quarta-feira, 18 de maio de 2011

Portugal moribundo...


Estou a perder a confiança. A confiança nos "governos", a confiança nos políticos que orbitam à volta do dinheiro e que, quando deixam os cargos, ficam com gordas contas bancárias em paraísos fiscais.


Estou farto de arcar com a responsabilidade e as consequências de actos políticos desastrosos e depois ver quem os cometeu saír ileso e continuar a auferir vencimentos obscenos pagos por mim e por todos aqueles que não podem fugir à enorme carga fiscal.


Estou desiludido com a autoproclamada "raça lusitana" (na qual me insiro) que age como as reses que caminham para o abate - cabisbaixa e resignada. Quando ouço falar no "orgulho nacional" fico a pensar a que orgulho nos referimos - o orgulho de sermos o ultimo País da Europa, o orgulho de devermos dinheiro que, muito provavelmente não conseguiremos pagar, o orgulho de entrar num hipermercado e preferir os produtos espanhóis "porque são melhores e mais baratos". O orgulho de "oferecermos" o Rendimento Social de Inserção quase indiscriminadamente protegendo uma camada da população que não quer trabalhar (embora seja necessário para aliviar situações de verdadeira miséria mas que tem de ser comprovada).

Estou farto de ver sucessivos governos esbanjarem dinheiro como se fossemos o mais abastado país da Europa e desfalcarem um estado que já só com balões de soro é que tem aguentado.

Apelamos à compreensão e à ajuda externa mas passamos uma imagem de abastança. Apesar de uma crise instalada e grave, milhares de portugueses deslocaram-se a Dublin para assistir a um jogo de futebol. Os concertos musicais (alguns bem caros) esgotam em segundos e eu não consigo entender... de onde vem tanto dinheiro?

Os rectângulos de plástico que os bancos nos enfiam pela boca abaixo deixam famílias atoladas em créditos que não vão conseguir pagar, iludidas com a facilidade de compra de bens que não precisam e até... férias! Como é possível que as cabecinhas de alguns portugueses os deixem atolar em dívidas astronómicas para terem um mês de férias "à grande"?

Para férias??? Ao que é que chegámos? E são estas mesmas pessoas que se insurgem contra o aumento de 3 cêntimos nos bens de consumo diário...

Estou desiludido com a raça lusa. Sempre que vou ao Facebook vejo grupos de apoio a Portugal e a apelar ao patriotismo. É bonito, mas é com atitudes de esbanjamento e ostentação que lá vamos? Penso que não.
Todos os dias me desloco de comboio para o emprego. Deixo o carro em casa e vou de transportes. É cómodo, económico e rápido. Não consigo entender a "carrada" de carros que entopem os nossos acessos a Lisboa que, em marcha de pára-arranca consomem litros de combustível caríssimo para depois passarem o dia estacionados à porta do emprego a consumir parquímetro. Depois vejo os utilizadores destes veículos à hora do almoço a comerem uma sandes e uma sopa para poupar... que prioridades são estas???

Tem de ser feita alguma coisa para mudar. Mudar atitudes, mudar rotinas políticas, MUDAR! Radicalmente. Alguma coisa tem de ser feita. Estamos no fundo e estamos a ignorar este facto. Foi muito bonito o vídeo feito para chamar a atenção da Finlândia e até temos razão em algumas coisas mas será que estamos todos inocentes com a "desgraça que se abateu sobre Portugal?" Será que não somos todos culpados de levar vidas além das nossas posses e de tentar dar uma imagem de abastança que não temos?

Estou na fase final da minha vida profissional (ou pelo menos pensava que estava) e temo seriamente pelo futuro da classe jovem deste País. Construir vida numa terra que não tem forma de apoiar os seus jovens vai ser duro. Acredito que a vontade de mudar venha dos jovens mas eles têm de tomar consciência das medidas duras que vão ser tomadas e sair da letargia sistemática e do conformismo nacional.

Tenho muito receio que o dinheiro que Portugal vai receber para se recuperar seja mal utilizado. Temo pela incapacidade da classe política que nos vai governar em gerir honesta e racionalmente esse dinheiro que vai ser pago muito caro por mim e todos os outros portugueses que vivem do seu trabalho.

Temos de ser produtivos? Onde??? Na agricultura e pescas? Não pode ser porque destruímos a capacidade de subsistência de ambos os sectores. No comércio? Onde? O comércio tradicional português está morto ou moribundo, situação que se vai agravar com a baixa do poder de compra. Na indústria? de quê? A quantidade de fábricas a fechar é assustadora gerando a maior fatia do desemprego!

Os debates televisivos entre os candidatos ao governo são um descalabro. Existe uma preocupação doentia na agressão verbal que impede a união imprescindível para tirar o país desta situação grave. Estamos a dias das eleições e não sei em quem votar... é verdade. São sempre os mesmos protagonistas da mesma novela cujo final não é nunca, feliz.

Portugal está a desmembrar-se e temo que a Nação Valente de Alfredo Keil seja transformada em Nação Decadente...

Pessimismo ou realismo? Vamos ver!

Nota do Autor:
A temática habitual deste Blog prende-se com o Karate e actividades relacionadas onde a presente postagem não se insere. Resolvi fazer aqui esta reflexão porque ela representa a minha forma pessoal de encarar a grave situação em que estamos e que a todos afecta. O sector do Desporto será um dos mais afectados por esta crise porque é aqui que se entende ser "mais fácil cortar nas despesas", logo não foge a este estado de coisas. Pode parecer uma visão algo pessimista e radical mas é garantidamente, a minha posição pessoal.
Saudações a todos!





2 comentários:

Armando Inocentes disse...

Caro amigo José Ramalho:

Sabes que costumo comentar todos os teus posts...

Sabes que admiro a maneira apaixonada como escreves...

Sabes que por vezes procuro complementar aquilo que transmites... outras critico construtivamente... (é isso a amizade!).

Mas não sei comentar este post porque me sinto como tu!

Mas penso que não devemos baixar os braços apesar de haver os que "comem tudo e não deixam nada!"
Esses, a nossa função é denunciá-los e tentarmos fazer algo de diferente do que eles fazem.

Vamos a isso? Sei que VAMOS!!!
Bora lá!

Um abração.

Jorge Peixoto disse...

Caro amigo José Ramalho (LOL):

É verdade que o teu blog versa na maioria das vezes tópicos de Karaté, mas não podemos ficar indiferentes ao que nos rodeia.
Como tu, estão milhares (senão milhões) que não sabem o que fazer com a arma que o 25 de Abril lhes deu.
Se em vez do voto fosse uma G3, se calhar o caso mudava de figura.
Tb já tinha pensado num post idêntico (acabaste de me poupar o trabalho).
Cada vez tenho mais dificuldade em saber em que mosca votar.
Um abraço para ti (e para o Armando...LOL)

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan