domingo, 11 de outubro de 2009

Quem julga que tem sempre razão...

Nesta vida todos os dias temos de tomar decisões. Seja sobre coisas menores ou assuntos mais graves, isto acontece.
Um dia decidi mudar de rumo na minha vida de karateka. Já o tinha feito antes e, como tudo na vida, só custa a primeira vez. Decidi em conjunto com um grupo de pessoas que pensava da mesma maneira, mudar. Por estar desiludido e por aquilo em que apostei não corresponder ás minhas expectativas, mudei. Assumi esta decisão e toda a responsabilidade que ela acarreta, e segui em frente. Coloquei uma pedra sobre o passado e prometi a mim mesmo não falar neste assunto a terceiros porque sempre fui um adepto do conceito do respeito mútuo, apesar das divergências.
Acontece que os "rumores" começaram a surgir - nós somos os maus da fita. Somos perversos, desonestos e infiéis. Tendo em conta que nunca difamei ninguém pelo facto de ter tomado outro rumo, acho que é de mau tom ser "rotulado" com todos os adjectivos mais negros que existem.
Não vou aqui apontar as razões que me (nos) levaram a abandonar a associação em que estávamos porque entendo ser um assunto privado e com contornos tão desagradáveis que nem vale a pena. Simplesmente existem pessoas que são SEMPRE detentoras da verdade e aos seus próprios olhos, imaculadas. É sabido que somos seres imperfeitos, cada um com o seu próprio feitio e que não existe ninguém que tenha sempre razão.
Ás pessoas que (ainda) questionam as razões que me (nos) levaram a sair, pergunto:

SE 6 INSTRUTORES DEIXARAM 1, QUEM É MAIS PROVÁVEL QUE TENHA RAZÃO?

SE CONTINUAMENTE OS GRADUADOS (CINTOS NEGROS) DAQUELA ORGANIZAÇÃO CONTINUAM A SAIR DE LÁ É INSANIDADE COLECTIVA?

Pensem, reflictam e analisem.

Existem sempre três verdades: a de uma parte, a de outra, e a real.

9 comentários:

Armando Inocentes disse...

Curioso como no "super-karaté" o outro Ramalho, o João, no dia 4 falava em cobras venenosas...

Serão coincidências?

Um abraço

Armando Inocentes

pedro ferreira disse...

ha cerca de um ano tomei, neste mesmo blog, uma posicao que me fez perder "amigos" e que me "ostracizou" em materia de treino de karate goju ryu e kyusho na zona do vale do tejo, pelo assim me sent...lol. na altura tive direito a resposta por parte de um shiro, ou lacaio, porque os grandes mestres, seguindo os ensinamentos do bushi do, e nao os ensinamentos do karate, nao me deram uma resposta ou nao me convocaram para uma audiencia, pura e simplesmente me ostracizaram, como faria um samurai em relacao ao um plebeu mas nunca por nunca um mestre de karate em relacao a um discipulo. e, confesso, com um sorriso nos labios que leio, neste blog, a prosa de um dos grandes mestres, e por silenciamento dos demais penso que representa os outros grandes mestres, sobre a desercao de uma associacao e a criacao de mais uma associacao. levou um ano a estas cabecinhas iluminadas perceberam o que um ser que vive na penumbra em agonia, tal como me qualificou o shiro, ou lacaio, viu ha, nao um ano, mas ha dois. na altura outro grande mestre disse me para ter calma e esperar, para ser pacient., bons conselhos que esse mesmo mestre nao soube ter em relacao ao seu discipulo, mas ja se sabe esse mestre deve ser um bushi, samurai, e nao um sensei, plebeu. a minha tomada de posicao foi possivel, porque nao vivo do karate e porque nao treino karate ha 30 anos, ou seja, nao me subjugo a mestres, porque nao preciso e gosto de estudar o karate como uma arte marcial com uma forte dimensao cultural e social. por essas duas razoes, nao treino karate para tratar da vidinha nem treino karate por obrigacao. despois desta entrada no blog, so me resta desejar longa vida a mais uma associacao que se cria e tambem lhes deixo um conselho com um anode idade, nao arranjem um novo "sol" para andarem a volta, senao daqui a um ano la temos uma nova associcao. ves shiro ainda nao agonizei,mantenho a minha "cerviz recta", nao me dobro a qualquer mestre que me prometa o grau de sensei ou dan. e ve se fazes o favor de nao andares a conpurscar o litoral alentejano. nao precisamos de lacaios como tu.

pedro ferreira

João Ramalho disse...

Pedro,
Creio que da última vez que postaste algo neste Blog e se não me engano, no meu, fizeste-o de uma forma anónima. Quando as pessoas as fazem assim não merecem resposta.

Shiro disse...

Olá Pedro,
Ainda continuas agoniado? Devias pensar num cházinho de limão que, de certeza te ia ajudar a resolver o problema. Nós também nos separámos da Associação antiga, mas isso não é motivo para andarmos a falar mal dos outros (só como reacção às bocas...).
Concordo contigo qd dizes que não precisas de mestres para aprender Karaté, afinal, UM LIVRO também pode ser um bom amigo e até há muitos karatecas que apenas têm por tutor um livro. Eu costumo dizer que há mercado para todos.
Não concordo contigo quando dizes que dentro da NOSSA Associação não podem haver vozes discordantes, deves estar a confundir as Associações.
Fico, no entanto, muito contente por saber que lês o meu blog e, só para te deixar descansado, qd estive no Alentejo tive o cuidado de não o conspurcar, limitei-me a fazer as minhas necessidades fisiológicas sempre em locais destinados a pessoas. Podes dizer o mesmo?
Um abraço, e não te esqueças do cházinho de limão.
Shiro - o eterno lacaio.

Anónimo disse...

ui...
pisei uns calos.
desculpem.

pedro ferreira

shiro disse...

tás desculpado, mas tens a certeza que eram calos?

Anónimo disse...

e esta brejeirice que nao consigo perceber.
estas frases com duplo sentido.
o ensino, divulgacao e proteccao do karate tradicional esta na mao de tipos assim?
nao aprenderam nada com a historia do karate.
porque citam e recitam o dojo kun, se depois sao da mais atroz brejeirice.
livros, realmente sao um problema muito grande para dois tipos de pessoas. primeiro ha aquelas que por mais que leiam, so sabem decorar e copiar, porque nao conseguem interpretar, nao tem capacidade para tal. por isso a velha frase, "se queres receitas vai a farmacia", senao a conhecem perguntem, por exemplo, a Armando Inocentes, ele podera explicar vos.
segundo, ha quem tenha livros, ou fontes de informacao e formacao, mas que nao os partilhem porque tem medo de que alguem os saiba ler e interpretar melhor do que eles, e depois arriscam a perder o dominio do conhecimento que detem.
se alguma vez postei algo como anonimo foi inadvertidamente. nao o faco, ate porque de certeza que "os alvos", lol, das minhas observacoes em principio, espero eu, nao me vao deitar decapante pra cima do carro, ou nao irao dar me uma carga de porrada a semelhanca do que segundo estes mesmos "alvos" outros ja o fizeram em tempos.

esta foi a minha ultima postagem neste blog, pelo menos durante mais um ano. em outubro de 2010 logo se vera. pode ser que haja algum motivo de postagem.

boa sorte nesta nova aventura e tentem ser mais cumpridores do dojo kun que tanto citam.

pedro ferreira

David Ramalho disse...

Parece que temos um forte candidato ao Peixoto de Ouro de 2009

Anónimo disse...

Pedro,

Não faço a mínima ideia quem tu sejas, mas se treinaste Goju-ryu na APOGK e AKDK, de certeza que já nos encontrámos.
Confesso a minha surpresa ao ler os teus posts e a raiva que transpira dos mesmos. Também não percebo o teu desejo de dar lições de moral quando ninguém tas pediu.
Espero sinceramente que este tenha sido o teu último post, mas sê livre de pessoalmente vires partilhar as tuas ideias connosco, pois cara-a-cara é mil vezes melhor que estas comunicações impessoais e sem responsabilidade.
Por último deixo-te esta frase para meditares: "Goza e faz gozar, sem fazeres mal a ti próprio, nem a ninguém, eis, suponho eu, toda a moral".
Luís Costa

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan