terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Contra todas as previsões que anunciam uma crise sem precedentes, não posso deixar de manifestar com todo o optimismo, os desejos de um Ano Novo cheio de prosperidade e felicidades.
Acredito na capacidade (já demonstrada por inúmeras vezes) de resistência e adaptação do povo Lusitano que, apesar de viver num país pequeno (em dimensões geográficas), de ter um dos governos mais incompetentes e de viver no meio de gente corrupta, vai sobreviver.
BOAS FESTAS!!!

sábado, 25 de dezembro de 2010

O verdadeiro Natal!


Nesta altura do ano, apesar de não partilhar com a maioria a crença que envolve a origem do Natal, não deixo de considerar que a época natalícia vai buscar o melhor de nós, apelando para uma maior proximidade entre famílias e amigos. A amizade e a solidariedade devem ser cultivadas todo o ano e não apenas no Natal mas é bom saber que, pelo menos nesta altura, as pessoas se tornam um pouco mais tolerantes, solidárias e amigas.
É muito bom ouvir o sinal de mensagem no telemóvel repetidamente a tocar, anunciando a lembrança de mais um amigo que deseja, nesta época, reafirmar a sua amizade. Sou um indivíduo que preza acima de tudo a amizade e a dedicação e, neste Natal, gostaria de deixar aqui expressa (mais uma vez porque nunca é demais) a minha enorme satisfação pelo grupo de amigos que, ao longo dos anos, fui conseguindo. No emprego, no Karate, em suma... em toda a minha vida. Alguns destes amigos foram-se afastando por contingências da vida pessoal de cada um mas não deixam, nesta altura, de me enviar uma mensagem que prova, acima de tudo, que não se esquecem da amizade. Não há nada melhor! Alunos, colegas treinadores e amigos de outras "artes" não deixaram passar em branco este momento para expressarem a sua amizade através das inúmeras mensagens e telefonemas e isso, é muito valioso para mim. Não sou católico mas acredito nas pessoas e no seu "Deus" que, para mim, é o seu carácter, a sua bondade e acima de tudo, a sua lealdade.
Nestes últimos anos muita coisa aconteceu na minha vida de karateka - atribulações que envolveram saídas e entradas de associações e conflitos com pessoas com as quais, a dada altura, deixei de me identificar mas, essa parte da minha vida, embora saiba que nunca será apagada, será pelo menos "arquivada" pois apenas pretendo dedicar toda a minha energia com as pessoas que o merecem e neste momento, estou numa Associação que de facto me representa e a qual eu me orgulho de representar onde quer que vá. Sou afortunado por poder contar com a amizade de instrutores que são mais do que isso... são amigos incondicionais - João Ramalho - o nosso presidente e o amigo com o qual partilho muitas opiniões, Marco Cruz - O homem essencial para chamar a atenção para algumas falhas mas que todos sabemos querer melhorar o nosso trabalho. Tem sido um contributo precioso - Jorge Quaresma - O "calmeirão" com o qual gozo imenso nas minhas postagens mas que sabe ter o meu enorme respeito como homem e como Instrutor - Armando Inocentes - O senhor que me apresentou à nobre arte do Goju-Ryu fazendo-me abraçar aquela que seria uma das partes mais importantes da minha vida. Nuno Santos - o "puto" que vi crescer e transformar-se num homem excepcional e num treinador dos mais competentes que já vi sempre mostrando uma tranquilidade de espírito fabulosa. Menciono estas pessoas mas mais (felizmente) existem. A todos os meus alunos que são os amigos com quem privo mais tempo e aqueles que quase diariamente aceitam o pouco que tenho para lhes dar dando-me em troca a sua amizade, dedicação e lealdade.
O Natal tem, por isso, um valor acrescido porque nos faz lembrar mais daqueles com quem partilhamos a vida, tristezas e alegrias - mas não é isso que constrói e consolida a verdadeira amizade?
Rancores? Faço por não os ter mas mentiria se dissesse que não me desagradam as invejas e as intrigas... claro que não gosto que alguns conduzam as suas vidas como uma cruzada contra aqueles que apenas querem seguir o seu caminho e que tiveram a coragem de alterar os seus rumos. Claro que não pactuo com a mentira e a arrogância. Claro que não aceito alimentar "egos" do tamanho de catedrais. Preocupo-me agora e apenas com os verdadeiros amigos, aqueles que apontam o dedo dizendo "isto não está bem!" com única intenção de melhorar e não apenas destruir opiniões só porque não são as suas, porque as suas opiniões são construtivas!

Assim, a todos os que fazem parte da minha vida e que contribuem para me tornar um ser humano melhor... FELIZ NATAL!

sábado, 18 de dezembro de 2010

A estupidez ao serviço de todos!

A gente que habita este País não deixa de me espantar! Eis o que me aconteceu no final da semana passada:
No caminho da estação do Areeiro onde saio do comboio até ao emprego passei por um banco de jardim que se situa em frente a uma agência do BES na Praça de Londres. Olhei casualmente para o referido banco e deparei com uma chave de automóvel e comando de alarme esquecidos sobre ele. Alguém que ali se sentara as esqueceu. Agarrei no porta chaves que incluía, além da chave e do comando, uma etiqueta de código de barras do Continente (para acumulação de descontos), uma outra etiqueta da BlockBuster (Aluguer de videos) e uma pequena chapa metálica com um número de 5 dígitos.
Assim que cheguei ao emprego, ciente da aflição que a pessoa deveria estar a sentir ao dar pela perda da chave, tentei, através dos elementos que dispunha, contactar quem as perdera.
Fui à Internet e descobri que a Blockbuster já não opera em Portugal. Aqui, assunto arrumado! Agarrei na etiqueta do Continente e contactei o departamento desta grande superfície que faz a gestão de clientes do cartão. Sabendo que não podem ser facultados os dados associados ao cartão (o que compreendo perfeitamente) solicitei à funcionária que, através do número do cartão, entrasse em contacto com a pessoa facultando-lhe o meu contacto no sentido de lhe ser restituída a preciosa chave... fácil, não é? Errado! A enfadada funcionária comunica-me para meu enorme espanto que não havia contacto nenhum do cliente associado ao cartão. Eu próprio sou detentor de um desses cartões e lembro-me perfeitamente do enorme questionário em que só faltava declarar a cor das minhas cuecas... não tem número de telefone? Estão a brincar comigo? Assumi logo que o "problema" dava muito trabalho e era preferível ignorá-lo.
Desiludido mas não derrotado e ainda com o meu sentido cívico e solidariedade no seu auge, fui novamente à net e consegui o contacto da Mitsubishi (marca de automóvel a que correspondia a chave...esperto eu, não?) e liguei. Atendeu-me um funcionário da referida marca, solicito e amável (se calhar pensando que eu queria comprar um carro!). Expliquei-lhe a situação ao mesmo tempo que ouvia o seu "silêncio". Mencionei a "chapinha numérica" perguntando se o número de 5 dígitos constante na mesma se referia à identificação da chave - confirmado! Sim senhor é essa a identificação da chave. Esbocei um largo sorriso pensando - Porra, consegui! Mas não... muito profissionalmente fui informado que não só não podiam facultar os dados do cliente (isto eu já sabia) como não poderiam informar o cliente porque isso é considerada uma violação de um segredo imposto pela firma!!! Passei-me! Só me faltou chamar-lhe "pai". Disse-lhe estar estupefacto com a falta de sensibilidade e colaboração, não para comigo mas para o cliente que perdeu a chave! O homem, respondeu que, iria tentar saber então de quem se tratava e que me comunicaria o resultado da sua pesquisa. Nunca mais me ligou! Em suma... neste país, os "burocratas de merda" que ocupam lugares provavelmente mais bem desempenhados por pessoas de melhores valores e ética, emperram toda e qualquer tentativa de resolver um (minúsculo) problema. Neste momento, alguém vai ter um enorme transtorno ao ter de mandar fazer uma nova chave (o que custa um balúrdio) ou a mudar a fechadura do carro (um balúrdio ainda maior) porque uns seres miseráveis e burocratas se estiveram a c.... para o assunto.
Desejo sinceramente que uma situação idêntica lhes aconteça mas rezo para que estejam em Vila Real de Trás-os-Montes durante as férias da Páscoa e que deparem com uns mentecaptos iguais a eles próprios.
É nestas alturas que penso que a raça Lusitana está abaixo da classe das amibas...

Nota final: Ainda tenho comigo a referida chave mas não sei o que mais posso fazer para que ela chegue às mãos do seu proprietário... resta esta humilde postagem... se souberem de alguém que esteja nesta situação, por favor informem-no. Obrigado pelo vosso tempo. Ah... e se quiserem comprar um carro, esqueçam a Mitsubishi porque pelos vistos... depois do carro vendido estão por vossa conta. E já agora, quando subscreverem o Cartão Continente e lhes derem aquele enorme questionário perguntem para que serve... se calhar vão ter uma surpresa! Eu mandava-os meter o questionário num sítio "onde o sol não brilha"!

Boas Festas a Todos!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Personagem Mistério...

Na época festiva que estamos a atravessar vamos lançar um concurso de cultura geral - Concurso do Personagem Mistério.

Apresentamos a foto à esquerda e colocamos a pergunta: Quem é o personagem na foto?

Das respostas apresentadas deverá seleccionar aquela que pensa ser a correcta

1 - Bill Gates na sua juventude

2 - Um vendedor de electrodomésticos demonstrando um novo modelo de óculos 3D

3 - Serafim Saudade

4 - O filho de Mestre Pey, o fundador do estilo Pey-Do

5 - O Mestre "Coiso" tão venerado pelo João Fróis.

6 - Ted Bundy o Serial Killer famoso dos anos 70

A Resposta certa será contemplada com uma estadia de 1 semana num Complexo Hoteleiro do Cartaxo.

Participa!!!


domingo, 12 de dezembro de 2010

Êxito comprovado!



Foi no passado Sábado que se realizou a anunciada Conferência Perspectivas sobre Ética Desportiva - que verdade Desportiva.
Tendo tido como cenário o magnífico auditórioa da Junta de Freguesia de Alfragide, e como prelectores o Mestre Armando Inocentes, o Dr. Vitor Ferreira e o Dr. José Manuel Meirim.
Os temas tratados nesta conferência, sempre reais e actuais, foram debatidos com um entusiasmo e um conhecimento extraordinários, fazendo luz sobre assuntos "quentes" como o Dopping, o terrorismo desportivo, e o Caso Carlos Queiroz, este ultimo repleto das maiores "perversidades".
Estou cada vez mais adepto deste tipo de acções porque sinto que se adquire uma perspectiva diferente sobre o Desporto e tudo o que o rodeia.
Esta conferência teve uma participação de 35 elementos que geraram entre si e os orientadores uma dinâmica de debate muito rica.
Estão, portanto, de parabéns os organizadores pelo êxito alcançado com este evento. Foi pena terem ficado lugares vazios na sala porque decerto, cada um deles, representa um treinador ou karateka que perdeu uma oportunidade de excelência para o seu enriquecimento tanto pessoal como profissional.
Sensei Armando Inocentes - Parabéns! Estamos à espera de mais!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Formação "forçada"...

Todos nós estamos a par de nova legislação que traz ao Treinador algumas "obrigações". A formação começa a ser obrigatória e o treinador tem de se munir dessa ferramenta se quiser continuar a dar aulas.
A FNK-P tem sido o motor dos cursos de treinador e é neste ponto que alguma estranheza tem havido pela sua inércia há algum tempo, neste campo. Toda a gente se tem interrogado porque não têm havido cursos de Treinador, tendo em conta o número elevado de treinadores que necessitam dele para manter funções.Provavelmente
Eis que de repente, aparece vindo do nada, uma catadupa de cursos de treinador - com um aviso de 3 dias de antecedência e a inscrição a ter de ser feita "à pressão" mas... com o limite de 40! Pois é... apesar de haver um número enorme de treinadores à espera, só alguns é que terão o privilégio de participar. Mesmo estes têm de ser muito rápidos, terem tempo de sobra para incluírem nas suas vidas um Curso de Treinador " avisado no momento". A selecção dos candidatos não sei como será feita mas tenho uma ideia. Eu próprio já estive numa associação que fez a sua própria selecção preenchendo as vagas disponíveis como quis.
A necessidade de "enfiar" cursos de treinador no ultimo mês do ano, numa altura impensável, com vagas ridiculamente escassas e com um aviso de 3 dias é que não me entra na cabeça. Apesar dos avisos para a necessidade de serem feitos cursos de treinador (O Armando Inocentes várias vezes referiu isso no seu blog) e da necessidade da FNK-P sair da letargia nada se fez. De repente... zás! Cursos de Treinador num parto de cesariana de emergência.
Não é assim que se fazem as coisas. Não é desta forma que a FNK-P representa todos os associados, porque só alguns (provavelmente os mesmos de sempre) poderão fazer estes cursos.
A carga horária é outra anedota. A tristeza disto tudo é que se continuam a fazer estas coisas e se assume que estão bem feitas...
Dizia um aluno meu: Isto vão ser sete cães a um osso! - Pois é... mas duvidam que vão ser os mesmos cães a comer o osso?

domingo, 5 de dezembro de 2010

Jantar de Natal 2010

Caros amigos e parceiros da "arte da mão vazia".Tal como é hábito todos os anos, este ano também há Natal. Pois é... José Sócrates ainda não conseguiu abolir o Natal pelo que devemos aproveitar enquanto o gajo não se lembra disso.
Assim, e na impossibilidade de ser mais cedo, o Jantar de Natal será na Sexta Feira dia 17 de Dezembro pelas 20 horas.

Obviamente neste dia não haverá treino porque não se pode fazer tudo ao mesmo tempo.

Agradeço a todos os que puderem participar porque é já tradição fazermos este convívio.


Estágio Kaizen Karate Portugal 2010

Foi ontem, Sábado, que se realizou o Estágio Kaizen 2010. Muito frio (+3º) e alguma chuva, mas mesmo assim lá estivemos. Pouca participação devida a muitos factores, o que é pena, mas mesmo assim, fez-se.

Este Estágio teve a orientação a cargo de 6 Instrutores da Kaizen mais um Instrutor convidado (Sensei Coutinho - Ninjutsu). Estes Estágios são uma oportunidade para nos encontrarmos e treinarmos sob diversas ópticas do karaté, enriquecendo assim o nosso "armazém" técnico e desenvolvendo o nosso trabalho de Dojo.

Apesar de tudo foi muito bom, tendo a participação do Sensei Coutinho enriquecido o evento mostrando-nos o seu trabalho de Ninjutsu, uma arte algo desconhecida para nós mas muito fascinante.





quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

KANGEIKO 2011 (Estágio de Inverno)

Estamos a preparar o próximo KANGEIKO do REAL SPORT CLUBE.

Como de costume, este evento será realizado no período do Carnaval num local ainda a anunciar.

Este ano a data é :

5, 6, 7 e 8 de Março. (de Sábado a Terça Feira de Carnaval)


Embora pareça uma data ainda longínqua, sugiro ao pessoal que se vá preparando se quiser participar.

Como sabem, este Estágio é sempre muito agradável e uma forma de convívio muito saudável. Convém que se saiba com alguma antecedência quem deseja participar de forma a quando chegarmos à altura não haverem "pressões" de última hora como é costume...

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan