terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Feliz Ano Novo!

Contra todas as previsões que anunciam uma crise sem precedentes, não posso deixar de manifestar com todo o optimismo, os desejos de um Ano Novo cheio de prosperidade e felicidades.
Acredito na capacidade (já demonstrada por inúmeras vezes) de resistência e adaptação do povo Lusitano que, apesar de viver num país pequeno (em dimensões geográficas), de ter um dos governos mais incompetentes e de viver no meio de gente corrupta, vai sobreviver.
BOAS FESTAS!!!

sábado, 25 de dezembro de 2010

O verdadeiro Natal!


Nesta altura do ano, apesar de não partilhar com a maioria a crença que envolve a origem do Natal, não deixo de considerar que a época natalícia vai buscar o melhor de nós, apelando para uma maior proximidade entre famílias e amigos. A amizade e a solidariedade devem ser cultivadas todo o ano e não apenas no Natal mas é bom saber que, pelo menos nesta altura, as pessoas se tornam um pouco mais tolerantes, solidárias e amigas.
É muito bom ouvir o sinal de mensagem no telemóvel repetidamente a tocar, anunciando a lembrança de mais um amigo que deseja, nesta época, reafirmar a sua amizade. Sou um indivíduo que preza acima de tudo a amizade e a dedicação e, neste Natal, gostaria de deixar aqui expressa (mais uma vez porque nunca é demais) a minha enorme satisfação pelo grupo de amigos que, ao longo dos anos, fui conseguindo. No emprego, no Karate, em suma... em toda a minha vida. Alguns destes amigos foram-se afastando por contingências da vida pessoal de cada um mas não deixam, nesta altura, de me enviar uma mensagem que prova, acima de tudo, que não se esquecem da amizade. Não há nada melhor! Alunos, colegas treinadores e amigos de outras "artes" não deixaram passar em branco este momento para expressarem a sua amizade através das inúmeras mensagens e telefonemas e isso, é muito valioso para mim. Não sou católico mas acredito nas pessoas e no seu "Deus" que, para mim, é o seu carácter, a sua bondade e acima de tudo, a sua lealdade.
Nestes últimos anos muita coisa aconteceu na minha vida de karateka - atribulações que envolveram saídas e entradas de associações e conflitos com pessoas com as quais, a dada altura, deixei de me identificar mas, essa parte da minha vida, embora saiba que nunca será apagada, será pelo menos "arquivada" pois apenas pretendo dedicar toda a minha energia com as pessoas que o merecem e neste momento, estou numa Associação que de facto me representa e a qual eu me orgulho de representar onde quer que vá. Sou afortunado por poder contar com a amizade de instrutores que são mais do que isso... são amigos incondicionais - João Ramalho - o nosso presidente e o amigo com o qual partilho muitas opiniões, Marco Cruz - O homem essencial para chamar a atenção para algumas falhas mas que todos sabemos querer melhorar o nosso trabalho. Tem sido um contributo precioso - Jorge Quaresma - O "calmeirão" com o qual gozo imenso nas minhas postagens mas que sabe ter o meu enorme respeito como homem e como Instrutor - Armando Inocentes - O senhor que me apresentou à nobre arte do Goju-Ryu fazendo-me abraçar aquela que seria uma das partes mais importantes da minha vida. Nuno Santos - o "puto" que vi crescer e transformar-se num homem excepcional e num treinador dos mais competentes que já vi sempre mostrando uma tranquilidade de espírito fabulosa. Menciono estas pessoas mas mais (felizmente) existem. A todos os meus alunos que são os amigos com quem privo mais tempo e aqueles que quase diariamente aceitam o pouco que tenho para lhes dar dando-me em troca a sua amizade, dedicação e lealdade.
O Natal tem, por isso, um valor acrescido porque nos faz lembrar mais daqueles com quem partilhamos a vida, tristezas e alegrias - mas não é isso que constrói e consolida a verdadeira amizade?
Rancores? Faço por não os ter mas mentiria se dissesse que não me desagradam as invejas e as intrigas... claro que não gosto que alguns conduzam as suas vidas como uma cruzada contra aqueles que apenas querem seguir o seu caminho e que tiveram a coragem de alterar os seus rumos. Claro que não pactuo com a mentira e a arrogância. Claro que não aceito alimentar "egos" do tamanho de catedrais. Preocupo-me agora e apenas com os verdadeiros amigos, aqueles que apontam o dedo dizendo "isto não está bem!" com única intenção de melhorar e não apenas destruir opiniões só porque não são as suas, porque as suas opiniões são construtivas!

Assim, a todos os que fazem parte da minha vida e que contribuem para me tornar um ser humano melhor... FELIZ NATAL!

sábado, 18 de dezembro de 2010

A estupidez ao serviço de todos!

A gente que habita este País não deixa de me espantar! Eis o que me aconteceu no final da semana passada:
No caminho da estação do Areeiro onde saio do comboio até ao emprego passei por um banco de jardim que se situa em frente a uma agência do BES na Praça de Londres. Olhei casualmente para o referido banco e deparei com uma chave de automóvel e comando de alarme esquecidos sobre ele. Alguém que ali se sentara as esqueceu. Agarrei no porta chaves que incluía, além da chave e do comando, uma etiqueta de código de barras do Continente (para acumulação de descontos), uma outra etiqueta da BlockBuster (Aluguer de videos) e uma pequena chapa metálica com um número de 5 dígitos.
Assim que cheguei ao emprego, ciente da aflição que a pessoa deveria estar a sentir ao dar pela perda da chave, tentei, através dos elementos que dispunha, contactar quem as perdera.
Fui à Internet e descobri que a Blockbuster já não opera em Portugal. Aqui, assunto arrumado! Agarrei na etiqueta do Continente e contactei o departamento desta grande superfície que faz a gestão de clientes do cartão. Sabendo que não podem ser facultados os dados associados ao cartão (o que compreendo perfeitamente) solicitei à funcionária que, através do número do cartão, entrasse em contacto com a pessoa facultando-lhe o meu contacto no sentido de lhe ser restituída a preciosa chave... fácil, não é? Errado! A enfadada funcionária comunica-me para meu enorme espanto que não havia contacto nenhum do cliente associado ao cartão. Eu próprio sou detentor de um desses cartões e lembro-me perfeitamente do enorme questionário em que só faltava declarar a cor das minhas cuecas... não tem número de telefone? Estão a brincar comigo? Assumi logo que o "problema" dava muito trabalho e era preferível ignorá-lo.
Desiludido mas não derrotado e ainda com o meu sentido cívico e solidariedade no seu auge, fui novamente à net e consegui o contacto da Mitsubishi (marca de automóvel a que correspondia a chave...esperto eu, não?) e liguei. Atendeu-me um funcionário da referida marca, solicito e amável (se calhar pensando que eu queria comprar um carro!). Expliquei-lhe a situação ao mesmo tempo que ouvia o seu "silêncio". Mencionei a "chapinha numérica" perguntando se o número de 5 dígitos constante na mesma se referia à identificação da chave - confirmado! Sim senhor é essa a identificação da chave. Esbocei um largo sorriso pensando - Porra, consegui! Mas não... muito profissionalmente fui informado que não só não podiam facultar os dados do cliente (isto eu já sabia) como não poderiam informar o cliente porque isso é considerada uma violação de um segredo imposto pela firma!!! Passei-me! Só me faltou chamar-lhe "pai". Disse-lhe estar estupefacto com a falta de sensibilidade e colaboração, não para comigo mas para o cliente que perdeu a chave! O homem, respondeu que, iria tentar saber então de quem se tratava e que me comunicaria o resultado da sua pesquisa. Nunca mais me ligou! Em suma... neste país, os "burocratas de merda" que ocupam lugares provavelmente mais bem desempenhados por pessoas de melhores valores e ética, emperram toda e qualquer tentativa de resolver um (minúsculo) problema. Neste momento, alguém vai ter um enorme transtorno ao ter de mandar fazer uma nova chave (o que custa um balúrdio) ou a mudar a fechadura do carro (um balúrdio ainda maior) porque uns seres miseráveis e burocratas se estiveram a c.... para o assunto.
Desejo sinceramente que uma situação idêntica lhes aconteça mas rezo para que estejam em Vila Real de Trás-os-Montes durante as férias da Páscoa e que deparem com uns mentecaptos iguais a eles próprios.
É nestas alturas que penso que a raça Lusitana está abaixo da classe das amibas...

Nota final: Ainda tenho comigo a referida chave mas não sei o que mais posso fazer para que ela chegue às mãos do seu proprietário... resta esta humilde postagem... se souberem de alguém que esteja nesta situação, por favor informem-no. Obrigado pelo vosso tempo. Ah... e se quiserem comprar um carro, esqueçam a Mitsubishi porque pelos vistos... depois do carro vendido estão por vossa conta. E já agora, quando subscreverem o Cartão Continente e lhes derem aquele enorme questionário perguntem para que serve... se calhar vão ter uma surpresa! Eu mandava-os meter o questionário num sítio "onde o sol não brilha"!

Boas Festas a Todos!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Personagem Mistério...

Na época festiva que estamos a atravessar vamos lançar um concurso de cultura geral - Concurso do Personagem Mistério.

Apresentamos a foto à esquerda e colocamos a pergunta: Quem é o personagem na foto?

Das respostas apresentadas deverá seleccionar aquela que pensa ser a correcta

1 - Bill Gates na sua juventude

2 - Um vendedor de electrodomésticos demonstrando um novo modelo de óculos 3D

3 - Serafim Saudade

4 - O filho de Mestre Pey, o fundador do estilo Pey-Do

5 - O Mestre "Coiso" tão venerado pelo João Fróis.

6 - Ted Bundy o Serial Killer famoso dos anos 70

A Resposta certa será contemplada com uma estadia de 1 semana num Complexo Hoteleiro do Cartaxo.

Participa!!!


domingo, 12 de dezembro de 2010

Êxito comprovado!



Foi no passado Sábado que se realizou a anunciada Conferência Perspectivas sobre Ética Desportiva - que verdade Desportiva.
Tendo tido como cenário o magnífico auditórioa da Junta de Freguesia de Alfragide, e como prelectores o Mestre Armando Inocentes, o Dr. Vitor Ferreira e o Dr. José Manuel Meirim.
Os temas tratados nesta conferência, sempre reais e actuais, foram debatidos com um entusiasmo e um conhecimento extraordinários, fazendo luz sobre assuntos "quentes" como o Dopping, o terrorismo desportivo, e o Caso Carlos Queiroz, este ultimo repleto das maiores "perversidades".
Estou cada vez mais adepto deste tipo de acções porque sinto que se adquire uma perspectiva diferente sobre o Desporto e tudo o que o rodeia.
Esta conferência teve uma participação de 35 elementos que geraram entre si e os orientadores uma dinâmica de debate muito rica.
Estão, portanto, de parabéns os organizadores pelo êxito alcançado com este evento. Foi pena terem ficado lugares vazios na sala porque decerto, cada um deles, representa um treinador ou karateka que perdeu uma oportunidade de excelência para o seu enriquecimento tanto pessoal como profissional.
Sensei Armando Inocentes - Parabéns! Estamos à espera de mais!!!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Formação "forçada"...

Todos nós estamos a par de nova legislação que traz ao Treinador algumas "obrigações". A formação começa a ser obrigatória e o treinador tem de se munir dessa ferramenta se quiser continuar a dar aulas.
A FNK-P tem sido o motor dos cursos de treinador e é neste ponto que alguma estranheza tem havido pela sua inércia há algum tempo, neste campo. Toda a gente se tem interrogado porque não têm havido cursos de Treinador, tendo em conta o número elevado de treinadores que necessitam dele para manter funções.Provavelmente
Eis que de repente, aparece vindo do nada, uma catadupa de cursos de treinador - com um aviso de 3 dias de antecedência e a inscrição a ter de ser feita "à pressão" mas... com o limite de 40! Pois é... apesar de haver um número enorme de treinadores à espera, só alguns é que terão o privilégio de participar. Mesmo estes têm de ser muito rápidos, terem tempo de sobra para incluírem nas suas vidas um Curso de Treinador " avisado no momento". A selecção dos candidatos não sei como será feita mas tenho uma ideia. Eu próprio já estive numa associação que fez a sua própria selecção preenchendo as vagas disponíveis como quis.
A necessidade de "enfiar" cursos de treinador no ultimo mês do ano, numa altura impensável, com vagas ridiculamente escassas e com um aviso de 3 dias é que não me entra na cabeça. Apesar dos avisos para a necessidade de serem feitos cursos de treinador (O Armando Inocentes várias vezes referiu isso no seu blog) e da necessidade da FNK-P sair da letargia nada se fez. De repente... zás! Cursos de Treinador num parto de cesariana de emergência.
Não é assim que se fazem as coisas. Não é desta forma que a FNK-P representa todos os associados, porque só alguns (provavelmente os mesmos de sempre) poderão fazer estes cursos.
A carga horária é outra anedota. A tristeza disto tudo é que se continuam a fazer estas coisas e se assume que estão bem feitas...
Dizia um aluno meu: Isto vão ser sete cães a um osso! - Pois é... mas duvidam que vão ser os mesmos cães a comer o osso?

domingo, 5 de dezembro de 2010

Jantar de Natal 2010

Caros amigos e parceiros da "arte da mão vazia".Tal como é hábito todos os anos, este ano também há Natal. Pois é... José Sócrates ainda não conseguiu abolir o Natal pelo que devemos aproveitar enquanto o gajo não se lembra disso.
Assim, e na impossibilidade de ser mais cedo, o Jantar de Natal será na Sexta Feira dia 17 de Dezembro pelas 20 horas.

Obviamente neste dia não haverá treino porque não se pode fazer tudo ao mesmo tempo.

Agradeço a todos os que puderem participar porque é já tradição fazermos este convívio.


Estágio Kaizen Karate Portugal 2010

Foi ontem, Sábado, que se realizou o Estágio Kaizen 2010. Muito frio (+3º) e alguma chuva, mas mesmo assim lá estivemos. Pouca participação devida a muitos factores, o que é pena, mas mesmo assim, fez-se.

Este Estágio teve a orientação a cargo de 6 Instrutores da Kaizen mais um Instrutor convidado (Sensei Coutinho - Ninjutsu). Estes Estágios são uma oportunidade para nos encontrarmos e treinarmos sob diversas ópticas do karaté, enriquecendo assim o nosso "armazém" técnico e desenvolvendo o nosso trabalho de Dojo.

Apesar de tudo foi muito bom, tendo a participação do Sensei Coutinho enriquecido o evento mostrando-nos o seu trabalho de Ninjutsu, uma arte algo desconhecida para nós mas muito fascinante.





quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

KANGEIKO 2011 (Estágio de Inverno)

Estamos a preparar o próximo KANGEIKO do REAL SPORT CLUBE.

Como de costume, este evento será realizado no período do Carnaval num local ainda a anunciar.

Este ano a data é :

5, 6, 7 e 8 de Março. (de Sábado a Terça Feira de Carnaval)


Embora pareça uma data ainda longínqua, sugiro ao pessoal que se vá preparando se quiser participar.

Como sabem, este Estágio é sempre muito agradável e uma forma de convívio muito saudável. Convém que se saiba com alguma antecedência quem deseja participar de forma a quando chegarmos à altura não haverem "pressões" de última hora como é costume...

domingo, 28 de novembro de 2010

Real ganha novo Shodan (1º Dan)

É com enorme satisfação que comunico a conquista do título de Shodan (Cinto Negro - 1º Dan) pelo nosso colega e amigo, Rui Martins.
Karateka empenhado e dedicado, o Rui chamou à atenção do painel de graduados da GKI durante o Winter Gasshuku que decorreu este fim de semana, que sugeriram, apesar de não ter ainda o tempo regulamentar para o efeito, que se submetesse a exame.

Como seria de esperar, foi bem sucedido. É, por isso, motivo de orgulho e satisfação para todos nós que o recebemos agora ostentando o seu merecido Cinto Negro.
Com muita pena da minha parte, não pude estar presente neste Gasshuku, por razões de carácter pessoal e profissional, mas não deixei de sentir satisfação ao tomar conhecimento tanto da sua candidatura a exame com do sucesso que conquistou na sua realização.

O Rui tem tido um percurso no Karaté onde tem dado tudo de si com uma ânsia de aprender e progredir que revela a sua paixão pela Arte e o torna merecedor desta graduação.

Em meu nome pessoal e em nome de todos os karatekas do Real, PARABÉNS!!!

sábado, 27 de novembro de 2010

Estágio Kaizen Karate Portugal 2010

Vai realizar-se no próximo dia 4 de Dezembro, o Estágio da Kaizen Karate Portugal.
Será em Casal de Cambra, no Pavilhão Municipal (Parque Urbano de Casal de Cambra - Sintra).

Os Instrutores que irão orientar o Estágio são:

Jorge Quaresma - 5º Dan
Marco Cruz - 5º Dan
João Ramalho - 5º Dan
Armando Inocentes - 4º Dan
José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan

O Instrutor convidado é o Sensei Fernando Coutinho - 8º Dan de Ninjutsu.

Por ser um evento de grande importância na formação de todos os karatekas, apelo a todos que participem.
É muito importante a participação neste tipo de eventos seja qual for a graduação. A informação técnica e a troca de experiências passando pela diversidade das matérias a dar, são os ingredientes para um Estágio de grande qualidade.

Este Estágio irá ter uma componente inovadora - um workshop de Defesa Pessoal para familiares dos karatekas que se desejem inscrever.

Posto isto, vejo-vos lá!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Workshop de Defesa Pessoal Solidário...

À semelhança do ano passado, vamos realizar mais um Workshop de Defesa Pessoal para angariar bens a serem doados a uma instituição de solidariedade social.
Desta vez a organização escolhida é a "LOJA SOLIDÁRIA". Esta instituição funciona no edifício anexo à Junta de Freguesia de Massamá e recolhe bens tais como: Alimentos (não perecíveis), roupas, calçado, agasalhos e artigos de higiene. Estes bens são posteriormente distribuídos a quem deles necessita.

É uma oportunidade de nos juntarmos e, ao mesmo tempo que treinamos técnicas simples de Defesa Pessoal acessíveis a todos, contribuímos trazendo bens para a Loja Solidária.

Como é que se inscrevem? Comigo pelos telemóveis. 968056715 ou 933427910.

Por e-mail: satori1159@gmail.com
ou: karatedoreal@gmail.com

O local é a Sede do Real onde dou as minhas aulas. Se houverem muitas inscrições (seria muito bom!) faremos duas sessões sendo a segunda da parte da tarde.

Participem, pessoal... é para ajudar....

sábado, 20 de novembro de 2010

Triste Notícia...

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento da irmã do Sensei António Moreira, meu (nosso) amigo e colega do CKM.
Sempre que alguém nos deixa é triste, quando é alguém muito próximo, como é o caso de uma irmã, a dor é maior.
Ao meu amigo António Moreira deixo aqui expresso o meu maior pesar pela sua perda irreparável. Estou contigo, amigo.

domingo, 14 de novembro de 2010

Humildade, Amizade e União...

O frenético ritmo que imprimimos às nossas vidas transforma-nos. É verdade. Não temos tempo a perder, não temos tempo para viver. Acordamos e já estamos a pensar no desenrolar das tarefas do dia e a tentar "organizar" o tempo para podermos "dar conta" de tudo. Não vivemos - sobrevivemos.
Há dias, em conversa com o pai de um aluno meu, este confessava-me: - "Gostava muito de praticar isto mas não tenho tempo." Comentei com ele o facto de muitas pessoas, na ânsia de organizarem o tempo disponível, o desperdiçarem. Disse-lhe eu que, a importância de se fazer qualquer coisa que se goste é enorme. Precisamos de actividades que nos dêem prazer e que nos façam sentir bem. Precisamos de conviver e de dar à mente o que ela precisa - tempo de descanso.
A situação económica do País é preocupante e todos estamos cientes dos esforços que nos vão ser exigidos. Vai ser difícil. Temos de nos preparar mentalmente para as dificuldades que se avizinham. Algumas pessoas são obrigadas a gerir dois e mais empregos porque o cônjuge ficou sem trabalho. É difícil e não há uma receita milagrosa para ultrapassar isto, mas não podemos ceder à depressão e ao isolamento - isto sim, mata. Temos de nos organizar... e deixar tempo para nós... para descomprimir. A sanidade mental é essencial para reorganizarmos uma vida que sofreu um abalo. As relações humanas são importantes porque somos animais sociais quer o queiramos quer não. Precisamos de conviver, trocar ideias, competir (saudavelmente). Eu sou um aficionado incondicional do convívio e da partilha de ideias. Eu não consigo viver sem conviver - faz parte de mim e tem sido a minha "válvula de escape". Quando entro no Dojo e me preparo para orientar uma aula sei que vou ensinar e aprender. Preciso do convívio e as minhas aulas não são dadas por mim - todos participam activamente. Não encaro o treino como uma forma de "despejar conhecimento" pelo simples facto de ter a consciência de não o ter todo. Já referi várias vezes o facto de me considerar afortunado pelo grupo de alunos que consegui reunir. A harmonia e a solidariedade que se percebe logo que se entra no Dojo é gratificante. A união e a amizade estão acima de qualquer graduação sem se perder o valor que esta tenha. Um "cinto negro" não é um "mestre" é um companheiro que nos pode ajudar - não é vedeta nem é o mais "sapiente" dos mortais - é, acima de tudo, um amigo pronto a ajudar. Dentro e fora do Dojo somos um grupo coeso e "indestrutível". Sempre fomos e, acredito, sempre seremos. Qual é a receita para este resultado? Humildade, amizade e união condimentado com humor e respeito. Só isto! Só sei que, profissional e pessoalmente sou uma melhor pessoa por conviver com estes indivíduos e que eles são melhores pessoas também por conviverem comigo e com os outros colegas... não é excelente??

domingo, 7 de novembro de 2010

A mania das grandezas do nosso presidente...



Apanhámos o Presidente da Kaizen numa "pose" pouco digna para o representante de uma das maiores associações de Goju Ryu nacionais.
Estou a questionar neste momento que se quero a minha imagem associada a um indivíduo deste "tipo".
Esclareço aqui que, qualquer iniciativa que envolva "fardas" e este tipo de promiscuidade não é do meu agrado e não estarei disponível para participar.

Veni, Vidi, Vici... (ou talvez não!)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Conferência "Perspectivas sobre Ética e Desporto" que verdade desportiva?

No próximo dia 11 de Dezembro vai realizar-se a Conferência "Perspectivas sobre Ética e Desporto: que verdade desportiva?" no auditório da Junta de Freguesia de Alfragide.
Esta é uma conferência que interessa a todos os que lidam com o mundo do desporto e que se interessam por todos os fenómenos inerentes à sua prática.
O elenco de oradores é composto por:





JOSÉ MANUEL MEIRIM - Doutor em direito Desportivo

VÍTOR FERREIRA - Doutor em Ciências do Desporto

ARMANDO INOCENTES - Mestre em Gestão da Formação Desportiva

ANTÓNIO SIMÕES - Editor Executivo de "A Bola"

Aconselha-se vivamente a participação neste evento que decerto abrirá porta a novas ideias e acrescentará novos conhecimentos nesta matéria tão actual e tão importante. Para informações e Inscrições, os contactos são os seguintes:

Telemóvel: 919 048 396

e-mail: velasdajuventude@gmail.com


terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os "Paparazzi" não param...

O meu amigo Armando Inocentes está agora a dedicar-se à reportagem fotográfica de vedetas talvez aliciado por uma daquelas revistas de celebridades, e apanhou-me numa "pose" estranha em companhia do João Dias.

Não contente só com isso, resolveu legendar a imagem. Por não se afastar muito da verdade, publico aqui em primeira mão (ou talvez não) a polémica imagem.
Sempre a colaborar com a formação. Podia ter-se feito o Seminário sem esta demonstração? Podia! Mas não era a mesma coisa!

Abraços as todos!

sábado, 30 de outubro de 2010

O Repouso do Alentejano...

Estando a ficar um pouco cansado, ao saber que ia ter um fim-de-semana prolongado (de 3 dias) a minha alma "sulista" estremeceu na antecipação do prazer, quase êxtase, das muitas horas de sono que irei ter.
Então é com muita satisfação que anuncio que irei hibernar, qual urso na confirmação da sua carga genética que o impele a fechar os olhos durante a época inverneira.
O cansaço não irá deixar-me na sua totalidade mas acredito que aliviará a sua carga, fruto desta inactividade pasmacenta a que me vou entregar.
Prometo que na próxima Quarta Feira irei estar bem mais alegre e participativo. Vou deixar alguns minutos no final deste período de inactividade para, com o cérebro bem mais fresco, organizar maquiavelicamente o próximo treino. Assim, agradeço ás pessoas que chegaram atrasadas ao treino de Segunda Feira (apesar de já estarem nos vestiários há 30 minutos) que o voltem a fazer. Estou já a preparar o "prémio" com o qual os irei agraciar pela proeza. As 50 flexões de Segunda Feira irão parecer um magnífico cozido á portuguesa comparado com o que estou a "cozinhar"...
Esclareço que vou descansar... não vou morrer o que prova cientificamente que as vossas preces não serão atendidas - tenho um pacto com o Diabo... ele torna-me imortal e eu forneço-lhe medicamentos para a próstata com o desconto maior que o do SNS.

ATÈ BREVE!...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O remédio para o stress...

Saio do emprego e ponho-me a caminho do comboio. Tenho 5 minutos para me pôr na estação do Areeiro, se perco este comboio só tenho outro 15 minutos depois...é muito tempo. Uf... já cá estou... o comboio vai cheio... cheiros e barulhos estranhos... transportes públicos... tem de ser! Estou a chegar à minha estação - Reboleira. Dirijo-me ao parque e pego no carro... uma corrida curta até casa... entrar, comer uma peça de fruta e vestir as calças do kimono. O casaco e o cinto estão no saco. Entro no carro e meto-me ao caminho... chegar ao IC19 é um martírio... o trânsito é intenso. Estou stressado... vou ouvindo a rádio: crise, aumentos de preços, desentendimentos entre os políticos, FMI a caminho... estou stressado...finalmente consegui entrar no malfadado IC19. O trânsito parece que não se mexe... a passo de caracol lá vou andando no pára arranca... vou pensando na pachorra do pessoal que leva o carro para Lisboa... eu estou a tentar fazer 2,5 km e estou numa confusão terrível... vá lá...andem lá! Estou a chegar ao Real... os carros à entrada são muitos... pais que vão buscar ou levar os filhos ás actividades gimnicas... muita gente... muitos carros... não há espaço para estacionar... duas voltas ao quarteirão... que stress! tá quase na hora e ando aqui ás voltas... ah, lá está a saír um... já está! Agarro no saco e, enquanto mastigo uma barra de cereais que circulava no fundo do saco de desporto, vou entrando na Sede... já lá estão alguns miúdos com os pais à espera... 5 minutos para sair a professora de ballet e eu entrar... entrei... os miúdos agarram-se logo a uma bola e começam a jogar... têm energia que nunca mais acaba. Está na hora de começar: SHUGO! (alinhar) - começa a aula. Aquecimento geral... os miúdos riem e dizem piadas... eu respondo... o riso deles é contagioso... estou a entrar no jogo deles... pedem-me para fazer um jogo. vamos lá - digo eu - formem duas equipas - futebol "aranha" (um dos jogos favoritos da criançada).Começa o jogo... a movimentação da criançada é veloz... entre golos falhados e acertados, a gritaria animada dos miúdos é contagiante. Rio-me com as peripécias que acontecem durante o jogo. Dou por mim a pensar: Onde está o meu stress? Acaba a aula dos miúdos e estou com uma disposição excelente... não há dúvida... treinar os miúdos é um espectáculo!

sábado, 23 de outubro de 2010

Formação com F maiúsculo...






Foi com "casa cheia" que se deu início a este Seminário "Da criança ao Jovem Karateka", organizado pela Kaizen Karate Portugal. Quatro grandes formadores deram o seu melhor nas suas prelecções, cativando a atenção de todos os intervenientes tanto pela pertinência dos temas como pela clareza e aplicação prática dos seus conhecimentos.
Várias "escolas" concentraram-se no magnífico pavilhão do Alto do Moinho enchendo o auditório numa demonstração de interesse pela formação e pela importância que ela tem na vida do treinador, que, cada vez mais, se apercebe da necessidade de evoluir.
Armando Inocentes, Nuno Santos, Joaquim Gonçalves e João Dias foram os elementos formadores deste seminário. Grande qualidade tanto dos formadores como dos tópicos das suas intervenções.
A FNK-P atribuiu a esta acção 2 créditos, que serão importantes também na continuidade da formação dos treinadores. O Real Sport Clube esteve nesta acção de formação com 7 graduados. Reencontrei alguns amigos de longa data, alguns que se deslocaram de longe para participarem neste evento convivendo e aprendendo. É muito agradável constatar a consciencialização dos treinadores da necessidade de aumentar o seu nível de conhecimentos, de modificarem comportamentos e metodologias de treino promovendo a qualidade do ensino, elevando assim os padrões de ensino de karate o que só dignifica a modalidade. A Kaizen foi pioneira na organização deste tipo de eventos demonstrando o seu principal objectivo - equipar os seus treinadores com ferramentas de trabalho importantes para a execução da sua tarefa em excelência. Entre jovens e menos jovens, o interesse demonstrado foi notório e o ambiente gerado nesta formação não podia ter sido melhor. No final dos dois primeiros módulos foi feita uma demonstração prática com a classe infantil que demonstrou no terreno o resultado do trabalho teórico apresentado.
Dou os sinceros parabéns à Kaizen na pessoa do seu presidente, o meu amigo, Sensei João Ramalho pela forma como organizou e levou a cabo este excelente Seminário. Bem organizado, bem equipado, bem conduzido e bem frequentado... nota 10!
Parabéns a todos os intervenientes... foi bom...muito bom! Estamos certamente no bom caminho e foi com orgulho que hoje assisti a mais um "alicerce" bem fundeado nesta jovem Associação que, contra ventos e marés, está a afirmar-se como uma interveniente de qualidade na elevação do karate nacional.
Publico algumas fotos que ilustram a "atmosfera" gerada... a qualidade das fotos...bem... foram tiradas com um aparelho que serve essencialmente para telefonar... não esperem grande qualidade...




quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Kakie avançado com o Sensei João Ramalho

Local : Real Sport Clube - Massamá

Dia: 20 de Outubro de 2010

Instrutor: Sensei João Ramalho

"Crash Test Dummy: Daniel Ramalho

Estão reunidos os elementos para um treino diferente. Baseado no treino de Kakie (Pushing Hands), o Sensei João Ramalho apresentou-nos uma visão diferente deste tipo de treino. Envolvendo um trabalho de encadeamento de técnicas em fluidez apoiadas no treino de kakie tradicional, foram demonstradas diversas combinações dinâmicas e fluidas, num trabalho de "close combat" muito interessante. Esta visão do karate do Sensei João foi muito apreciada e absorvente. O tempo voou apoiado por um ambiente descontraído onde só o meu filho Daniel é que pode demonstrar "sintomas" face ás leves bofetadas ("Belinhas" como lhe chamou o sensei).

Foi uma experiência muito agradável e agradeço ao Sensei João Ramalho, colega e amigo de longa data, a sua disponibilidade para partilhar connosco o seu karate pessoal.

Excelente!!!



sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Obrigado por me fazerem sentir importante...

Atento à situação económica do meu País, foi com imensa satisfação que tomei conhecimento das novas medidas impostas por este magnífico governo, para nos tirar da crise. Não deixei de ficar imensamente sensibilizado com a importância vital dada à classe social em que me insiro (pelo menos por agora) - a tão falada CLASSE MÉDIA.
Foi com uma lágrima deslizando furtivamente pela minha face, sensibilizado, tocado no mais profundo do meu ser, que percebi a importância que eu e todos os portugueses da tal "classe média" vamos ter no futuro deste lindo pedaço de terra. Porquê? Porque serão os nossos impostos que serão aumentados, porque serão os nossos "benefícios fiscais" que serão utilizados e muito bem, para nos tirar do "buraco" e porque nos vão deixar trabalhar atá aos 90 anos impedindo-nos, no caso de um acesso de loucura momentânea, de tentar pedir a reforma, afinal estupidamente porque apenas temos 40 e tal anos de descontos. Este governo permite-me ter dois empregos e assim descontar duas vezes o que aumenta a minha felicidade por saber intimamente que irei ser um dos melhores contribuintes para a "causa". E que causa é esta? É simples: Uma causa que vai permitir aos "gestores" e "acessores" continuarem a ter motorista permanente e a poderem mudar de viatura todos os anos (afinal não queremos que fiquem "empanados" no meio da estrada e impedidos de desempenhar as suas funções (sejam elas quais forem). Foi graças ao meu modesto contributo que pudemos ter uma comemoração do 5 de Outubro onde se puderam gastar milhares de euros. Fico contente porque pude contribuir ao longo dos meus anos contributivos para as reformas vitalícias dos políticos (os mesmos que agora me querem f....) embora alguns só estejam em funções por apenas 4 anos. Fico acima de tudo satisfeito por poder ouvir dizer que o vencimento que aufiro é "alto". Afinal só agora tomo conhecimento da minha importância na vida de Portugal - sou eu que o vou salvar! Têm dúvidas? Agora, a ladear com o túmulo do soldado desconhecido, irá estar o meu - o contribuinte desconhecido. Desconhecido porque ninguém vai querer saber se eu não puder pagar as contas porque o meu ordenado vais ser reduzido por força da carga fiscal. Desconhecido porque ninguém vai querer saber se eu trabalho há 40 ou 50 anos... só interessa saber até onde posso ser espremido na minha energia laboral... não interessa se tenho encargos com filhos, sogra, gato ou cão... interessa PAGAR! Eu só espero que a letargia nacional tenha um fim... porque o nosso está à vista.

domingo, 3 de outubro de 2010

Bom karate, mau karate ou só Karate?



















Viu-se de tudo neste 1º Campeonato Mundial de Goju-Ryu: Boas exibições, exibições sem emoção e as outras...
Não sou um especialista, deixo já aqui bem claro, e aceito com facilidade que contestem a minha opinião mas tenho de referir alguns "pormenores" que me saltaram à vista.
O espaço de competição, acanhado devido à multidão que enchia claramente a área circundante aos tatamis, vibrava de emoção pelos colegas de equipa e respectivos treinadores que gritavam e acenavam ao mínimo gesto que se assemelhasse à marcação de um pontito. A (pouca) assistência vibrava também, à sua maneira, verbalizando em vários idiomas as suas emoções e decepções.
Os desempenhos... bem... houve de tudo - Bons momentos de karate e outros menos bons. Acabei por reforçar a minha opinião sobre o karate de competição - não me serve! Tem o mérito que tem: mobiliza as camadas jovens e "mediatiza" (embora ainda de modo insuficiente, como se vê pela promoção deste evento) o karaté.
Não sou contra e apoio incondicionalmente quem deseje esta vertente do karate mas é limitado.
Não posso deixar, no entanto, de apreciar o desempenho daqueles atletas (perdão, karatekas) que misturam a emoção, o patriotismo e adrenalina produzindo um "cocktail" que acaba num espectáculo bonito de se ver.
É, sobretudo, karate jovem. É um karate que agrada pela componente competitiva, trabalhada na sua forma mais simples - não me refiro ao trabalho do treino de competição, que reconheço ter alguma complexidade mas sim ao "arsenal técnico permitido que limita a manifestação plena da "arte da mão vazia".
Numa análise final e em nota de conclusão deste "post", direi que foi bom. Gostei de alguns desempenhos, gostei de rever velhos amigos.
Retomando a minha decepção (já referida no post anterior) pela pouca promoção dada a um evento desta natureza, continuo a não compreender porque não foi sequer referido na TV apesar da colecção de canais que temos em Portugal. Se não valorizamos o nosso trabalho acreditem que mais ninguém o fará. Lamentável!
Temos alguns medalhados e o Nuno Moreira, numa tradição que nos honra a todos, deu o seu espectáculo habitual, e ganhou! É sempre bom e encorajador este desempenho do Nuno. A ele e ao Sensei António Moreira seu pai e meu amigo, os meus parabéns! Ganhou ele e ganhámos nós - Portugal.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A nossa eterna pequenez...

Portugal vai receber o 1º Campeonato Mundial de Goju-Ryu em Cascais. É verdade... vamos ter no nosso País um Campeonato Mundial... como é que eu soube disso? É fácil... navegava na net sob a procura "goju-ryu" e deparei com uma referência a esse Campeonato. Emocionado abri a página e deparei com a notícia: O logo do campeonato, a referência ao "alto" patrocínio do Presidente da República, uma nota de boas vindas emitida pelo Presidente da Federação mundial de karate Goju-Ryu e uma infindável lista de patrocinadores.
Corri os olhos pela página para me informar do local e horários... nada. Local: Cascais - data: de 29 de Setembro a 3 de Outubro. Pavilhão onde se desenrola o evento: ???? horário: ???? Disciplinas e escalões: ????

É certo que vivemos num País pequeno mas a informação detalhada e a promoção do evento deviam ser disponibilizados imediata e prontamente. Queixamo-nos sistemática e tristemente da projecção que o futebol tem em Portugal "asfixiando" todas as modalidades "menores". Perante este quadro, de quem é parte da culpa? Temos um Campeonato Mundial de Karaté e nem o site da Federação faz uma única referência ao assunto apesar de ser um dos apoiantes? Eu sou um instrutor de Goju-Ryu credenciado pela FNK-P e só tive conhecimento do evento por pura sorte.
É verdade que não "circulo" no meio competitivo mas acho absurda a forma como este evento está a passar despercebido pela comunidade karateka e triste ao mesmo tempo.
Ontem recebi, pela mão do presidente da minha Associação os cartazes referentes ao evento - enormes... coloridos... até tem um "boneco" giríssimo... informação? nada! Ah... não é verdade... já tinha o nome do Pavilhão... morada? para quê? horários? porquê? Descubram sozinhos ou querem a "papinha toda feita? Não têm um GPS que assinale as instalações desportivas de Cascais? Então está na hora de fazer um "upgrade" no pequeno dispositivo de orientação.
É triste... é o exemplo vivo da pequenez em que nos inserimos. Assim continuaremos a ser pequenos e invisíveis aos olhos de todos... não é, a meu ver, a melhor forma de promover a modalidade. E não digo isto por ser um campeonato de Goju-Ryu, o estilo que treino, mas porque é karate e a Federação tem o dever institucional e moral de o promover.
Hoje recebi os horários pelo e-mail veiculados por um dos meus alunos que teve a "destreza" para os conseguir... parece quase marginal... parece contrabando... não soa mal? ou sou só eu? Não acham que merecemos ser diminutos e insignificantes se pouco fazemos para o não ser?
Nesta fase já estou a ouvir vozes de desagrado pelo comentário que aqui deixo... sei que vão existir... que se lixe! já desabafei. Não estou contente com a forma pouco profissional que começa a rodear este campeonato. Estou esperançoso que o desenrolar do mesmo o seja mais. Eu faço intenção de lá ir ver (se é que se pode assistir, porque nem disso tenho a certeza!) e espero bater palmas se tudo correr bem... lá dentro porque este começo... não é bom!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Formação de alta qualidade...




A formação é uma peça fundamental na vida do instrutor. Novos conceitos, novas ideias, novas regras. Mais do que uma necessidade é uma ferramenta essencial para o bom desempenho no Dojo. Fazendo uso de formadores que se distinguem pela sua qualidade e pela sua experiência no terreno, a Kaizen oferece aos seus instrutores mais uma oportunidade para enriquecerem o seu curriculum.
"Da criança ao jovem karateka" - um seminário de treinadores a ser conduzido por:

Armando Inocentes - Etapas e Domínios da Aprendizagem Motora
João Dias - Pedagogia do Karate
Joaquim Gonçalves - As Regras Competitivas adaptadas aos Jovens
Ricardo Camisão - Novas Metodologias do Treino

Abordando temas de grande actualidade e de grande interesse profissional do treinador, este Seminário promete muita "matéria" de trabalho.

Pavilhão do alto do Moinho - 23 de Outubro de 2010

A Kaizen está numa aposta formativa porque entende que o Treinador é o alicerce do ensino e necessita de grandes bases técnicas e teóricas para desempenhar com rigor a sua função. Numa época onde a formação contínua é exigida, esta jovem Associação está no caminho certo, semeando para poder colher.

Parabéns pela iniciativa.

domingo, 19 de setembro de 2010

1º Campeonato do Mundo de Karaté Goju-Ryu





Portugal vai ser o País anfitrião do 1º Campeonato do Mundo de Goju-Ryu. Este grande evento realiza-se em Cascais, de 29 de Setembro a 3 de Outubro e será, sem dúvida, um espectáculo de karaté excepcional.














A GKI vai estar lá representada com 9 karatekas. São eles:


Scott Robyns - 3º Dan
Michael Prior - 2º Dan
Matthew Taylor - 2º Dan
Robert Prior - 1º Dan
Thomas Evans - 1º Dan
Olivia Whatmore - 1º Dan
Nicolle May - 1º Kyu
Jamie Northover - 2º Kyu
Tristan Huppertz - 2º Kyu

Representando também a GKI e a Kaizen Karaté Portugal, estará a competir a Joana Perdiz na categoria Kumite -61 Kg. Alguns elementos da Kaizen fazem parte do painel de Técnicos de Mesa, entre eles a nossa Rita Manteigas.
Alguns karatekas do Sensei António Moreira também irão participar neste grande evento.



Será um acontecimento único em Portugal e motivo de orgulho para toda a comunidade Goju, na qual nos inserimos.










sábado, 11 de setembro de 2010

Ainda a formação...

Para demonstrar o ambiente descontraído em que decorreu a formação de Domingo passado aqui vai um pequeno (mesmo pequeno) clip de vídeo. Uma intervenção do Leonardo Pereira que descambou em riso geral... à parte do aspecto formativo desta acção, foi essencialmente o bom ambiente que se gerou - mais que um grupo de formandos foi um grupo de amigos a descontraír (afinal era fim de semana).
Acções deste e doutro tipo precisam-se... o convívio é uma parte importante na nossa vida de alunos e instrutores (porque o instrutor é também e sempre, um aluno).

domingo, 5 de setembro de 2010

A Kaizen na vanguarda da formação...

Foi, neste Domingo, levada a cabo uma acção de formação para os instrutores da Kaizen.

Baseada em Estratégias de Motivação, esta acção de formação teve a duração de 4 horas e abordou a motivação para o treino de karaté em todas as suas vertentes e variantes.

Esta formação revestiu-se de bastante interesse e utilidade sendo uma "ferramenta" importante no nosso trabalho de Dojo.

Estabeleceu-se uma atmosfera descontraída, com bastantes momentos de humor, tornando os trabalhos num prazer. A formadora foi bastante eloquente e conseguiu transmitir a sua mensagem de uma forma leve e cativante.

Após o animado almoço, da parte da tarde foi levado a cabo um treino no Real, orientado pelo Sensei Carlos Pereira com o tópico Kata Shitei (de competição). Foi interessante o debate criado à volta das katas shitei e o paralelo com as katas tradicionais. Pela minha parte só vem reforçar a minha forma de pensar - as katas de competição não favorecem o o trabalho de kata tradicional. Respeito o trabalho de kata desportivo mas, na minha opinião, não tem nada a ver com o trabalho de kata tradicional, não competitiva. A Kaizen está de parabéns com este trabalho porque demonstra uma preocupação grande com a formação dos seus instrutores.

Além dos elementos da própria Kaizen tivemos connosco os nossos colegas Leonardo Pereira e Carlos Pereira da Jundokan e do Shito-Ryu respectivamente.

Gostei bastante e dou por bem aproveitado este final de semana.

Foi um Domingo muito animado, formativo e útil. A Kaizen está de parabéns!


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Ídolo esquecido...

Soube há momentos que faleceu José Torres. Futebolista e ídolo da geração de 60, José Torres jogou futebol... jogou futebol quando ainda se jogava futebol. Quando o futebol era espectáculo e se jogava com amor e dedicação...
Conheci José torres pessoalmente porque ele era um cliente assíduo na farmácia onde me iniciei, na Amadora. Nesta farmácia trabalhava um colega meu, na altura meu "tutor" porque eu era um miúdo, o Sr. Nunes, um benfiquista de coração. José Torres entrava então na farmácia e a conversa entre eles animava-se à volta do futebol discutindo tácticas e acontecimentos de jogo.
Era conhecido por "O bom Gigante". Ganhou esta alcunha pela sua altura mas especialmente pelo seu bom coração. Era estimado por todos e não conheci ninguém que não tivesse por ele uma grande admiração. Viveu numa época em que jogar futebol se fazia pela paixão ao futebol e não pela paixão ao dinheiro. Acabou miseravelmente vítima da doença que o debilitou e do esquecimento.
Quando eu era miúdo coleccionavam-se uns "cromos" que vinham a embrulhar rebuçados e que completavam uma caderneta. Eram conhecidos por "bonecos da bola" e José Torres era um dos ídolos que integravam esta colecção. Será, provavelmente, a única forma de o perpetuar se bem que num canto qualquer da casa de um coleccionador da minha idade.
Viveu sem ostentações e sem vaidades. Viveu para o futebol e para o espectáculo grandioso que ele representava naquela altura, longe dos milhões e longe das luzes da ribalta. Viveu e morreu confinado ás quatro paredes onde residia, votado ao esquecimento. Eu nunca me esquecerei dele porque fez parte de minha juventude embora nunca tivesse sido um aficionado de futebol. Fascinava-me o modo simples e amável daquela "estrela" que visitava a farmácia onde trabalhei. Fascinava-me sobretudo a forma alegre como se dirigia a toda a gente...sem vaidades e sem preconceitos. A amizade que mostrava ás pessoas com quem privava era genuína.
Será lembrado hoje, no dia da sua morte, e esquecido de novo amanhã... mas não para mim. José Torres está na minha memória para sempre, ladeando com todos os personagens que compõem a História da minha juventude.
Sinto a sua morte mas reconheço que este desfecho representa o descanso para um homem que fez parte da vida deste País e que, juntamente com os seus colegas da altura, foi um excelente embaixador de Portugal.
Descansa em paz José Torres. Na minha memória serás sempre aquilo que foste... grande!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Let´s begin...

Pois é, amigos... acabou-se!~
Terminadas as férias chegou a altura de começar a trabalhar. No Real começam amanhã as aulas. Não espero uma grande afluência porque ainda está muita gente de férias, mas alguém há-de aparecer! Eu, pelo menos, estarei lá.
Tenho alguns projectos para esta época nos quais ainda estou a trabalhar, porque se avizinha uma época muito "movimentada". Em Outubro, Portugal recebe o 1º Campeonato Mundial de Karaté Goju-Ryu, a ter lugar em Cascais. Será um evento a que convido todos a assistir. Em termos ainda Internacionais, teremos, no próximo ano, o Summer Gasshuku GKI que será organizado pela Kaizen Karate Portugal. Há muito trabalho para fazer neste sentido porque a responsabilidade é enorme - temos pela frente a tarefa de tornar este grande Estágio memorável para todos os que nele irão participar. Iremos receber delegações de vários países e cabe-nos deixá-los deslumbrados. Acredito que se conseguirá. Embora ainda longe, apelo a todos os membros da KKP que participem.
Por agora temos o início das aulas... depois logo se verá. Depois deste período de descanso e "inércia" vamos começar.
Lá estarei!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Treino no Centro de Prática do Cartaxo...

No passado Domingo, uma delegação do Real Sport Clube (e da Kaizen, claro), deslocou-se ao Cartaxo para um treino de meditação acompanhado de uma aula de nutrição e hidratação corporal (externa e interna).
Este "Dojo" está a cargo do Sensei Jorge Peixoto tendo como assistente o Sensei Ice (perito em desmembramento de caprinos e Irikumi Go contra o Carlos Ferreira).
O treino incluiu Introdução ao meio aquático, Estudo anatómico da sardinha, técnicas de manuseamento de grelhador tendo como matéria prima a entremeada e alguns enchidos, entre outros...
Captei algumas fotos dos treinos que passo a mostrar:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Fantástico!!

Quando penso que já vi tudo eis que aparece uma coisa nova que me deixa espantado. É o caso desta "modalidade", ao que parece, indiana que dá pelo estranho nome de Mallakhamb. Nunca tinha visto nem ouvido falar desta "coisa" que, afinal, é um espectáculo visual fantástico.

É espantosa a flexibilidade, a coordenação e a variedade de movimentos. O corpo e a mente humanas não deixam de surpreender...

Vale a pena ver até ao fim...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Recordações....

Resolvi, em tom de nostalgia, colocar aqui algumas fotos que tirei durante o XX Gasshuku da IOGKF em Espinho.
Na primeira foto está a classe do Real que participou neste estágio, da esquerda para a direita:

Fernando Vicente, Diogo Martins, Sofia Lopes, António Silva, José Ramalho, Ricardo Conceição, Ricardo Pereira, David Ramalho, António Corral, Cláudia Massena, Ana Ramos, Nuno Ramos, Sensei Leon Pantanowiz, Luís Costa, Luciano Araújo, Pedro Lopes, Daniel Ramalho e Pedro Gouveia.







Eu com o Sensei Matsuyama, Instrutor na Suécia...














Eu executando o Kata Seipai no Dojo do Sensei Moreira na Maia...



Tempos....

sábado, 14 de agosto de 2010

FÉRIAS DE VERDADE!!

É oficial... a partir da próxima Segunda Feira e até ao fim do mês de Agosto, estou de férias... realmente!
Vou agora descansar as ossadas e, principalmente, como diria Hercule Poirot - as celulazinhas cinzentas. Não que tenha muitas destas células (afinal sou um alentejano...) mas as que tenho trabalham muito.
Preciso de tempo para recuperar fisica e mentalmente, e, ao mesmo tempo, para preparar a nova época desportiva que se aproxima.
Planificar a época, tentar levar a bom termo alguns projectos em "carteira" que, por uma razão ou por outra, não foi possível concretizar na época passada.
Espero poder, na época que se aproxima, poder interagir mais com os outros instrutores da Kaizen de modo a podermos criar um programa de trabalho comum.

A todos os que também estão de férias desejo que durem muito... aos que não estão... tenham paciência que o vosso dia chegará.

BOAS FÉRIAS!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estilos, Escolas, Linhagens...


Se perguntarem a um karateka qual o estilo melhor e mais completo, ele responderá que é o seu. Por muitas voltas que se dê, todos nós gostamos mais do nosso estilo e achamos sempre que aos outros falta qualquer coisa.
Falando por mim, quando entrei nesta "vida" será que escolhi o Goju-Ryu ou as circunstâncias é que me "enviaram" para este estilo? Se calhar se o Armando Inocentes não fosse à farmácia onde trabalhava há vinte e tal anos, não teria ganho coragem para me iniciar na prática. Se me perguntarem hoje se me vejo a praticar outro estilo direi que não... sinto-me "completo" neste estilo, mas será que se praticasse outro não me satisfaria também?
É saudável algum "bairrismo" no que toca à nossa escola mas deixa de o ser quando começamos a seleccionar as virtudes dela e a apontar os "defeitos" das outras.
Lembro-me quando comecei a treinar que existia um grande afastamento entre as escolas e até alguma rivalidade "pouco saudável". Os tempos têm mudado e, fruto de algum intercâmbio entre os estilos, esta rivalidade é muito menos evidente - mas ainda existe. Será por essa razão que o Karaté está a ter alguma dificuldade em tornar-se Olímpico?
Ao longo da minha vida tenho treinado com instrutores de outros estilos e tenho verificado que adquiro sempre algum conhecimento que complementa o meu treino Goju. A vida de um karateka não se deve resumir aos treinos no seu Dojo - deve investir parte do seu tempo na investigação e no estudo de outros estilos e outras artes. Se calhar verificará que não existem tantas diferenças assim... e que o seu estilo também não é "perfeito" porque isso é coisa que não existe.

sábado, 7 de agosto de 2010

Mais um Godan na Kaizen!




É com imenso prazer que comunico a todos, em primeira mão, que o Sensei João Ramalho, Presidente da Kaizen Karate Portugal, foi aprovado no exame a que se submeteu para GODAN (5º Dan).

Foi durante o European Gasshuku que está a decorrer na Bélgica que estes exames se realizaram.

Graduação merecida o Sensei João Ramalho está de parabéns bem como a KKP por esta conquista.

PARABÉNS!!!


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Violência Doméstica... a brutalidade indesculpável!

Desde Janeiro deste ano foram registados 23 casos fatais de violência doméstica.
Em pleno século XXI ainda se assiste a este tipo de comportamentos - indesculpável. Podemos apontar várias razões - alcoolismo ou outra toxicodependência, e outras causas sociais. Não consigo entender que grau de satisfação atinge um indivíduo que agride uma pessoa de devia acarinhar ou, pelo menos, respeitar. Quando penso em violência doméstica penso naquele em que o homem agride a mulher, por ser o mais vulgar embora existam casos onde o contrário também é verdade. Que "valentia" demonstra um indivíduo que usa a força sobre uma pessoa que, à partida, está em inferior condição física? Que gratificação recebe um destes "animais" quando faz descer a mão sobre a pessoa com quem partilha o lar?
Muitas vezes obrigando os próprios filhos a assistir a estas barbaridades criando neles um estado de ansiedade e desequilíbrio psico-emocional com efeitos permanentes, estes indivíduos deseducam e marcam.
Não consigo entender estas bestas que julgam assim atingir um estatuto de super-macho, quando apenas são isso mesmo - bestas.

A violência sob qualquer forma é condenável, mas quando atinge formas tão graves ao ponto de provocar a morte é ainda mais estúpida. Um sujeito que trata a companheira com um ser inferior transforma-se ele próprio num ser inferior que tem de ser punido com severidade. Todos temos de lutar contra isto. Temos de mudar mentalidades e criar mecanismos com mais eficácia para combater este trágico flagelo social que a todos envergonha. Uma união que termina não tem de terminar em violência.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Arte de ensinar...

Quando comecei a dar aulas de karaté, em conjunto com a Carla Miranda na "Casa de Os Belenenses de Queluz, tive algumas dúvidas sobre o meu sucesso nessa nova tarefa. As "qualificações" que tinha eram apenas o meu Shodan (1º Dan) e nenhuma experiência de ensino. A Carla manifestava os mesmos receios mas, mesmo assim, lá começámos o trabalho. Os alunos começaram a aparecer e, rapidamente tínhamos a "casa cheia". Lidar com pessoas de várias idades e ensinar-lhes aquilo que tinha acabado de aprender era obra! Nenhuma formação pedagógica nem psicológica e muito pouca formação sobre o mais básico da Educação Física, mas muito boa vontade. Aos poucos comecei a ler sobre o assunto e a tentar aprender a ensinar. Cedo percebi que precisava de me "formar" porque estava a lidar com "matéria prima" frágil e sensível e que, os erros poderiam ser de alguma gravidade. A minha maior preocupação na altura era a prevenção de acidentes que pudessem pôr em risco a saúde e a integridade física dos karatekas, especialmente das crianças. Tudo o que conseguia ler sobre o assunto era pouco. Formação académica na área, não tinha. Apenas podia contar com a experiência de treino o que, convenhamos, era muito pouco. Depressa comecei a gostar de ensinar e depressa percebi que, a ensinar eu aprendia... muito. Comecei a perceber um pouco como funciona a mente das crianças e os exercícios que lhes dava prazer sem os sobrecarregar. Comecei a perceber que o stress é também comum nas crianças e que, muitas vezes, quando chegavam aos treinos iam já tão cansados que não tinham vontade de fazer nada. Ao perceber isto aprendi que não vale a pena insistir em treinos muito técnicos porque não obtinha feed back. comecei a introduzir os jogos que promoviam a dinâmica do movimento e a tentar relacionar esta dinâmica com os movimentos do karaté mas de forma divertida e descontraída. E aprendi com isto. Fiz alguma formação (não tanta como desejava) e tentei aprender com quem realmente sabia. Construí uma classe que me dá muito prazer treinar e da qual me orgulho. Ao ter alunos que comigo começaram a aprender, também eles manifestaram o interesse em ajudar a ensinar. Hoje, disponho de um grupo de graduados que são uma peça chave no sucesso da classe. O simples facto de um novo aluno que entra para a classe ser acolhido de braços abertos por todos - cintos negros, castanhos e todos os outros - e ajudado a passar a fase inicial (lembram-se?) de sermos cintos brancos no meio de um grupo de graduados, faz a diferença. Gosto de ensinar karate e gosto de aprender karate. Tenho, ao longo de minha vida, investido em tempo e dinheiro na minha própria formação e continuarei a fazê-lo... porque gosto... porque adoro ensinar karaté. Tenho alunos hoje homens e mulheres, que comigo começaram ainda crianças. Tenho-lhes uma afeição enorme e quero acreditar que, de alguma forma, terei contribuído para a sua formação. Muitos alunos entram e muitos saem... é normal. Aqueles que ficam são mais que alunos, são amigos de uma vida. Passo com eles grande parte da minha vida, como é que não poderiam fazer parte dela?
Acredito que um instrutor (treinador) de karaté pode e deve ser mais do que isso. Faço questão de introduzir no programa de treinos de karaté actividades educativas que os irão enriquecer bem como a mim próprio.
Acredito na formação do instrutor e penso ser uma peça chave no desempenho da sua actividade. Acredito que podemos fazer um bom trabalho na educação dos jovens e na sua formação tanto desportiva como pessoal e intelectual, é aliás na minha opinião, a nossa obrigação enquanto formadores. Reconheço que hoje, fruto da formação que adquiri, sou melhor treinador do que já fui porque disponho de informação que não tinha quando comecei.
O meu desejo é poder continuar a dar aulas sempre. O karaté proporcionou-me um grupo enorme de amigos entre alunos, familiares, outros instrutores e seus alunos e isso não tem preço. Sou certamente hoje uma pessoa diferente do que seria se não tivesse o privilégio de privar com pessoas excepcionais com as quais partilho o pouco que sei - não há nada de melhor, acreditem!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan