sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A nossa eterna pequenez...

Portugal vai receber o 1º Campeonato Mundial de Goju-Ryu em Cascais. É verdade... vamos ter no nosso País um Campeonato Mundial... como é que eu soube disso? É fácil... navegava na net sob a procura "goju-ryu" e deparei com uma referência a esse Campeonato. Emocionado abri a página e deparei com a notícia: O logo do campeonato, a referência ao "alto" patrocínio do Presidente da República, uma nota de boas vindas emitida pelo Presidente da Federação mundial de karate Goju-Ryu e uma infindável lista de patrocinadores.
Corri os olhos pela página para me informar do local e horários... nada. Local: Cascais - data: de 29 de Setembro a 3 de Outubro. Pavilhão onde se desenrola o evento: ???? horário: ???? Disciplinas e escalões: ????

É certo que vivemos num País pequeno mas a informação detalhada e a promoção do evento deviam ser disponibilizados imediata e prontamente. Queixamo-nos sistemática e tristemente da projecção que o futebol tem em Portugal "asfixiando" todas as modalidades "menores". Perante este quadro, de quem é parte da culpa? Temos um Campeonato Mundial de Karaté e nem o site da Federação faz uma única referência ao assunto apesar de ser um dos apoiantes? Eu sou um instrutor de Goju-Ryu credenciado pela FNK-P e só tive conhecimento do evento por pura sorte.
É verdade que não "circulo" no meio competitivo mas acho absurda a forma como este evento está a passar despercebido pela comunidade karateka e triste ao mesmo tempo.
Ontem recebi, pela mão do presidente da minha Associação os cartazes referentes ao evento - enormes... coloridos... até tem um "boneco" giríssimo... informação? nada! Ah... não é verdade... já tinha o nome do Pavilhão... morada? para quê? horários? porquê? Descubram sozinhos ou querem a "papinha toda feita? Não têm um GPS que assinale as instalações desportivas de Cascais? Então está na hora de fazer um "upgrade" no pequeno dispositivo de orientação.
É triste... é o exemplo vivo da pequenez em que nos inserimos. Assim continuaremos a ser pequenos e invisíveis aos olhos de todos... não é, a meu ver, a melhor forma de promover a modalidade. E não digo isto por ser um campeonato de Goju-Ryu, o estilo que treino, mas porque é karate e a Federação tem o dever institucional e moral de o promover.
Hoje recebi os horários pelo e-mail veiculados por um dos meus alunos que teve a "destreza" para os conseguir... parece quase marginal... parece contrabando... não soa mal? ou sou só eu? Não acham que merecemos ser diminutos e insignificantes se pouco fazemos para o não ser?
Nesta fase já estou a ouvir vozes de desagrado pelo comentário que aqui deixo... sei que vão existir... que se lixe! já desabafei. Não estou contente com a forma pouco profissional que começa a rodear este campeonato. Estou esperançoso que o desenrolar do mesmo o seja mais. Eu faço intenção de lá ir ver (se é que se pode assistir, porque nem disso tenho a certeza!) e espero bater palmas se tudo correr bem... lá dentro porque este começo... não é bom!

3 comentários:

Armando Inocentes disse...

Caro José Ramalho:

Não és so tu!... e o meu comentário até é de agrado pelo que escreveste!
Pena é que não tenhas estado dentro de outras coisa, pois terias mais que escrever...
Pois eu não quero ir lá.... porque penso que não vale a pena desperdiçar o meu fim de semana!
Um bom fim de semana para ti (este e já agora o próximo!)e tua família.

Jorge Peixoto disse...

Pelo menos, não tiveram problemas a converte-lo para "PDF" ...senão só daqui a 15 dias é que tinhas os cartazes...

Rui Valadas disse...

Esta situação não é nova infelizmente, só sabem investir no futebol, o "desporto-rei", e mesmo assim vê-se a vergonha que é. Há muitos atletas de outras modalidades com vontade de orgulhar a associação e acima de tudo o país, mas sem patrocínios, não há vontade que valha perante este facto.
As pessoas que comecem a deixar de ver a bola nos estádios e deixar de pagar as quotas dos clubes de futebol e verão como se sentem grande parte das restantes modalidades.

Relativamente ao Campeonato de Goju-ryu, só hoje é que expuseram o programa(em inglês, claro!) para as pessoas. Deviam de estar fartos de terem que estar a ver pessoas como eu a chatear-lhes para disponibilizarem o programa do campeonato. Enfim, este é o país em que vivemos.


Cumprimentos,
Rui Valadas

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan