segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Feliz Ano Novo!
Tal como no ano passado alguns dos meus alunos (e amigos) irão fazer a Passagem de Ano no complexo Desportivo do Real naquela magnifica sala onde estivemos no ano passado, espaço gentilmente cedido pela Direcção da "nossa casa".
A todos aqueles que não verei entretanto desejo com sinceirdade um Feliz Ano Novo!
HAPPY NEW YEAR!!!
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Birmingham - GKI 2008
À chegada ao aeroporto de Luton, um aeroporto que faz a Portela parecer o aeroporto de Frankfurt dadas as péssimas condições que proporciona aos passageiros, um frio de rachar e uma humidade que dava para criar trutas, lá fomos dormir no Hotel Ibis para no dia seguinte nos dirigirmos a Birmingham. Depois do Check-in no hotel batemo-nos com um "Chili com carne" picante como o caraças mas que não criou dificuldades a comer (especialmente ao nosso Manel que estava deliciado!). Lá fomos dormir para no dia seguinte fazermos um combate corpo a corpo com o pequeno almoço de onde saimos vencedores (pusemos o Manel e o Pavarotti á frente...).
A chegada a Birmingham foi por autocarro com o Manel apaixonado por uma loirinha de olhos azuis, o que tornou a viagem muito rápida para ele e penosa para nós que eramos observados ferozmente por uma velha carrancuda cada vez que abriamos o bico...
Chegados a Birmingham em cima da hora do treino, tivemos de engolir á pressa uma salsicha gordurosa e salgada com umas batatas fritas igualmente sebosas e lá fomos para o treino.
Já lá estava o Ricardo Pereira (mais conhecido pelo "Bonitinho") que nos acompanhou sempre e deu boleia até ao local de treino. Foi um prazer revê-lo e poder estar com ele a treinar.
Dormimos numa camarata com beliches onde o pessoal deu largas á sua ferocidade e instintos mais primitivos.
treinámos e visitámos a fábrica dos chocolates Cadbury onde enfardámos chocolate e fizemos algumas compras. Nesta visita desenrolou-se um "jogo" que constava em pisar projecções no chão em forma de rebuçado... o pessoal parecia um grupo de maluquinhos na hora do recreio.
Descobrimos um Pub chamado Oak Tree onde comíamos alguma coisa de jeito com desconto de grupo e fomos apresentados á cerveja Carling em doses de meio litro e da qual ficámos amigos inseparáveis até ao regresso.
O único senão desta aventura foi o roubo ao Centro onde estivemos alojados, primeiro ao dinheiro angariado pela venda dos bolos para ser dado a uma instituição de caridade e depois ao "laptop" do nosso colega da Suécia que deu direito a visita de polícia e tudo...
A viagem para cá foi um martírio com a mudança de comboios e o cheiro a caril a tornar a viagem de regresso lixada. Passámos a noite no Aeroporto de Luton que a partir da meia noite parecia um centro de refugiados com o pessoal a dormir no chão embrulhados no que podiam devido ao frio que se fazia sentir.
Chegámos finalmente a Portugal após uma viagem impecável (talvez porque a maioria veio a "partir cascalho" até a aterragem.
O saldo foi positivo - Bons treinos, boa companhia e muito divertimento - compensou certamente o mau tempo e os pequenos contratempos.
Brevemente colocarei á disposição do pessoal as fotos que recordam este grande evento... aguardem!
domingo, 16 de novembro de 2008
Notícias...
Com o treino centrado no Kihon e bunkai dinâmica de Gekisai deu para mexer os ossos e músculos com alguma intensidade.
Espero que de próxima vez o pessoal participe mais (nós prometemos avisar mais cedo...). A participação nos Estágios é fundamental para partilha de conhecimentos e interacção entre karatekas.
Estamos práticamente de malas aviadas para Inglaterra. O Winter Gasshuku está á porta e ansiamos por chegar á Britania para treinar com o Sensei James Rousseau o pilar da GKI
Acreditamos que podemos contribuir para o engrandecimento da GKI. O nosso nível técnico está em padrões altos segundo os comentários do Sensei Rouseau e vamos a Inglaterra com a intenção de aprender mas também mostrar o que sabemos.
Á chegada daremos notícias... pelo sim pelo não levo o Jorge Peixoto para achincalhar, o carlos para os perseguir em corrida se for necessário, o Manel para lhes mostrar que mesmo a levar porrada podemos er felizes e rir á maluca e, em ultima análise o Rui "Pavarotti" Valadas que se senta em cima do desgraçado que tiver a lata de dizer mal de nós - que tal como representação Lusa?
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Olá amigos!
Como diz o ditado: "a seguir á tempestade vem a bonança" e vamos levando a vida prá frente.
Estamos em preparação para a viagem a Inglaterra onde vamos participar no Winter Gasshuku da GKI.
Viagens, inscrições etc... enfim uma trabalheira.
O Real vai estar representado por 5 karatekas: Eu próprio, o Jorge Peixoto, o Carlos Ferreira, o Rui Valadas e o Manuel Menezes.
Esperamos além do treino ter oportunidade para nos divertirmos bué!
Até breve pessoal!
sábado, 4 de outubro de 2008
Acontecimento: Regata em Barcos Dragão na baía do Seixal, a convite do Sensei Marco Cruz.
Equipa do Real: José Ramalho, Daniel Ramalho, David Ramalho, Ana Gil, Jorge Peixoto, Orlando Peixoto, Rui Magalhães, Mauro Magalhães, João Garolas, Rui Valadas, André Jorge, Manuel Menezes, João Saúde, Carlos Ferreira, André Mira, Rita Manteigas.
Depois de um treino com o Sensei Marco Cruz sobre relva fresquinha, uma "seca" de quase uma hora de espera para a regata que afinal se realizava ás 18 e não ás 17 horas como tinha sido previsto.
Valeu a espera porque foi a "galhofa" total. Depois de ter escolhido um nome para o nosso team: TOUITSU KAI (giro, não?), os "mongas" da organização, como acharam difícil pronunciar, chamaram-nos Karate 2 (a equipa do Marco era Karate 1). Escolhido o elemento do Tambor - Rui "Pavarotti" Valadas, e o timoneiro - Marco Cruz, demos inicio á remação. O Pavarotti levou o tempo todo a tentar equilibrar-se no minúsculo banco do Tambor que desapareceu sob a sua generosa bunda - O Marco levou algum tempo a perceber o que é que tinha de fazer ao leme para a merda do barco virar e todos os outros tentavam remar ao mesmo tempo, tarefa lixada apesar dos "conselhos" constantes e persistentes do Sensei Orlando Peixoto que ainda ouço de vez em quando nos recônditos mais profundos da minha mente.
Não sei como, conseguimos ser apurados para mais uma volta e lá fomos lentamente, ter com os outros barcos cujas tripulações comentavam entre si a nossa "perícia" de navegadores observando admirados a precissão das nossas manobras e a "sincronia" dos remadores.
Resumo: acabámos em último como seria de esperar mas fizemos um "basqueiro" tal que fomos os mais notados. Molhados até á parte interior do umbigo (Especialmente o André que resolveu dar banho ao tambor e a si próprio, castigando-se por ter sido ainda pior quer o Rui Valadas) divertimo-nos á grande e rimos que nem uns malucos.
Nós somos assim... o karaté é apenas uma desculpa para sofrermos juntos, insultarmo-nos e rebentarmos com o cabedal...
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
TREINO DE INSTRUTORES E GRADUADOS AKDK
Aconselho vivamente a participação dos karatekas com estas graduações porque, além de fazerem um treino específico para as vossas graduações, fazem créditos de formação (necessários para futuras candidaturas a exame).
Este evento terá lugar na margem Sul em local a informar oportunamente.
APAREÇAM!!
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Os incógnitos que se escondem....
Não me sinto afectado pelas "bocas" deste "ser vivo" mas já começa a deixar pequenas lascas na minha personalidade já de si frágil e indefesa.
Assim deixo aqui o desafio ao referido senhor esperando que o seu cérebro de amiba o entenda:
Ou pára já com os comentários bardajosos ao meu (excelente) blog ou:
1 - um dia acorda sentindo um ardor no baixo ventre que acabará por perceber dever-se á extirpação traumática de um testículo.
2- Ao sair de casa tem um encontro com quatro elementos de uma banda de jazz que o fecham numa sala e o "presenteiam" com temas da Dulce Pontes executados em instrumentos de sopro.
3 - Ao chegar ao treino amarro-o e obrigo-o a assistir a um treino exclusivo de flexões de braços, impedindo-o de participar (sendo o exercício da sua predilecção, o sofrimento será terrível)
Espero que o aviso seja levado em conta e que as suas precauções tenham a dimensão da minha fúria.
José Ramalho - Instrutor de Karaté e futuro instrutor de boas maneiras.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Bom regresso aos treinos!
sábado, 30 de agosto de 2008
Back to Work!
No mês de Setembro as aulas do Real terão um horário um pouco diferente devido aos meus compromissos profissionais.
Infantis - Terças e Quintas das 19.45h ás 20.35 h
Juvenis - Segundas, quartas e Sextas das 19.45h ás 20.45h.
Seniores - Segundas, Quartas e Sextas das 20.45h ás 22.00h.
Em Outubro retomarei o horário normal.
Vamos ao trabalho....
domingo, 24 de agosto de 2008
A Revista do Ano...
sábado, 23 de agosto de 2008
Encontrei este pequeno vídeo onde se vê o André Mira a desempenhar o Kata Gekisai Dai Ichi. É espantosa a diferença que já faz, embora continue um puto. Aqui aparece com "carinha de bébé" mas já com um ar compenetrado.
É engraçado guardarmos estes pequenos clips porque depois nota-se uma diferença abismal nos miúdos, como é o caso.
Aqui fica o registo...
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Até que enfim uma Medalha de Ouro!...
Foi um grande feito e as lágrimas que verteu ao saber da vitória foram sinceras de orgulho e satisfação.
É bom saber que temos grandes atletas que, gostando também decerto de "caminha" treinam árduamente para conseguirem chegar até á vitória.
Sendo o Karaté a "menina dos nossos olhos" não podemos deixar de felicitar este grande atleta e o seu treinador.
Parabéns Nelson!
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Ginástica Localizada... fixe!
O Ricardo mostrou que sabe da coisa e proporcionou-nos uma aula de muita qualidade. Brevemente irei marcar uma acção de formação dada por ele com vista a melhorar o trabalho muscular no treino de karaté. Espero que o pessoal apareça.
As fotos estão no álbum como de costume mas também passam no Slideshow aqui ao lado...
Obrigado Ricardo... foi muita fixe!
Os treinos de Verão...
Vencendo a preguiça gerada pelo "dolce far niente", o pessoal tem aparecido o que tem sido uma satisfação para mim. Fico muito satisfeito de ver o pessoal com vontade de treinar mesmo em período de férias, e suar com gosto.
Ontem foi um desses treinos em que o pessoal se empenhou e até embaciámos os espelhos, o que mostra bem a energia destes bravos karatekas.
O nosso grupo continua a ser coeso e participativo o que me deixa muito satisfeito. Hoje temos uma aula de "abdominais e exercicio localizado" dada pelo Sensei Ricardo Arnaut. Será uma aula diferente o que é bom. Espero que o pessoal apareça - eu pelo menos faço conta de lá estar.
Até á próxima!
sábado, 9 de agosto de 2008
domingo, 3 de agosto de 2008
A Descida do Rio...
sábado, 2 de agosto de 2008
Fim de Semana...
Lá demos um bocado ao físico o que foi porreiro. A ver se prá semana arranjo mais um treino já que mais não seja pró pessoal não se esquecer do meu nome.
Amanhã vamos a uma descida de rio em Kayak, organizada pelo "atleta do ano" o Rui Valadas (vulgo Pavarotti).
Lá temos de nos levantar cedo como o caraças mas tem de ser. Vai ser fixe até porque vai o Peixoto para avacalhar o evento. Depois dele lá ir aquilo não vai ser o mesmo...
Enfim, vou tirar umas fotos e depois aqui as deixo para o pessoal curtir.
Até breve e Bom fim de Semana!
segunda-feira, 28 de julho de 2008
A Nova Sede da AKDK!
quinta-feira, 24 de julho de 2008
As fotos do Gasshuku...
http://picasaweb.google.pt/satori1159/SummerGasshuku2008
Cliquem e vejam. Algumas estão um bocado tremidas mas sabem como é... não sou fotógrafo. De qualquer modo dá para ver o excelente Estágio.
Enjoy!
sexta-feira, 18 de julho de 2008
O Troféu propriamente dito...
De corpo escultural, empunhando uma espada e com cara de "alien", a estatueta que foi entregue ao Rui Valadas (embora o Manel também esteja entre os candidatos) representa os maus tratos que o Peixoto infligiu a este karateka (O Rui) durante toda a época (ou terá já começado na anterior?).
O tamanho do Rui tem aumentado nos ultimos tempos mas já não tem a ver com a sua "estrutura maciça" - aquilo é também inchaço traumático.
Esperamos que a coisa piore...
quarta-feira, 16 de julho de 2008
O Site que faltava!
segunda-feira, 30 de junho de 2008
Um grande Estágio!
O que há a dizer? - Que foi um bom Estágio, que treinámos intensamente, que tivémos tempo para um saudável convivio, que tivémos a oportunidade de constatar a enorme "bagagem técnica" do Sensei James Rousseau e seus assistentes.
Com treinos de 4 horas (para os cintos negros de 5 horas!) desfilámos pelo kihon e pelos Katas passando pelo kumité. Houve de tudo. A capacidade de adaptação do treino aos mais pequenos foi excelente porque não descurou o treino dos adultos.
Para mim, o aspecto mais positivo de todos (e foram muitos) foi a simplicidade manifestada pelo grupo de Instrutores que auxiliou o Sensei James Rousseau. Incansáveis e duma simpatia irradiante, estes mestres souberam proporcionar-nos momentos de verdadeiro karaté sempre com uma nota de humor. O Sensei James conseguiu proporcionar uma "viagem" ao tempo em que os mais antigos começaram a treinar - Algumas técnicas por ele corrigidas já as faziamos assim antes de ter havido alterações mais recentemente por parte da IOGKF.
Sem querer fazer análises de quem está certo e quem está errado (até porque não tem já interesse) foi bom fazer as coisas ´"á moda antiga".
Insistindo na forma base o Sensei James Rousseau mostrou ser um Grande Sensei - Analitico e perfeccionista sem perder o sentido de humor.
Venho satisfeito e aqueles que me acompanharam (A comitiva do Real foi de 23 pessoas entre karatekas e familiares) manifestaram também o seu grande agrado.
A organização deste evento estava excelente - aproveito aqui para agradecer ao Sensei Moreira, ao César e sua simpática irmã Carmelita por todo o apoio dado ao nosso grupo e pela "trabalheira" que tiveram - o esforço foi compensado: Foi um Grande Estágio.
Na parte mais lúdica tivemos a futebolada jogada nas tardes e o magnifico churrasco organizado pelo amigo Jorge Carvalho e assistido no grelhador pelo "tostado" João Gouveia, realizado no pátio do alojamento dos Missionários Combonianos onde pernoitámos juntamente com um galo "tenor" a cantar ao despique com outro "soprano" com o fundo musical de alguns zumbidos de melgas, mas que tem umas instalações magnificas.
O Carlos Ferreira recebeu o seu merecido Diploma de Shodan durante o Sayonara Party, que foi um dos grandes momentos.
Feito o balanço, valeu a pena. Foram 4 dias muito bem passados a fazer aquilo que mais gostamos - treinar bom karaté e conviver uns com os outros.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Aí vamos nós!
Muitas espectativas e o desejo de treinar com gentes de outros lugares levam-nos ao Norte do País. A organização deste estágio está a cargo da associação do Sensei antónio Moreira, nosso colega e amigo da "velha escola". Também estará presente o grupo de karatekas belgas da Sensei Mieke Verschueren que se juntou ao grupo da GKI após saída da IOGKF por razões idênticas ás nossas, estando agora a trilhar o seu próprio caminho.
O grupo do Real é composto por cerca de duas dezenas de karatekas, uma boa representação desta nossa casa.
No regresso deixarei aqui as "crónicas" desta odisseia...
Até breve pessoal!
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Enfim...o descanso!
A seguir vamos de viagem para o Summer Gasshuku na Maia onde iremos treinar 4 dias sob a direcção od Sensei James Rousseau, Instrutor Chefe da GKI, organização que nos acolheu no seu grupo.
Depois de tudo isto, entramos no periodo de férias. Foi uma época, para mim, especialmente cansativa (até porque a idade não perdoa!) pelo que esta interrupção será com certeza retemperadora de forças.
A todos os que, de uma forma ou de outra, me ajudaram na tarefa de "gerir" as classes de karaté quero aqui deixar expressos os meus agradecimentos.
Em termos associativos, a proxima época primará certamente pela reorganização.
A todos desejo Boas Férias!!!
quinta-feira, 12 de junho de 2008
O insaciável Shinjo...
- Bom dia Shinjo... em que te posso ajudar? - Mestre - respondeu Shinjo impressionado com a percepção sensorial do seu Mestre - sempre que estou no treino sinto que a minha técnica não está bem e preocupa-me o facto de o Mestre não me corrigir. Estou triste porque penso que o Mestre não se preocupa comigo!...
- Está errado, Shinjo - retorquiu o Mestre - Sei que és suficientemente inteligente para perceber que o caminho para a compreensão da técnica é a sua interiorização. Acredito na tua capacidade para atingir a percepção do pormenor em cada técnica sem que eu te indique constantemente o caminho. Tu, mais que ninguém, mereces essa recompensa; compreender profundamente o significado de uma técnica sem indicação de outra pessoa é um estado de iluminação superior que a maioria deconhece mas que acredito teres em ti. Só o facto de me questionares neste momento é sinal que não me enganei acerca de ti - és sedento de conhecimento e ansioso pela perfeição. Ao deixar que percebas por ti a rezão das coisas, estou apenas a reconhecer-te capacidades excelentes para seres um grande karate-ka e, no futuro, um grande Mestre. Se perceber que te desvias deste caminho, então, intervirei.
Não deves esquecer-te no entanto, do caminho que traçaste para atingir este estado, palmilhado na estrada da humildade e do respeito.
Fazendo uma vénia ao velho Mestre, Shinjo, percebendo a mensagem, retirou-se sem dizer palavra deixando Miyamoto imperturbável mas agora esboçando um leve sorriso que espelhava o orgulho que sentia na dedicação do seu discípulo.
quinta-feira, 5 de junho de 2008
A visita ao Museu do Oriente...
Os "miúdos" adoraram a oficina das Máscaras e os outros ficaram deslumbrados com a colecção do Museu.
Apesar de tudo conseguimos pôr o pessoal a treinar pelo menos meia horita onde conseguimos que os pais executassem algumas técnicas de defesa pessoal.
Em resumo, foi muito bom. Assinalámos o assim o dia. A todos os que tornaram possível a realização deste passeio, os meus agradecimentos. Aos meus graduados que deram uma ajuda no treino também obrigado.
Continuaremos com actividades deste e de outro tipo sempre que seja possível.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Vou treinar, ou não?...
Não... se calhar encaixo o patinho, refastelo-me no sofá e assisto aos resumos do futebol. Isto também é treino, ou não? - É preciso uma digestão com muito "kime" para levar a cabo esta tarefa.
Isto de treinar quase diariamente é p´ra malucos! para quê? São sempre os mesmos Katas e as Bunkais, o randori acaba sempre da mesma maneira - O Sensei a emprestar o Spray para as dores e o pessoal a suceder-se uns aos outros a cair.
Não há "psique" que aguente. Além disso basta um gajo faltar dois dias ao treino que o corpinho começa logo a reivindicar mais descanso e nestas coisas de mensagens do corpo há que levar a sério.
Já conheço aqueles gajos todos melhor que a familia porque estou com eles mais tempo que com os meus. Isto até começa a parecer suspeito - um gajo preferir a companhia de outros gajos suados a encostarem-se a nós por dá cá aquela palha.
Em suma... tenho de respensar a minha vida - o Karaté pode ser nocivo para a saúde.
Não... se calhar vou tentar mais uma vez... se calhar isto é um ataque de "calanzisse" (acto ou sensação de preguiça) e se calhar devo lutar contra isso. Se calhar as dores no corpo são normais e preciso de treinar mais (será?). Se calhar arroz de pato á noite faz mal! - Se calhar o sofá prejudica a coluna!...
Se calhar é melhor ir treinar!...
terça-feira, 20 de maio de 2008
O "DO"
A diferença entre karate e karate-DO não é muito perceptível pela maioria dos praticantes. Sabe-se que alguns estilos apresentam a seguir ao seu nome, o nome da arte (karate) seguido da terminação DO. Se perguntarmos a um aluno o que significa o DO o mais provável é obtermos uma resposta negativa.
O que é afinal o DO?
Não é de resposta fácil esta questão, porque mesmo conhecendo o significado da expressão (DO significa - a via, o caminho) este conceito poderá ter valores e significados diferentes dependendo do individuo, da escola e até da vertente de karate que escolheu para si.
A meu ver, cada um tem o seu prório DO na arte e não tem necessariamente de corresponder a algum padrão que alguém tenha definido - ele é o "seu" DO, ou seja, o seu caminho. Este caminho é a sua prórpia visão da arte que faz parte da sua vida. Diz-se que quando o karate se interioriza, ele está presente em todos os momentos da vida, condicionando a nossa mente e o nosso corpo - este á para mim, o conceito real do DO. é a "modelagem" que o treino consecutivo da arte produz no nosso ser.
Somos todos diferentes e todos temos decerto "caminhos" diferentes a percorrer no karate - esta é afinal a razão, a meu ver, da diversidade e riqueza dos estilos: São interpretações pessoais do karate que se transformam em visões diferentes - não é isto seguir o seu caminho?
Cumprindo os rituais de treino que nos foram ensinados e atingindo um nível elevado de pesquisa e entendimento percorremos o nosso DO. E esta continuidade é afinal, a nossa vida.
terça-feira, 13 de maio de 2008
Museu do Oriente
Gostei bastante da exposição e fiquei agradado ao ver que além da própria exposição, existem actividades ás quais se pode assistir (embora seja por marcação e sejam poucos os lugares para cada uma) tais como: Ikebana (Arte dos arranjos florais); Cerimónia do Chá, Tai Chi Chuan, etc...
Estou a organizar uma visita com os meus alunos porque acho que vale a pena. Todo o Continente Asiático está representado com máscaras, trajes, cerâmica e todo o tipo de artesananto.
Recomendo vivamente... vão ver!
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Cansaço de Fim de Época
Este "fenómeno" é igual para adultos e para crianças, embora com origens diferentes. Nós, como instrutores, também sofremos este efeito; os que são profissionais e os que desempenham outras funções além do ensino de karate.
O mês de Junho que se avizinha é farto em Demonstrações, Saraus etc. o que vem agravar o stress. Cabe-nos, como de costume, "encaixar" a dose e aguardar ansiosamente pelo período de férias.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Cinto Castanho - Graduado ou não?
segunda-feira, 21 de abril de 2008
Mais uma Acção de Formação...
sexta-feira, 18 de abril de 2008
Novo Logotipo da FNK-P
quinta-feira, 17 de abril de 2008
Vem aí um grande Estágio...
Organizado pela Associação do Sensei António moreira, este Summer Gasshuku vai ter lugar na Maia entre os dias 26 e 29 de Junho. É um Estágio que significa muito em termos curriculares para um karateka, pelo que aconselho vivamente a participação de todos os que o possam fazer.
A malta da AKDK já está em preparativos para este evento. Participem!
terça-feira, 15 de abril de 2008
Olá pessoal do Goju Ryu (e não só!)
o link é: AKDK.FORUMEIROS
Abraços a todos.
Pensamento do dia: "nunca pises uma carochinha... não sabes o tamanho do pai dela"
sábado, 12 de abril de 2008
Cá estou eu outra vez!
Com a companhia do meu filho Daniel, lá fomos para o Complexo Desportivo de Almada (local onde "sofri" as amarguras do 9º Curso de Treinador Nível 1).
Os temas foram muito bem explicados havendo uma participação activa de alguns dos participantes. O unico inconveniente foi o calor que se fez sentir apesar dos dois aparelhos de ar condicionado ligados.
Estas acções de formação são muito importantes para a formação dos karatekas e é muito bom ver que existem bastantes karatekas interessados na sua formação. A FNK-P está também de parabéns pela organização destas formações que muito contribuem para a evolução pessoal e tecnica dos karatekas. Venham mais!...
Ah é verdade... tinha-me esquecido de emendar a graduação do Sensei Nuno Santos no cabeçalho do Blog para o seu recentemente adquirido (e bem merecido) 4º Dan. Valeu-me a chamada de atenção do Jorge Peixoto que está sempre atento e estes pormenores (obrigado Jorge... és um bacano!).
De qualquer modo renovo aqui os parabéns ao Nuno pelo seu 4º Dan.
terça-feira, 25 de março de 2008
No final do Estágio com o Sensei Leonard Sim, realizaram-se os primeiros exames de Dan no seio da GKI.
Estes exames primaram pela exigência técnica (que é afinal aquilo que é preciso demonstrar). Em termos físicos o exame exigiu apenas "estofo" para desempenhar todos os katas para a graduação em ritmo e força tal como devem ser executados. Sem interrupções, todos os katas foram executados com o rigor que lhes era exigido.
Os exames de graduação, em especial os de Dan, devem ter como finalidade, a demonstração daquilo que se sabe e a sua execução correcta. Exames em que se dá principal ênfase á condição física deixando para segundo plano o factor técnico, não têm, a meu ver, sentido. Todos nós temos diferentes compleições físicas e diferentes graus de resisência - isso significa que não temos condições para adquirir uma graduação de DAN?. Ser fisicamente superior mas tecnicamente inferior é o mais correcto para chegar a esta graduação?.
O desempenho e o conhecimento tecnicos são fundamentais no candidato a Dan. Todos conhecemos decerto algum brutamontes que, de peito inchado, executa técnicas incorrectamente - será este "artista" um verdadeiro Dan?
Gostei do que foi exigido neste exame e como foi exigido. O próprio kumité foi executado com respeito pela integridade fisica do parceiro não havendo aqui tentativas de "magoar" para mostrar que se é "o maior".
O Sensei Leonard Sim teve o cuidado de explicar que queria ver técnica e não brutalidade, no inicio do kumite. E foi assim que se fez. E foi assim que se realizaram com êxito estes exames. E foi assim que a AKDK ganhou mais Dans - merecedores da graduação e podendo dizer orgulhosamente que cumpriram a sua missão - mostrar o que sabiam e sabem.
Estão todos de parabéns tanto eles como os seus instrutores, e afinal também a AKDK.
Sejam bem vindos ao grupo dos Yudanshas!
Pensamento do Dia: "mostra o que sabes e revelas o que vales..."
sexta-feira, 21 de março de 2008
Boa Páscoa a todos!
Desejo a todos um boa Páscoa e fico a aproveitar estes dias de descanso até 2a feira, dia em que nos voltaremos a encontrar no Dojo.
Saudações a todos e até breve...
Pensamento do dia: "lavem tudo o que comam!..."
sexta-feira, 14 de março de 2008
Grande Estágio!...
domingo, 17 de fevereiro de 2008
A importância do Currículo
Espero vê-los lá...
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
Estágio Técnico com Sensei Leonard Sim - 7º DAN
Apelo a todos para participarem neste evento que se reveste de grande importância curricular.
PARTICIPEM!!!
domingo, 10 de fevereiro de 2008
Fotos do Kangeiko
Dêem uma olhada... As minhas desculpas pelo atraso.
Boa Semana.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Kangeiko 2008...
Desde treinos de defesa pessoal passando pelo kumité, kihon e sequências de combate, os treinos foram excelentes. Esperamos poder repetir a experiência. A todos os que participaram (da casa e de fora) agradeço a sua presença e o clima de boa disposição que souberam partilhar.
As fotos estão a carregar para o álbum e estão á disposição de todos.
Saudações e até á próxima.
José Ramalho
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
KANGEIKO 2008
QUANDO REGRESSAR A CASA COLOCAREI AQUI AS FOTOS E FAREI O MEU RELATO FINAL DO EVENTO. ATÉ LÁ, FIQUEM BEM...
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
O tradicional Yoko Tobi Geri...
sábado, 19 de janeiro de 2008
Curso de Treinador de Nível 1
sábado, 12 de janeiro de 2008
KANGEIKO 2008
PARTICIPEM!!
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
Fim de Ano 2007 no Real...
HOSHIN-DO PORTUGAL
HOSHINDO PORTUGAL
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:
José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan