quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O valor da vida humana...

Foi largamente noticiado um acontecimento perturbador. Uma idosa foi encontrada morta na sua casa e descoberta pela compradora da casa que se julgava vazia. Esta idosa morreu em sua casa e esteve 9 anos já cadáver, na mesma. O mais perturbador a meu ver, foi o facto de poucas pessoas terem dado por falta da senhora. O mais perturbador foi o facto de alguém ter chamado a polícia suspeitando que a senhora tivesse falecido na solidão da sua casa e esta força de segurança aparentemente ter ignorado esta suspeita e, alegando ser ilegal a entrada numa morada sem autorização, não ter feito nada.

Não sou versado em leis mas não quero acreditar que, perante uma forte suspeita de morte em domicílio, não se possa fazer nada... não posso nem quero acreditar que se ignore uma forte suspeita destas.

A referida senhora, uma idosa de 90 anos, morreu na solidão e, certamente, de solidão. Triste e inacreditável. Um País que trata assim os seus velhos não merece respeito.Tive a oportunidade de visitar uma parte do Japão conhecida pelos recordes de longevidade - Okinawa. Os japoneses veneram os seus velhos respeitando-os sempre e aproveitando deles, o conhecimento e as experiências de vida. O respeito que os japoneses dedicam aos seus idosos é o reconhecimento da sua vivência e sabedoria. É o reconhecimento das suas virtudes e das sua fragilidades amparando-os até que à sua partida.

A solidão na velhice é uma das mais duras situações de vida. O abandono numa das fases mais necessitadas da vida é cruel. Todos nós sabemos que a vida actual dificulta a assistência aos idosos mas é para isso que existem instituições e assistentes sociais - para amparar aqueles que caem. Não me causa nenhum conflito que parte dos meus impostos sirvam para isto, o que me custa é ver serem dados apoios a muita gente que deles não necessita - e todos conhecemos casos desses.
Envelhecer devia ser um processo natural da vida onde a adaptação do idoso fosse acompanhada pela adaptação da família.
Li hoje num jornal que, finalmente apareceram os familiares da idosa - para anular a venda da casa reclamando-a para si... sem remorso, sem sentimento de culpa. Que gente é esta? Onde estavam quando a idosa definhava e morria? Onde estavam quando ela precisava de apoio e de ajuda?
Sinto-me triste e desapontado com esta parte do País onde vivo e por partilhar este mesmo País com gente sem sentimentos e escrúpulos ao ponto de surgirem agora vindos do nada reclamar aquilo que não é deles repudiando um familiar debilitado condenando-o à mais miserável das mortes - por solidão.
Devíamos aprender com os japoneses... mais uma vez. Pela sua disciplina, pelo seu respeito e pela forma como recompensam os seus idosos por tudo o que lhes deram...
"Um velho que morre é uma biblioteca que arde..."

4 comentários:

Armando Inocentes disse...

Solidário com o que dizes e escreves...

Rui Valadas disse...

Relativamente a essa situação, até o próprio sobrinho dessa senhora referiu que a única pessoa que se preocupava (mais que a família) era a vizinha. Eles só se afastaram da situação porque pensavam que teria dívidas...
A mim sempre me educaram a respeitar os mais velhos mas hoje em dia, ninguém o faz. Quando se tornam empecilhos em casa, mandam-nos para lares (ou secalhar é melhor dizer depósitos de carne) onde lhes dão medicamentos para ficarem vegetais e não causarem distúrbios nenhuns.

Tal como alguém já tinha referido algures na televisão, já que há uma Liga de Protecção de Menores, porque é que não criam uma Liga de Protecção de Maiores?
Os idosos têm que ser tratados com respeito, porque se continuamos a incutir este tipo de tratamento aos jovens eventualmente nós, os velhos de amanhã, seremos os maltratados, os vegetais e os exilados para os "depósitos de carne".

PS: Segundo um estudo sobre a longevidade, só há dois sítios onde as pessoas chegam a uma idade de 100 e tal anos(perfeitamente lúcidos): Okinawa e Sícilia.
Isso tudo depende de uma Boa alimentação, Carinho por parte de família e amigos e acima de tudo, NUNCA PARAR.


Rui Valadas

Jorge Peixoto disse...

Rui, discordo de ti.
Os gajos chegam aquela idade porque, ou treinam Karaté (Okinawa) ou a Máfia não os deixa morrer ...

Armando Inocentes disse...

Um ocidental em visita à China ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis, e, curioso sobre os aspectos da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.

Ouviu do mesmo a sábia resposta:

" - É muito simples. É só:
Comer a metade.
Andar o dobro.
E rir o triplo."

Parece simples, mas em verdade é o inverso do que se assiste na vida agitada e insana dos "civilizados" ocidentais...

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan