domingo, 17 de fevereiro de 2008

A importância do Currículo

Na vida de um karateka existe a passagem por estágios, competições, demonstrações e outros eventos. De um modo natural, as solicitações para a participação nestes eventos vão surgindo e apelam ao gosto que o karateka terá pela arte que pratica mas também a outras que complementam o seu treino ou que simplesmente despertam o seu interesse.


Qual o valor real que representa a acumulação de participações em eventos e que mais valias traz para o praticante? No meu entendimento, todo e qualquer evento em que se participe traz alguma coisa de novo aos conhecimentos já adquiridos e por vezes, chama a atenção para outras interpretações de técnicas que já se executavam e que julgávamos imutáveis.


O currículo do karateka não se resume a uma lista de eventos onde participou mas sim ao número de oportunidades de acrescentar conhecimentos aqueles que adquire e treina diariamente. Sempre participei em Estágios de Goju Ryu mas tive também a oportunidade de treinar com mestres de outros estilos e artes o que enriqueceu o meu histórico de conhecimentos e contribuiu para o melhor entendimento do meu prório estilo de Karaté.


A idéia de que o estilo mais eficaz e perfeito é o nosso, surge do facto de ser aquele que conhecemos melhor porque o treinamos no dia a dia; conhecer um pouco dos outros estilos é conhecer melhor o nosso. Os conceitos de treino e as raízes dos vários estilos enterlaçam-se e por vezes as semelhanças são tão grandes que nos surpreendem.


Sempre que um grande Mestre ministra um Estágio, está a colocar ao nosso dispor os seus conhecimentos e a proporcionar-nos a oportunidade de trabalhar segundo a sua interpretação da Arte. A riqueza do treino reside no facto de cada ser humano ser diferente do outro e ter a sua própria visão daquilo que aprendeu, por outro lado, ao atingir um nível superior, um Mestre começa a desenvolver novas técnicas ou a juntar novas "nuances" ás técnicas já desenvolvidas o que fornece novos conhecimentos.


Curriculo é aprendizagem no mais elementar conceito da palavra. Ao participar num Estágio estou a preparar a minha mente para novas ideias e a aceitar ser o receptor das mensagens que serão veiculadas no evento. Como instrutor isto representa "a caixa de ferramentas" do meu "ofício".


É frequente o aluno perguntar-me quando executo uma técnica de modo diferente da que ele conhece: "Sensei... mas qual é forma correcta de executar essa técnica, a que aprendemos antes ou esta que agora faz?" - normalmente respondo: "As duas... quando vou executar uma tarefa da qual desconheço a complexidade, é melhor levar todas as ferramentas que tenho e não só aquelas que penso serem suficientes..."


Estamos em vésperas de receber em Portugal um Grande Mestre de Goju-Ryu, Sensei Leonard Sim, um 7º Dan da GKI, Associação que nos recebeu no seu seio recentemente. O Sensei Leonard Sim desloca-se ao nosso país com a finalidade de nos proporcionar dois dias de treino de karaté Goju-Ryu. É a oportunidade de enriquecermos o nosso "arsenal técnico". É a oportunidade de treinarmos com um dos grandes do karaté mundial. Espero que todos possam participar porque, tal como disse anteriormente, é assim que podemos evoluir como karatekas e como pessoas - estando lá, quando se partilham ideias....

Espero vê-los lá...


1 comentário:

Anónimo disse...

Visual novo! é bom variar de vez em quando.
No que concerne ao artigo, concordo inteiramente. O nosso "estilo pessoal" ( o que melhor se adapta à nossa condição física, estatura e nível técnico) é feito a partir de todas as vivências e não apenas dos conhecimentos que nos são ministrados no âmbito estrito do estilo que praticamos. Daí, muitas vezes as referências a "programa" e "técnica base". Convém que saibamos distingui-los.
Mesmo dentro do mesmo estilo, e tendo por base o mesmo programa, por vezes, existem interpretações diferentes - que muitas vezes têm subjacentes os conceitos que referi - e nem por isso deixam de ser menos verdadeiras.
Se puderem, façam o estágio e, mais do isso, "desfrutem" do estágio.
Saudações,
JPeixoto

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan