domingo, 20 de junho de 2010

Homenagem a um grande karateka...

Durante o Fórum de Treinadores de Karaté alguém referiu o facto de não haver, por parte dos karatekas nacionais, o orgulho de mostrar imagens dos nossos karatekas que têm mostrado além fronteiras o seu (nosso) valor.
Dando o meu modesto contributo para colmatar essa falha, rendo aqui uma homenagem ao Nuno Moreira, o karateka "do norte" amigo e filho de amigo.
Embora "cá de baixo" tenho seguido com alguma atenção o percurso do Nuno e não posso deixar de manifestar a minha admiração por ele e por quem o treinou desde cedo. Ainda estávamos na APOGK já o Nuno mostrava resultados em competições de grande nível. Cedo se mostrou um karateka de excelência sem perder a humildade.
O seu pai, Sensei António Moreira amigo de longa data, tem motivos para se sentir orgulhoso porque, fruto do seu trabalho e dedicação fez sobressair um atleta de grande nível.
Outros grandes karatekas, como ele, são orgulho de todos nós mas se refiro aqui o Nuno é pela proximidade que temos. Somos da mesma "escola" Goju e conheço-o desde miúdo. Foi graças ao seu trabalho e dedicação que atingiu a projecção que atingiu. É conhecido internacionalmente (se calhar mais do que nacionalmente) tendo mostrado por várias vezes a excelência do karaté português.
Em nome de todos os karatekas que admiram e reconhecem o trabalho do Nuno, obrigado! Desejo-lhe uma carreira longa e produtiva porque todo o seu trabalho se irá reflectir em nós. Devemos estar orgulhosos pela imagem que ele transmite do karaté nacional.

Boa, Nuno! Keep up the good work!

1 comentário:

Armando Inocentes disse...

Caro amigo José Ramalho:

Temos tido ao longo dos tempos muitos e bons competidores, alguns porém não tiveram possibilidades de se projectar lá para fora.
Cá dentro todos conhecemos o Nuno, a Patrícia, a Diana, o Caeiros, o Peixeiro, e até alguns dos mais antigos, como o Estevão Trindade, o Rui e a Carla Gerónimo...

O que se pretendeu afirmar no Fórum foi que o trabalho desenvolvido pelas selecções não tem uma projecção visual em termos de comunicação social. As selecções vão lá fora e não são acompanhadas por um Director de Informação, a quem competiria recolher dados e fazer esta divulgação. A selecção chega cá e, sejam quais forem os resultados, o Director de Marketing (que, se não existe, deveria existir) deveria bombardear as agências noticiosas e os meios de comunicação com os resultados alcançados...

Isto só será possível profissionalizando a Federação.

Repara que quando se vai ao estrangeiro, nós conseguimos conhecer os resultados dos atletas mais depressa através de outros meios do que através da própria Federação - já há telemóveis, já hé net, podiam-se saber as coisas na hora! Mas só sabemos quando o António Moreira consegue uma entrevista na TV Porto... E a Federação não consegue porquê?

O Nuno Dias de vez em quando dá entrevistas a certas revistas porque foi Campeão do Mundo do seu estilo, mas se reparares, nunca em nenhuma dessas entrevistas diz que vai aqui ou ali representar a Federação? Ele diz que vai aqui e ali mas não como vai ou com quem vai... Porque será?

Os patrocínios... os sponsors... o peso do dinheiro... tudo isso tem também a sua influência.

Grande abraço!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan