sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O Ídolo esquecido...

Soube há momentos que faleceu José Torres. Futebolista e ídolo da geração de 60, José Torres jogou futebol... jogou futebol quando ainda se jogava futebol. Quando o futebol era espectáculo e se jogava com amor e dedicação...
Conheci José torres pessoalmente porque ele era um cliente assíduo na farmácia onde me iniciei, na Amadora. Nesta farmácia trabalhava um colega meu, na altura meu "tutor" porque eu era um miúdo, o Sr. Nunes, um benfiquista de coração. José Torres entrava então na farmácia e a conversa entre eles animava-se à volta do futebol discutindo tácticas e acontecimentos de jogo.
Era conhecido por "O bom Gigante". Ganhou esta alcunha pela sua altura mas especialmente pelo seu bom coração. Era estimado por todos e não conheci ninguém que não tivesse por ele uma grande admiração. Viveu numa época em que jogar futebol se fazia pela paixão ao futebol e não pela paixão ao dinheiro. Acabou miseravelmente vítima da doença que o debilitou e do esquecimento.
Quando eu era miúdo coleccionavam-se uns "cromos" que vinham a embrulhar rebuçados e que completavam uma caderneta. Eram conhecidos por "bonecos da bola" e José Torres era um dos ídolos que integravam esta colecção. Será, provavelmente, a única forma de o perpetuar se bem que num canto qualquer da casa de um coleccionador da minha idade.
Viveu sem ostentações e sem vaidades. Viveu para o futebol e para o espectáculo grandioso que ele representava naquela altura, longe dos milhões e longe das luzes da ribalta. Viveu e morreu confinado ás quatro paredes onde residia, votado ao esquecimento. Eu nunca me esquecerei dele porque fez parte de minha juventude embora nunca tivesse sido um aficionado de futebol. Fascinava-me o modo simples e amável daquela "estrela" que visitava a farmácia onde trabalhei. Fascinava-me sobretudo a forma alegre como se dirigia a toda a gente...sem vaidades e sem preconceitos. A amizade que mostrava ás pessoas com quem privava era genuína.
Será lembrado hoje, no dia da sua morte, e esquecido de novo amanhã... mas não para mim. José Torres está na minha memória para sempre, ladeando com todos os personagens que compõem a História da minha juventude.
Sinto a sua morte mas reconheço que este desfecho representa o descanso para um homem que fez parte da vida deste País e que, juntamente com os seus colegas da altura, foi um excelente embaixador de Portugal.
Descansa em paz José Torres. Na minha memória serás sempre aquilo que foste... grande!

Sem comentários:

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan