terça-feira, 20 de maio de 2008

O "DO"


Karate-DO.


A diferença entre karate e karate-DO não é muito perceptível pela maioria dos praticantes. Sabe-se que alguns estilos apresentam a seguir ao seu nome, o nome da arte (karate) seguido da terminação DO. Se perguntarmos a um aluno o que significa o DO o mais provável é obtermos uma resposta negativa.


O que é afinal o DO?


Não é de resposta fácil esta questão, porque mesmo conhecendo o significado da expressão (DO significa - a via, o caminho) este conceito poderá ter valores e significados diferentes dependendo do individuo, da escola e até da vertente de karate que escolheu para si.

A meu ver, cada um tem o seu prório DO na arte e não tem necessariamente de corresponder a algum padrão que alguém tenha definido - ele é o "seu" DO, ou seja, o seu caminho. Este caminho é a sua prórpia visão da arte que faz parte da sua vida. Diz-se que quando o karate se interioriza, ele está presente em todos os momentos da vida, condicionando a nossa mente e o nosso corpo - este á para mim, o conceito real do DO. é a "modelagem" que o treino consecutivo da arte produz no nosso ser.

Somos todos diferentes e todos temos decerto "caminhos" diferentes a percorrer no karate - esta é afinal a razão, a meu ver, da diversidade e riqueza dos estilos: São interpretações pessoais do karate que se transformam em visões diferentes - não é isto seguir o seu caminho?
Cumprindo os rituais de treino que nos foram ensinados e atingindo um nível elevado de pesquisa e entendimento percorremos o nosso DO. E esta continuidade é afinal, a nossa vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Com o devido tempo, o DO acaba por sair do Dojo e passa a fazer parte do nosso dia-a-dia, estando implícito em todos os nossos actos. Quando se chega a este estado, deixamos de treinar Karate para fazer Karate, ao fim e ao cabo, as nossas "lutas" diárias tamém são feitas de "mãos nuas".
JPeixoto

Anónimo disse...

Estive a ver uns videos do Sensei Higaonna e do filho a fazerem Kata e fiquei com a sensação de "...faz o que eu digo, não faças o que eu faço ..."!
Bocas, o Rebelde!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan