quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Feliz Ano Novo!

Desejo a todos os Karatekas e suas famílias, um excelente 2008.
Que o Novo Ano seja favorável a todos, trazendo saúde, dinheiro (porque não?) e prosperidade.
FELIZ ANO NOVO!...

sábado, 22 de dezembro de 2007

Jantar de Natal 2007

Pois é pessoal... a malta da classe de karaté do Real e do Hoshindo reuniu-se no restaurante chinês Novo Mundo para o jantar anual de Natal. Desta vez foi o Ricardo Arnaut que organizou o evento (eu dei uma ajudinha) e correu ás mil maravilhas. Pena que não pudesse ter ido mais gente mas, num curto espaço de tempo foi o que se pode arranjar. Os karatekas e seus familiares conviveram durante a noite num jantar agradável onde reinou a amizade e a boa disposição. Com alguns imprevistos; O Luís Costa pensou que o jantar era para a semana e marcou outro evento embora nos tenha ido visitar ao Restaurante. O David (do Hoshindo) pensou que o jantar era em Massamá e foi para lá (abençoados telemóveis, não é David?). Tivemos a visita do Sensei Álvaro Silva que, impossibilitado depoder jantar connosco por razões pessoais, não deixa de nos vir prestar uma sempre bem vinda visita.
Por esquecimento pessoal não levei a minha câmara fotográfica pelo que tive de recorrer ao telemóvel para as fotos. Embora de qualidade reduzida, não deixem de as ir ver ao Álbum de Fotos.
Este Restaurante costuma sempre receber-nos com simpatia e este ano não foi excepção. Faltou o Peixoto para "abardajar".
Para o ano lá nos encontramos...
A todos desejo um muito Feliz Natal e que o Novo ano vos traga tudo o que desejem...

Boas Festas!!!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Kyusho no Yume Dojo...

Mais uma vez o Yume Dojo (Hoshin-Do) abriu as suas portas para receber os Homens do Kyusho liderados pelo Sensei João Ramalho. Foi com prazer que cedemos as nossas modestas instalações para mais uma sessão de Kyusho. Por razões de carácter pessoal não foi me foi possível participar, mas ainda tive tempo de lá passar no final para dar um olá ao pessoal. Os anfitriões da casa foram o Jorge Peixoto (as melhoras da gripe Peiximli...) e o Carlos Ferreira. Fico satisfeito de ver o grupo cada vez maior e mais interessado (Boa, João...). Aqui fica uma foto do grupo no nosso Dojo.
Apareçam mais vezes, pessoal... o Yume Dojo é a vossa casa!

No passado Sábado tivemos uma acção de formação da FNK-P em Benfica, conduzida pela Drª Cristina Lopes e pelo Sensei Armando Inocentes. Foi com enorme prazer que pudemos participar nesta acção de formação que foi bastante animada (em parte graças ao Peixoto!). Os temas tratados foram úteis e pertinentes, conduzidos e explicados com clareza. Gostei muito e estou receptivo a outras iniciativas deste género. Fui acompanhado por alguns alunos meus: Ricardo Pereira, Carlos Ferreira, Jorge Peixoto, David Ramalho e António Pedro. A completar a participação da AKDK lá encontrámos o nosso director técnico Sensei Álvaro Silva e o Rui Catarrinha.

Foi fixe e produtivo. Aconselho vivamente a participação de todos nestas acções de formação pois abrem-nos novos horizontes e contribuem para a nossa evolução técnica e pessoal.
Aos formadores deixo aqui os parabéns pela pertinência dos temas e a clareza de explanação.

Abraços para todos e os desejos de Feliz Natal e de um excelente 2008!
BOAS FESTAS!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

GKI - Goju-Ryu Karate-Do International


A AKDK está filiada na GKI do Sensei James Rousseau - 8º Dan

Conforme já tinha noticiado ontem, um grupo da AKDK onde se inclui o seu Director Técnico - Sensei Álvaro Silva deslocou-se Birmingham para participar no Winter Gasshuku orientado pelo Sensei James Rousseau, 8º Dan.
Após conversações com o Sensei Álvaro Silva, o Sensei James Rousseau acolheu-nos na sua Associação (GKI - Goju-Ryu Karate-Do International) com agrado.
Segundo os meus "repórteres" o Sensei James Rousseau é uma pessoa de bom coração e de nível técnico elevado. Os seus treinos muito técnicos são explicados ao pormenor com um conhecimento excepcional, pelo que nos congratulamos com este acontecimento.
Assim, a AKDK passa a estar filiada na GKI a partir de agora. Pela minha parte desejo e acredito na properidade desta parceria onde todos decerto teremos a beneficiar.
Congratulamo-nos também pelo facto de o próximo Estágio Internacional da GKI ser em Portugal, onde acolheremos o Sensei James Rousseau com muito prazer e satifação.
Estamos todos de parabéns por este acontecimento Histórico.
Os meus filhos tiraram algumas fotos que podem ser visualizadas no Álbum de Fotos.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Rumo a Birmingham...

Uma comitiva portuguesa, da AKDK, deslocou-se a Birmingham, Inglaterra para participar num Estágio com o Sensei James Rousseau - 8º Dan da GKI.
Composta pelo nosso Director Técnico, Sensei Álvaro Silva, com a companhia de vários cintos negros e Instrutores (onde se incluem os meus filhos...), este grupo foi em representação de nossa jovem Associação a terras de sua majestade.
Além da participação no Estágio vamos apresentar a AKDK a este grande mestre.
Tenho-me mantido em contacto com o pessoal e as informações que recebo são muito boas no que se refere á parte técnica bem como á grande simpatia do Sensei James Rousseau e sua família.
O pessoal chega amanhã, e segundo parece com grandes novidades!
Conforme forem as notícias aqui serão divulgadas. Estejam atentos.
Bom regresso á pátria, amigos...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Campeonato Reg. Karaté, centro-sul FNK-P

A AKDK esteve presente no Campeonato Regional de Karaté Centro-Sul da FNK-P com os karatekas do CAQ, tendo sido obtidas as seguintes classificações:

Joana Perdiz-3º Cl. Kumité -60 Kg
Fábio Palma-3º Cl. Kumité -75 Kg
Ricardo Baúto-3º Cl.Kumité -80 Kg
Sérgio Macedo-3º Cl. Kumité -60 Kg.

Deixo aqui as minhas felicitações a todos eles bem como ao seu Instrutor - Sensei Álvaro Silva.


Informação:
Vai-se realizar no próximo Domingo, 25 de Novembro um treino de Graduados na Casa do Povo de Corroios, com o seguinte horário:

Instrutores - 9.00 horas ás 10.30

Cintos Negros e Castanhos:

10.30 h ás 12.30 h.

Por ser um treino específico para graduados este reveste-se da maior importância, pelo que aconselho a participação de todos.




domingo, 18 de novembro de 2007

1º ANIVERSÁRIO DA AKDK

Foi na passada Terça-Feira dia 13 de
Novembro que se assinalou o primeiro aniversário da AKDK. Nascida oficialmente a 13-11-2006 no Cartório Notarial da Avenida Guerra Junqueiro, a nossa Associação está de "pedra e cal". Reunimos no Restaurante S.João em Lisboa, 37 Cintos Negros na celebração deste 1º aniversário. Foi um jantar muito agradável onde se comeu, bebeu e conviveu. Após o meu "breve" discurso (isto de pertencer á direcção tem destas coisas), foi a vez do Sensei Álvaro Silva se dirigir a todos. Após este protocolo foi dado inicio á entrega dos Diplomas dos Cintos Negros. Um por um receberam o seu certificado de graduação. Fica para a História este primeiro aniversário .
Tirei "bué" da fotos que podem ver e copiar, no Álbum.
Até breve...

domingo, 11 de novembro de 2007

Os meus meninos e meninas...




Estes são os meus meninos e meninas: Os Infantis e os Juvenis. São uns putos porreiros e muito dedicados. Nos infantis tenho o Rogério e o Bruno (o 5º e o 6º dos sentados na foto) que me põem a cabeça a andar á roda, mas quando não aparecem sentimos logo a falta deles. Temos as meninas que são uma doçura e todos os outros que fazem o conjunto que se vê.
Os Juvenis já são uns homenzinhos e umas senhorinhas... destes já espero que dêm o litro... Já começam a desenvolver o gosto pela competição e pelo karaté "mais real".
Aproveitem para ver as fotos do exame de graduação que lhes fiz, bem como aos adultos, no dia 5 deste mês. Portaram-se todos muito bem...
Cliquem no Álbum de fotos.
No Hoshin-do as coisas também estão a correr muito bem. Recebemos uma nova aluna, a Cristina, que veio fazer companhia ao Albino, á Maria João e ao "Aero" David. Estamos a construir um grupo muito bom...
Temos saudades do amigo Daniel que está em "estudos" e deixo-lhe aqui um grande abraço e sucesso neste empreendimento.
Até breve pessoal... apareçam!

domingo, 4 de novembro de 2007

A difícil tarefa de escrever!

Na passada Sexta Feira, como complemento dos exames de graduação que vou efectuar na Segunda Feira, apresentei á minha classe juvenil, um teste escrito.

Já tinha avisado na aula anterior que iria haver teste escrito, e logo ali constatei a contrariedade dos alunos em realizar este teste, tanto mais que afirmei ser de grande relevância na classificação final do exame.
O meu objectivo era, antes de mais, pôr o pessoal a escrever e a raciocinar, porque o karaté também tem História e também se escreve.
Distribui os testes e observava os alunos enquanto os faziam... Alguns problemas na interpretação das perguntas foram solucionados e lá se iniciou a tarefa.
Teste de uma pergunta com 3 respostas possíveis, sendo uma a correcta. O trabalho de escrita aqui não se manifestou porque se resumia a colocar uma cruz na resposta certa.
No final coloquei a frase: "Não existe primeiro ataque em karaté!" - e pedi que escrevessem um pequeno texto explicando qual o significado desta expressão - e foi o descambar.
Logo que tiveram que escrever e transpor ideias para o papel, bloquearam.
Lá escreveram o que puderam mas acabei por confirmar que tiveram bastante dificuldade em expressar por escrito as suas idéias. As respostas foram desde o "económico" (4 palavras), ao confuso passando por duas ou três que explicavam razoávelmente a ideia.
No final do treino que se seguiu ao teste escrito, fiz o meu discurso habitual sobre os hábitos insuficientes ou inexistentes de leitura por parte dos jovens, acentuando a necessidade de se saber usar uma construção de frases que se entenda e que exprima exactamente o que se sente. Acrescentei que é imperioso no futuro deles serem donos de uma cultura geral ampla e que essa cultura se adquire em grande parte, lendo.
Concordo que é difícil a um livro competir com uma consola de jogos, mas penso que é da nossa responsabilidade como pais e educadores apontarmos a necessidade de ler e conhecer. Podemos começar por nós próprios e dando o exemplo.
É assustador verificar que não existe o hábito de escrever porque, se for necessário algum texto sobre uma determinada matéria, é só ir buscá-lo á Net! - aproveitando o que outros escreveram, expressando assim as idéias dos outros por pura preguiça ou falta de interesse. Temos de combater este desagrado pela leitura pela importância vital que ela tem.
Foi uma experiência interessante embora pouco animadora...
A título de exemplo:
Há tempos pedi aos alunos que escrevessem um conto que envolvesse uma situação onde o karaté estivesse presente. Anunciei que o melhor texto teria direito a um prémio...
Recebi apenas um exemplar, escrito por uma aluna (por acaso muito dedicada) e só este. A tarefa pedida foi para eles, como é fácil comprovar, desinteressante.

domingo, 28 de outubro de 2007

Kyusho em força - João Ramalho strikes again!

Mais um fim de semana com Kyusho. O Sensei João Ramalho "brindou-nos" mais uma vez com aplicações daquela fascinante arte. Cada vez mais aprendemos mais sobre nós próprios e sobre os limites do nosso pobre corpinho. As nódoas negras e os braços e pernas doridos, esses, vão certamente manter-se por alguns dias.

O que é facto é que o Kyusho é, realmente, um complemento valioso do karaté, podendo adaptar-se perfeitamente á nossa concepção de combate (leia-se Goju-Ryu). É muito interessante vermos indivíduos corpulentos, tais como o meu parceiro de treino, contorcerem-se de dor com um toque que aparentemente, não tem força. Os efeitos do Kyusho no Jorge Peixoto são diferentes: provocam-lhe riso convulsivo (especialmente se for outro gajo a sentir as dores!).Enquanto as lágrimas em nós são de dor, no Peixoto são do gozo que lhe dá ver um gajo contorcer-se depois de levar "umas passas".

O Sensei João Ramalho está, mais uma vez, de parabéns pela excente aula. É sempre um prazer observar o seu fascínio pelo Kyusho e a forma como vibra quando nos explica as técnicas. Gostei muito, como sempre, e vou tentar desenvolver no meu Dojo o trabalho feito nestas aulas.

Mais uma vez: "Doeu mas Aprendeu..."

Aproveitem para ver as (poucas) fotos que tirei neste encontro na minha secção de fotos (é só clicar ali ao lado onde diz Álbum de Fotos). Enjoy...

domingo, 21 de outubro de 2007

O encerramento do eKarate

Com alguma tristeza vi encerrar o eKarate. Este blog estava a ser uma referência no karaté nacional e uma porta de comunicação com alguma importância na comunidade karateka.
Não sei a fundo o que levou a isso, mas tive oportunidade de falar com uma das responsáveis pela manutençao deste blog que me confessou a sua desilusão e mágoa com a forma como as pessoas ligadas "ao ramo" as tratavam. Isto é assim em tudo... quando alguém faz algo bem feito e que funciona surge alguém que, em vez de contribuir para melhorar, deita abaixo e destrói.
Neste momento, a "guerra" de poder no mundo karateka e as divergências entre "mestres" minam todo e qualquer trabalho que se queira desenvolver. A desilusão e a sede de paz estão a deixar-me o desejo de me fechar no meu Dojo com as pessoas que confiam em mim e me aturam há alguns anos e só treinar. Afinal é isso que quero... treinar.
Não ambiciono lugares de destaque porque eles só trazem muito trabalho e dissabores.
O Homem é um animal de conflito que do conflito se alimenta!

domingo, 14 de outubro de 2007

Nova cara do Hoshin-Do

Aqui está pessoal! o aspecto com que ficou a montra do nosso Dojo. Está um espectáculo e dá um ar muito mais profissional á coisa. Agora até parecemos karatekas a sério...
Aos poucos as coisas vão-se compondo e a nossa "casa" vai-se alindando. se quiserem fazer uma visita ou até um treininho apareçam ás Terças ou ás Quintas pelas 21 horas...
A miudagem que quiser treinar connosco têm o Sensei Nuno Santos - 3º Dan que é um excelente treinador e está ao V. dispor. Informem-se.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

O início do Anos Escolar

Com o início do ano escolar vem a confusão da compra dos livros, a consulta dos horários na esperança que ele deixe tempo livre para o karaté, e até aumenta a confusão no trânsito.
è uma época lixada porque obriga a adaptações por parte dos alunos, dos pais e dos professores.
Cabe-nos "aliviar" o stress do pessoal pequeno incluindo no nosso treino actividades que lhes dêm prazer como jogos e outra actividades que lhes promovam o exercício sem maçada.
Para nós é um trabalho acrescido pois temos de organizar os treinos em conformidade. confesso que já tenho alguma inveja daqueles que ainda estão de férias, alguns no Brasil (não é Peixoto?) e ainda mandam fotos a fingir que estão a treinar... só para gozar comigo!

domingo, 30 de setembro de 2007

HERÓIS DO MAR!


Aqui está uma foto do grupo de Portugueses (entre eles o pessoal da AKDK) que foi á Alemanha (Dortmund) participar no Campeonato Europeu.

Estivemos lá e estaremos sempre lá...

sábado, 29 de setembro de 2007

A AKDK na FNK-P!


Assinala-se hoje o dia em que a AKDK é oficialmente aceite como membro de plenos direitos da Federação Nacional de Karaté Portugal (FNK-P).

Foi esta manhã, na Assembleia Geral daquele organismo que os representantes da AKDK presentes,(Sensei Álvaro Silva e Sensei Luís Costa) presenciaram a admissão da nossa Associação.

Não deixa de ser um facto com bastante significado pois passamos a fazer parte (oficialmente) do Karaté Nacional.

Estamos todos de parabéns por mais esta conquista.

sábado, 22 de setembro de 2007

O Desporto Escolar é útil para os Karatekas?


Este é um assunto que vem á baila todoas as épocas. Primeiro é o esforço dos pais para que o horário escolar seja compatível com os treinos, depois é tentar que as aulas de Educação Física sejam em dias diferentes daqueles em que há treino.
Primeiro há que assumir que o exercício físico regular contribui para a saúde e o bem estar do ser humano - é um facto adquirido!
Segundo há que compreender que o exercício físico em excesso é prejudicial especialmente nas camadas mais jovens.
Vejamos agora este panorama:

Entro no Dojo, mando alinhar a classe juvenil e começo o aquecimento não sem antes notar alguma apatia e até alguma relutância em iniciar o treino. Tendo em conta que os miúdos são uma fonte de energia espantosa (até causa alguma inveja a nós, cotas!) é de estranhar que não estejam naqueles dias para ali virados.

O que se passa é o seguinte: Antes de entrarem no Dojo para o seu treino regular, já levaram uma "coça" na escola durante a disciplina de "Educação Física". O que é que fizeram? - Correram á volta do campo várias vezes ou jogaram futebol...

O que é que lhes apetece mais fazer quando saem? - provavelmente dormir - mas não podem porque têm aula de Karaté.

Assim cabe-me (nos) a ingrata tarefa de despertar os putos para o trabalho que tem de ser feito no Dojo, porque foi para isso que se inscreveram e é daquilo que gostam.

Pergunto:

Qual é a necessidade do Desporto Escolar para os atletas que fazem Desporto regular e federado?
Que rendimento desportivo tem um miúdo ou miúda depois de se estafar a correr á volta do campo para ocupar o tempo da aula de Educação Física?

Não pretendo tirar o mérito aos professores desta disciplina que têm tanta culpa disto como eu, o que pretendo é chamar á atenção das entidades que regem o desporto para a necessidade de haver uma cooperação com as entidades que disponibilizam o desporto ás populações (Associações, Clubes e outros) no sentido de canalizar a energia do atleta para aquilo que ele gosta no campo do Desporto, dispensando-o do desporto escolar.

Se o atleta comprova através da sua inscrição num Clube e da sua Federação que pratica regularmente desporto (inclusive até através de uma declaração emitida pelo próprio Clube ou Assoçiação), porque razão não deverá ser dispensado de uma actividade que apenas contribui para o esgotar fisicamente antes de chegar ao treino?

É claro que isto exige algum esforço por parte do governo, mas não seria uma medida inteligente?

Se calhar não temos tantos atletas de alta competição por razões deste tipo, não acham?

Pela minha parte reconheço que os miúdos até vão correspondendo mas reconheço-lhes algum sacrifício e acredito que, tecnicamente, também são prejudicados porque iniciar um treino já em situação de fadiga é tudo menos agradável.

O stress afecta as crianças da mesma forma que o adulto e o desporto deveria ser uma forma de combater esse stress e nunca uma fonte geradora de stress.

Deixem que o Desporto sirva os jovens e nunca que os jovens sirvam o Desporto!

José Ramalho

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A AKDK no Campeonato Europeu!

A AKDK estará representada no Campeonato Europeu, em Dortmund (Alemanha) com 6 karatekas. O Campeonato terá lugar neste próximo fim de semana. Após treinos intensivos de preparação, estes 6 jovens vão levar as cores de Portugal e as da AKDK num Campeonato a nível Europeu. Estaremos todos com eles, dando-lhes força e coragem para levarem a nossa imagem fora de Portugal.Aos Karatekas:

Nuno Santos
Daniel Costa
Hugo Leote
Joana Perdiz
Tiago Branco
Ricardo Baúto

Endereçamos em nome da AKDK, os votos de sucesso.
Boa Sorte...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Encontro de KYUSHO

O meu grande amigo Sensei João Ramalho vai novamente "brindar-nos" com mais uma aula de Kyusho. Desta vez será no Domingo pelas 10 da manhã (uma boa hora para ficar dorido!) no seu Dojo: Ginásio Clube da Amadora.
Infelizmente e por razões de ordem familiar (é verdade malta... a familia também merece!) não posso estar presente mas provavelmente o Carlos Ferreira lá estará em representação do Real/Hoshindo.
Vai-te a eles Carlos... que a força esteja contigo (bem vais precisar!)

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Começou a Época!

Pois é... o pessoal começa a regressar das merecidas férias e a "dar á costa".
Esta época começou com o regresso de uma grande parte do "staff" habitual e com bastantes novas inscrições. É bom sinal mas começo já a pensar onde vou conseguir meter a malta toda. Por este andar vou ter de fechar as inscrições mais cedo, especialmente nos infantis. Fico satisfeito com o facto do pessoal ter muito boa opinião do karaté no que respeita á formação dos jovens. Felizmente a classe médica também começa a reconhecer as "virtudes" da nossa nobre arte e a recomendar a sua prática pelas crianças. É sabido e indiscutível que, como disciplina formativa, o karaté é muito completo (é verdade, não sou eu a fazer publicidade!). Nós, os velhos "mestres" é que ficamos com a cabeça em água perante tanta energia... Bom, de qualquer modo, sejam bem-vindos ao Goju-Ryu - a Arte dos "sofredores"!

domingo, 9 de setembro de 2007

Fotos Nostálgicas...

Esta foto mostra os "cromos" do Real ainda miúdos. Temos a Ritinha (cinto azul) que está igual de cara, o David (cinto branco de olhar desconfiado) o Arnaut (cinto amarelo atrás da Rita) e o Luís costa a espreitar lá atrás... Espectáculo!

Fotos Nostálgicas...

Aqui é o Daniel (ainda cinto verde e muito puto), a fazer um mawashi geri para a fotografia.
Van Damme rói-te de inveja!

Fotos Nostálgicas...


O David, num estágio com o Sensei Higaonna no Norte. Este é o dojo do Sensei Moreira onde ficámos a pernoitar...

Fotos Nostálgicas...

Este puto é o meu David com a Liliana, nos tempos da Casa dos Belenenses... Bons tempos não foram?

Fotos Nostálgicas...



Este foi um treino que fizemos na Praia Grande há algum tempo. Eu era bastante mais novo (ainda tinha cabelo preto) e os meus putos...bem...eram mesmo putos!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ética e Disciplina

Uma das virtudes apontadas à pràtica das Artes Marciais, nomeadamente do karaté, é a Disciplina.
A disciplina é a forma de educar o karateka segundo a ética do karaté e os princípios inalienáveis da convivência humana.
A sociedade moderna vive frenéticamente. Os objectivos do ser humano actual são numerosos obrigando-o a uma luta diária num ritmo competitivo para os poder atingir. Nesta luta alguns princípios éticos são esquecidos ou deliberadamente omitidos, reflectindo-se este procedimento, nas normas de conduta do indivíduo.
É frequente os pais incutirem competitividade aos filhos porque acreditam que no mundo actual só se safam "os melhores". Ser competitivo é normal e saudável desde que não se caia no exagero, atropelando princípios que deviam ser a base do relacionamento harmonioso do ser humano. Ser competitivo ajuda-nos a superarmo-nos a nós próprios o que conduz á evolução, todavia este aspecto toma proporções por vezes, exageradas tornando-se frequentemente o único objectivo do karateka, levando-o a atropelar alguns princípios éticos interferindo seriamente com os direitos de outros.
As lutas de poder são uma constante e os meios usados para travar esta luta nem sempre são os mais honestos ou correctos. Esta luta começa nas Federações e nas Associações, onde os protagonistas são os pseudo-karatekas que exibem os Dan´s como troféus ou como "atestados de perfeição", sendo muito poucos os que reconhecem e aceitam que os verdadeiros valores da sua Arte não estão atados á cintura mas sim impregnados na personalidade do individuo sendo estes valores os verdadeiros e sólidos alicerces onde assenta o Karaté.
O professor faz... o aluno imita!
Ao mesmo tempo que se aprende a técnica, absorvem-se novos conceitos, novas idéias e diferentes opiniões. A conduta de um professor e a sua postura perante aqueles que se sujeitam aos seus ensinamentos serão sem sombra de dúvida o modelo que o aluno seguirá modelando a sua personalidade segundo a imagem transmitida. Isto representa uma responsabilidade de grandes dimensões pois como "mentores" somos em grande parte responsáveis por condutas menos próprias por parte dos nossos alunos se não lhes transmitirmos as regras a que todos os praticantes deverão estar sujeitos.
Pela minha parte sinto o peso tremendo desta responsabilidade e gosto de pensar que estou a contribuir para educar incutindo aos meus alunos os valores segundo os quais o Karaté se rege.
Sou instrutor de Karaté... não sou mestre. Gosto de ensinar o que sei mas peço aqueles que comigo treinam diariamente que me dêm a possibilidade de errar, porque errando aprendemos. Eu sou instrutor mas também sou aluno porque o processo de aprendizagem é contínuo, mas é essa afinal a riqueza desta fascinante Arte!
José Ramalho

sábado, 1 de setembro de 2007

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Segunda Feira vai-se dar inicio a uma nova época desportiva. O período de férias é também, um período de reflexão que conduz a uma auto análise.
Embora a época passada fosse algo conturbada com a saída de uma associação onde estivemos durante cerca de 20 anos e a criação de uma nova organização, fez-se muita coisa. Temos consciência que ficou muito por fazer e que, o que se fez, se poderia ter feito se calhar, melhor. Também temos consciência que tivemos que lidar com situações menos agradáveis de conflito o que nos fez dispersar as energias. A próxima época avizinha-se também trabalhosa, mas desta vez, podemos avaliar de forma mais racional e emocionalmente mais estável os resultados, podendo mais facilmente corrigir os erros.
Fizemos os primeiros exames de Dan e com eles, entraram no círculo de Yudanshas, novos valores. As potencialidades dos karatekas da AKDK são muitas e poderão ser postas ao serviço da Associação, logo de todos.
Precisamos do empenhamento de mais pessoas e da sua participação activa na vida da AKDK. Uma associação só pode sobreviver aproveitando todos os recursos, e colocando-os aos dispor e benefício de todos os associados.
Apelo assim á colaboração de todos em beneficio e proveito de todos.

A AKDK está aberta a sugestões e criticas desde que tenham uma base construtiva.

Todos os pontos de vista são válidos.

Vamos consolidar a nossa Associação, colaborando e participando activamente na sua vida. A AKDK foi fundada tendo como base a divulgação e a promoção do Karaté Goju-Ryu e também de outras actividades, mas isso só é possível com o empenhamento de todos.

Por vezes pequenas atitudes são grandes ajudas, por exemplo:

A inscrição imediata na Associação no inicio de cada época facilita a vida dos instrutores porque permite a imediata activação do Seguro Desportivo proporcionando maior segurança para o atleta e para o instrutor. Também permite uma gestão menos trabalhosa das quotas.

A participação nos Estágios e Competições é um factor importante na projecção da AKDK.

A participação voluntária nas actividades da Associação, sejam elas na arbitragem, nas mesas ou até na organização dos eventos é importante.

Espero que todos participem ajudando, porque só assim podemos melhorar e acelerar os procedimentos. O envolvimento dos atletas na vida da sua Associação cria também laços fortes de ligação e de amizade que são de grande valor.

Desejo a todos uma excelente época 2007-2008.

José Ramalho

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Álbum de Fotos...


Agora é mais fácil aceder ao Álbum de Fotos do Sapo onde estou a alojar fotos interessantes.

As últimas são dos primeiros exames de Dan realizados na AKDK realizador em Março. É uma recordação para aqueles que tiveram o privilégio de "inaugurar" os Exames de Dan desta nova Associação.

Para facilitar acrescentei um "link" directo para lá que se encontra na lista de endereços interessantes nesta página.
Também está lá um "link" para os meus videos onde incluí alguns pequenos clips dos exames de Dan. Dêem uma espreitadela.

Um abraço a todos!

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Alojamento de Fotos

Olá amigos!.
Por lapso deixei aqui um endereço de alojamento de fotos que não funciona. Como estou ainda a "gatinhar" nesta arte dos Blogs, é natural que faça borrada.
O endereço que me parece que está certo (e onde podem já ver as fotos do Sarau de 2007) é:

http://fotos.sapo.pt/satori

Tentem lá e se não conseguirem digam qualquer coisa, ok?
Abraços para todos...

sábado, 25 de agosto de 2007

O YUME DOJO FOI LIMPO!


Graças á disponibilidade de um grupo de amigos e karatekas, foi feita uma limpeza geral ao Yume.

A equipa deu ali "o litro"para pôr o Dojo de cara lavada. Foi espectacular como podem comprovar pelas fotos que se seguem.

Os meus agradecimentos a:


Rui Magalhães

Carlos Ferreira

André Mira

Daniel Ramalho

David Ramalho

Emil Enchev (Yuri)

Ana Gil (a minha "nora")


Obrigado pela ajuda!

Fotos do Sarau de 2007


Olá pessoal!

Compilei algumas fotos do Sarau do Real de Junho de 2007, e publiquei-as no Sapo. Se desejaram vê-las ou até copiá-las o endereço é:




Vão lá ver... estão giras.


Um abraço a todos

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Aproxima-se uma nova época...


Pois é amigos... o período de relaxe está a acabar! Aproxima-se o inicio da próxima época e com ele o retomar da actividade física. A inércia das férias tem o seu custo que se reflecte num decréscimo da condição física, a menos que se façam exercicios de manutenção (pessoal do Curso de Treinador: é o período de transição!).

Como as férias se fizeram para descansar é natural que o pessoal se entregu ao "dolce far niente" e passar os dias com os ossos no sofá a ver DVD´s ou a deliciar-se com o Dr. House.

Espera-nos uma época trabalhosa e por isso já estou a programar os treinos do inicio.

Espero-os em Setembro no dia 3 que é uma Segunda-Feira (querem melhor dia para começar?).

Até lá, aproveitem porque se está a acabar... no teu caso ó Peixoto, já acabou, mas tem lá paciência.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Limpeza do Yume Dojo

Meus amigos!
Para preparar o Dojo para a próxima época, comecei a dar uma lmpeza e a fazer alguns "arranjos". Esta tarefa não é fácial especialmente para um só (é preciso limpar os tapetes um a um, o que é lixado).
No próximo Sábado dia 25 vou para lá continuar nesta tarefa depois do almoço que é para não me dar o sono.

Se alguém quiser dar uma ajuda, será bem vinda. Contactem-me se não tiverem nada para fazer...

Façam de conta que são de Okinawa, e que faz parte do treino a limpeza do Dojo.

Um abraço de El Ramalho!

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Sondagem sobre a AKDK

Olá pessoal!
No fim desta página, do lado direito, está uma sondagem sobre o trabalho feito pela AKDK na época passada.
Se tiverem um bocadinho, respondam com a maior sinceridade ok? aqui ninguém se melindra com opiniões negativas se as tiverem... O que conta mesmo é a opinião de cada um que nos vai ajudar a perceber se a tarefa está a ser cumprida como deve de ser ou não.
Espero que participem...

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Temos treino hoje pessoal!

Ontem não pude dar o treino semanal de férias que tem sido sempre á quarta-feira, mas hoje lá estarei para quem quiser participar.
No Yume dojo, por volta das 20 horas. A malta que estiver diponível e quiser dar "uns sopapos" apareça. Eu lá estarei...
Abraços a todos e aos que não puderem vir, continuação de Boas Férias!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

As alegrias da paternidade...

Fui hoje informado por SMS que o Sensei Fernando Santos, um 3º Dan da "velha guarda" e um bom amigo, foi pai pela segunda vez de uma menina que se irá chamar Beatriz.
Sendo uma pessoa experiente na sensação única que traz a chegada de um filho bem como alguns de nós (não é João Ramalho?), não posso deixar de felicitar o Fernando bem como a sua esposa pela chegada da nova filha.
Desejo-lhes de todo o coração as maiores felicidades!
Um grande abraço amigo Fernando...

O Yume Dojo...


Aqui vai uma imagem do nosso Yume Dojo. Este é o nosso cantinho, ou seja, o nosso "Honbu Dojo".

Ao pessoal que queira ir conhecê-lo, digam qualquer coisa...


terça-feira, 14 de agosto de 2007

O Símbolo da Hoshin-Do

O meu grande amigo João Ramalho pediu-me para esclarecer os nossos queridos leitores relativamente ao significado do símbolo do nosso Clube.
Então é assim, pessoal:
O símbolo é composto por uma Garça (Branca, vá-se lá saber porquê) a lutar com uma cobra (aquele circulo vermelho, estão a ver?) e provavelmente a ganhar o combate, e a mostrar que tudo o que esteja relacionado com a boa da Garça é invencível (existe para aí um estilo de karaté que tem raízes nesta bela avezinha).
Os carateres do centro, adivinhem, significa... exacto: Hoshin-Do (é pá vocês são mesmo perspicazes!).
Assim temos a explicação do nosso emblema. Já agora, aquilo foi fruto da cabecinha inteligente do meu filho primogénito Daniel, o que prova que a inteligência e a criatividade passam de pai para filho, bem como a modéstia.
Se precisares de mais alguma explicação ó João manda sempre, e já agora obrigado pelas palavras de apoio a este modesto blog...
Um grande abraço...

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

1º Campeonato Nacional da AKDK

Realizou-se no passado mês de Junho, mais precisamente no dia 23, aquele que ficará na memória de todos como o 1º Campeonato Nacional da AKDK.
Foi um marco histórico com a participação de cerca de 250 atletas. Os meus meninos e meninas (do Real) portaram-se á maneira deixando aqui o Zézinho inchado de orgulho. Os putos são umas máquinas!
Aqui vão os nossos resultados:

Ana Afonso - 3º Class. Kata Ind.Fem. 9-10 anos
Rita Manteigas - 1º Class. Kata Ind.Fem. +16 anos
Ana Ramos - 3º Class.Kata Ind. Fem. +16 anos
3º Class. Kumité Ind. Fem. +16 anos
André Mira - 1º Class. Kata Ind. Masc. 11-12 anos
Hugo Pinto - 2º Class. Kata Ind. Masc. 11-12 anos
Gonçalo Mateus - 3º Class. Kata Ind. Masc. 11-12 anos
Mauro Magalhães - 2º Class. Kata Ind. Masc. 13-15 anos
3º Class. Kumité Ind. Masc. 13-15 anos
Manuel Menezes - 3º Class. Kata Ind. Masc. 13-15 anos
3º Class. Kumité Ind. Masc. 13-15 anos
João Saúde - 3º Class. Kata Ind. Masc. 16-17 anos
3º Class. Kumité Ind. Masc. 16-17 anos
Hugo Perdigão - 1º Class.Kumité Ind. Masc. 13-15 anos

A todos os participantes deixo aqui expresso o meu orgulho e satisfação pelo excelente desempenho.

Venha outra!!
A classe do meu Real Sport Clube está de férias. Tenho algumas saudades dos meus "meninos" e "meninas". Dão muito trabalho mas são fixes...
Só os verei em Setembro mas depois é um Non Stop pela época fora.

No Yume Dojo as coisa não estão totalmente paradas. Ás Quartas Feiras tenho lá ido dar um treinozito e o pessoal lá vai aparecendo. Pelo menos o Carlão não falha!

A malta está de férias mas vai lá umas vez por outra já que mais não seja para não se esquecer das Bunkai´s.

Na próxima quarta, se não for para fora, lá estarei... Aguardem pela SMS do costume deste vosso criado...

Um abraço a todo o pessoal da AKDK que está de férias, especialmente ao Sensei Álvaro de viagem pelo "velho continente".

Até breve pessoal!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan