quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Formação "forçada"...

Todos nós estamos a par de nova legislação que traz ao Treinador algumas "obrigações". A formação começa a ser obrigatória e o treinador tem de se munir dessa ferramenta se quiser continuar a dar aulas.
A FNK-P tem sido o motor dos cursos de treinador e é neste ponto que alguma estranheza tem havido pela sua inércia há algum tempo, neste campo. Toda a gente se tem interrogado porque não têm havido cursos de Treinador, tendo em conta o número elevado de treinadores que necessitam dele para manter funções.Provavelmente
Eis que de repente, aparece vindo do nada, uma catadupa de cursos de treinador - com um aviso de 3 dias de antecedência e a inscrição a ter de ser feita "à pressão" mas... com o limite de 40! Pois é... apesar de haver um número enorme de treinadores à espera, só alguns é que terão o privilégio de participar. Mesmo estes têm de ser muito rápidos, terem tempo de sobra para incluírem nas suas vidas um Curso de Treinador " avisado no momento". A selecção dos candidatos não sei como será feita mas tenho uma ideia. Eu próprio já estive numa associação que fez a sua própria selecção preenchendo as vagas disponíveis como quis.
A necessidade de "enfiar" cursos de treinador no ultimo mês do ano, numa altura impensável, com vagas ridiculamente escassas e com um aviso de 3 dias é que não me entra na cabeça. Apesar dos avisos para a necessidade de serem feitos cursos de treinador (O Armando Inocentes várias vezes referiu isso no seu blog) e da necessidade da FNK-P sair da letargia nada se fez. De repente... zás! Cursos de Treinador num parto de cesariana de emergência.
Não é assim que se fazem as coisas. Não é desta forma que a FNK-P representa todos os associados, porque só alguns (provavelmente os mesmos de sempre) poderão fazer estes cursos.
A carga horária é outra anedota. A tristeza disto tudo é que se continuam a fazer estas coisas e se assume que estão bem feitas...
Dizia um aluno meu: Isto vão ser sete cães a um osso! - Pois é... mas duvidam que vão ser os mesmos cães a comer o osso?

3 comentários:

Jorge Peixoto disse...

Se isto mete ossos, posso inscrever o meu cão?

Armando Inocentes disse...

Caro José Ramalho:

Tu vês as coisas desse modo, acabas por ter razão, mas infelizmente muitos treinadores estão bem dentro da sua quinta e quando têm de sair dela é que é um problema...

Por outro lado salta à vista o modelo de gestão desta Direcção...

E mais não digo, porque como já disse, "vou ver em que param as modas"... pois se estão à espera de 40 em cada curso, desenganem-se, porque serão cerca de 70!!...

Já se interrogaram por que motivo na selecção só foram 4 elementos a Belgrado? Já pensaram que durante o ano todo não entrou dinheiro "destes cursos" nos cofres da Federação?

E quem beneficia de não haver uma associação que defenda os interesses dos Treinadores?

Já agora, acho que quando o Peixoto inscrever o cão já não vai haver ossos...

Um abração

Diogo Ribeiro disse...

Quanto ao seu artigo e aos comentários ao seu artigo:
OSS !!!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan