quinta-feira, 12 de junho de 2008

O insaciável Shinjo...

Ajoelhado em "seiza", o Mestre Miyamoto meditava num profundo estado de superior elevação espiritual quando Shinjo, um dos seus alunos mais antigos, se aproximou da entrada do Dojo. Sem alterar o seu estado de meditação mas pressentindo a presença do seu discípulo, Miyamoto, numa voz pausada e suave disse:
- Bom dia Shinjo... em que te posso ajudar? - Mestre - respondeu Shinjo impressionado com a percepção sensorial do seu Mestre - sempre que estou no treino sinto que a minha técnica não está bem e preocupa-me o facto de o Mestre não me corrigir. Estou triste porque penso que o Mestre não se preocupa comigo!...
- Está errado, Shinjo - retorquiu o Mestre - Sei que és suficientemente inteligente para perceber que o caminho para a compreensão da técnica é a sua interiorização. Acredito na tua capacidade para atingir a percepção do pormenor em cada técnica sem que eu te indique constantemente o caminho. Tu, mais que ninguém, mereces essa recompensa; compreender profundamente o significado de uma técnica sem indicação de outra pessoa é um estado de iluminação superior que a maioria deconhece mas que acredito teres em ti. Só o facto de me questionares neste momento é sinal que não me enganei acerca de ti - és sedento de conhecimento e ansioso pela perfeição. Ao deixar que percebas por ti a rezão das coisas, estou apenas a reconhecer-te capacidades excelentes para seres um grande karate-ka e, no futuro, um grande Mestre. Se perceber que te desvias deste caminho, então, intervirei.
Não deves esquecer-te no entanto, do caminho que traçaste para atingir este estado, palmilhado na estrada da humildade e do respeito.
Fazendo uma vénia ao velho Mestre, Shinjo, percebendo a mensagem, retirou-se sem dizer palavra deixando Miyamoto imperturbável mas agora esboçando um leve sorriso que espelhava o orgulho que sentia na dedicação do seu discípulo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora percebo porque é que ris quando faço Kata. Estás-te a rir "para mim" e não "de mim".
Obrigado.
JPeixoto

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan