batem" os karatekas modernos por mais um título ou mais um campeonato ganho, mais uma taça, mais uma medalha. O verdadeiro karaté, na minha fraca opinião, está ali... num velho que não deixou que o tempo o impedisse de treinar aquilo que mais gosta e que faz parte integrante de toda a sua vida. É isto que quero para mim... é isto que anseio poder fazer nos últimos dias da minha vida, se o vou conseguir, isso é outra conversa.
Gostava de poder treinar até ao fim... sem ânsia de ganhar o que quer que seja à excepção daquele estado iluminado que vemos nos velhos mestres japoneses.
Se calhar sou um sonhador que anseia por algo que é inatingível tendo em conta a vida "acelerada" que levamos, mas vou certamente lutar por isso.
5 comentários:
Tem graciosidade, fluidez contração no momento certo e qb, resumindo tem todos os “ingredientes” para aplaudir uma execução acima da média que é o caso. Bem bom para ele e para nós também.
o maroto
E não é o sonho de todos os verdadeiros karatecas, poder fazer aquilo que gostam até ao "fim"?
Na frase "um velho que não deixou que o tempo o impedisse de treinar aquilo que mais gosta e que faz parte integrante de toda a sua vida"... dizes tudo!
Só é pena que a cultura ocidental, ou seja, a nossa, não seja como a cultura japonesa!
Isto porque há uns que estão empenhados em fazer os outros sentirem-se velhos, outos porque desejam impedir-nos de fazer aquilo de que mais gostamos e ainda aqueles que tentam denegrir o que fez parte integrante da nossa vida!
Mas há os resistentes... também há aqueles que daqui a uns tempos estarão assim velhinhos, talvez não a fazer o que faz (ou como o faz) o Sensei Aragaki, mas pelo menos a fazer...
lá tinha ser! o Inocentes vir estragar o Kata com as suas "politiquices" que ninguém quer comprar -:)
o maroto
Saudação Sensei!
PEço desculpa invadir sem aviso prévio mas não pude deixar passar este artigo sem deixar o meu testemunho. Qu vale o que ale mas que sim, de facto eu ADOREI o seu artigo bem como o vídeo daquele «SÁBIO» Sensei, um ser fantástico sem dúvida.
Espero um dia ir ao Japão, treinar karaté, mas mais que um desejo, é um sonho,... treinar e apreciar karaté e cultura, em...OKINAWA!
Partilho em pleno da sua paixão e pensamento.
OSS!
Enviar um comentário