quinta-feira, 22 de abril de 2010

O abandono do património e a indiferença à degradação...


Aproveitando o facto (que muito me honra) de este humilde blog ser lido por um número considerável de pessoas, vou fugir um pouco à temática que gerou este espaço, e falar de outra coisa que não Karaté, por ser um assunto que me provoca alguma tristeza.

Há muitos anos na minha infância, o meu pai levava-me juntamente com os meus irmãos a ver um espectáculo que, na altura, era um fenómeno tecnológico extraordinário - A Fonte Luminosa.

Esta fonte, chamada Fonte Monumental, foi inaugurada a 30 de Maio de 1948 apresenta esculturas de Maximiano Alves e de Diogo de Macedo bem como baixos-relevos de Jorge Barradas.
Estão lá representadas as Tágides e outras representações mitológicas.
À noite eram centenas de pessoas que lá se deslocavam para assistir a um espectáculo de água e efeitos de luzes coloridas que se entrelaçavam num bailado de cor de extrema beleza. Eu tinha entre os meus 9 ou 10 anos de idade e estou hoje com 51 mas a memória daqueles momentos está fresquíssima e não raras vezes as revivo com saudade.
Hoje, a fonte Luminosa está abandonada e degradada. Nunca mais foi ligada (nem sei se a maquinaria que produzia aquele espectáculo ainda funciona). A degradação é evidente e, embora ainda se adivinhe a beleza que outrora ostentou é hoje, uma sombra do que já foi.
É uma desolação assistir à degradação de um monumento único e que foi um dos mais importantes da cidade de Lisboa há alguns anos.
Em tom de singelo apelo deixo aqui a sugestão da recuperação daquele imponente monumento. Estiva lá ontem e tirei uma foto daquela que foi uma das minhas melhores recordações de infância.


2 comentários:

Jorge Peixoto disse...

Muito bem visto.
O problema é que "quando não há dinheiro, não há palhaços ... e quando já há dinheiro já ninguém quer ser palhaço".

Armando Inocentes disse...

De facto está bem visto... pois a tendência natural das coisas segue o rumo da degradação - é a célebre entropia do sistema!

Ou como disso um político, quando os de cima não querem e os de baixo não podem...

O mesmo se passa com o "nosso" Karaté a nível nacional!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan