segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estilos, Escolas, Linhagens...


Se perguntarem a um karateka qual o estilo melhor e mais completo, ele responderá que é o seu. Por muitas voltas que se dê, todos nós gostamos mais do nosso estilo e achamos sempre que aos outros falta qualquer coisa.
Falando por mim, quando entrei nesta "vida" será que escolhi o Goju-Ryu ou as circunstâncias é que me "enviaram" para este estilo? Se calhar se o Armando Inocentes não fosse à farmácia onde trabalhava há vinte e tal anos, não teria ganho coragem para me iniciar na prática. Se me perguntarem hoje se me vejo a praticar outro estilo direi que não... sinto-me "completo" neste estilo, mas será que se praticasse outro não me satisfaria também?
É saudável algum "bairrismo" no que toca à nossa escola mas deixa de o ser quando começamos a seleccionar as virtudes dela e a apontar os "defeitos" das outras.
Lembro-me quando comecei a treinar que existia um grande afastamento entre as escolas e até alguma rivalidade "pouco saudável". Os tempos têm mudado e, fruto de algum intercâmbio entre os estilos, esta rivalidade é muito menos evidente - mas ainda existe. Será por essa razão que o Karaté está a ter alguma dificuldade em tornar-se Olímpico?
Ao longo da minha vida tenho treinado com instrutores de outros estilos e tenho verificado que adquiro sempre algum conhecimento que complementa o meu treino Goju. A vida de um karateka não se deve resumir aos treinos no seu Dojo - deve investir parte do seu tempo na investigação e no estudo de outros estilos e outras artes. Se calhar verificará que não existem tantas diferenças assim... e que o seu estilo também não é "perfeito" porque isso é coisa que não existe.

2 comentários:

Armando Inocentes disse...

Caro José Ramalho, obrigado pelas tuas palavras e pelo teu post.

Penso que não é o estilo que faz o praticante... quem é bom num estilo, também o será noutro...

Eu pratiquei shoto durante quatro anos e depois, por contingências da vida, vi-me na necessidade de mudar para goju...

Como seria se tivesse continuado no shoto? Se calhar como sou hoje no goju (à procura, a aprender e a tentar chegar...).

O shoto é melhor que o goju? O goju é melhor que o shoto? (apetece-me perguntar se o basquetebol é melhor que o andebol, ou se os matraquilhosa são melhores que o futebol!).

Penso que não é por aí que devemos ir, embora considere o programa do goju mais completo - nos finais dos anos 70 eles ainda não faziam bunkai e nós já fartos delas! E de projeções nem falar... Eles têm 22 ou 23 katas e nós 12 ou 13? Sim, mas as nossas em termos de pormenor técnico são mais exigentes...

Quem teve a sorte (ou o azar!) de começar num estilo raramente - ou nunca - muda, pois como dizem os entendidos é mais difícil mudar que começar de novo...

Devemos sim ter um espírito aberto e sair da nossa quinta, porque eu também aprendi muito, mesmo depois de já me ter consagrado ao goju, com instrutores de shoto e de shito! E até de Judo, como com o nosso comum amigo Manuel Pinto, com quem aprendi a aperfeiçoar as nossas projecções... e as nossas quedas...

Claro que o nosso estilo não é "perfeito", por isso mesmo devemos aproveitar o que há de bom nos outros.

Já agora, deixo-te aqui um desafio: não será que num futuro já não muito longínquo, os estilos se irão diluir, deavanecer, até desaparecerem?

Um grande abraço para ti!

Jorge Peixoto disse...

Eu para além do Goju, continuo com o meu estilo pessoal. Refiro-me ao Shoto, na sua vertente Pey.
Será Pey Shoto o melhor do mundo? Para mim, não existe a mínima dúvida mas, mesmo assim, continuo a aprender Goju Ryu. Embora o estilo não seja tão bom, as miúdas são muito mais giras ...

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan