domingo, 3 de outubro de 2010

Bom karate, mau karate ou só Karate?



















Viu-se de tudo neste 1º Campeonato Mundial de Goju-Ryu: Boas exibições, exibições sem emoção e as outras...
Não sou um especialista, deixo já aqui bem claro, e aceito com facilidade que contestem a minha opinião mas tenho de referir alguns "pormenores" que me saltaram à vista.
O espaço de competição, acanhado devido à multidão que enchia claramente a área circundante aos tatamis, vibrava de emoção pelos colegas de equipa e respectivos treinadores que gritavam e acenavam ao mínimo gesto que se assemelhasse à marcação de um pontito. A (pouca) assistência vibrava também, à sua maneira, verbalizando em vários idiomas as suas emoções e decepções.
Os desempenhos... bem... houve de tudo - Bons momentos de karate e outros menos bons. Acabei por reforçar a minha opinião sobre o karate de competição - não me serve! Tem o mérito que tem: mobiliza as camadas jovens e "mediatiza" (embora ainda de modo insuficiente, como se vê pela promoção deste evento) o karaté.
Não sou contra e apoio incondicionalmente quem deseje esta vertente do karate mas é limitado.
Não posso deixar, no entanto, de apreciar o desempenho daqueles atletas (perdão, karatekas) que misturam a emoção, o patriotismo e adrenalina produzindo um "cocktail" que acaba num espectáculo bonito de se ver.
É, sobretudo, karate jovem. É um karate que agrada pela componente competitiva, trabalhada na sua forma mais simples - não me refiro ao trabalho do treino de competição, que reconheço ter alguma complexidade mas sim ao "arsenal técnico permitido que limita a manifestação plena da "arte da mão vazia".
Numa análise final e em nota de conclusão deste "post", direi que foi bom. Gostei de alguns desempenhos, gostei de rever velhos amigos.
Retomando a minha decepção (já referida no post anterior) pela pouca promoção dada a um evento desta natureza, continuo a não compreender porque não foi sequer referido na TV apesar da colecção de canais que temos em Portugal. Se não valorizamos o nosso trabalho acreditem que mais ninguém o fará. Lamentável!
Temos alguns medalhados e o Nuno Moreira, numa tradição que nos honra a todos, deu o seu espectáculo habitual, e ganhou! É sempre bom e encorajador este desempenho do Nuno. A ele e ao Sensei António Moreira seu pai e meu amigo, os meus parabéns! Ganhou ele e ganhámos nós - Portugal.

1 comentário:

Armando Inocentes disse...

Bom Karate, mau Karate ou só Karate?

Eu voto no "só Karaté"!

Primeiro, porque no nosso dicionário já aparece o estrangeirismo «karaté» acentuado - e a língua japonesa não tem sílabas tónicas (os brasileiros adoptaram o 'karatê', que foneticamente até me parece mais correcto) - quando o correcto deveria ser Karate-Do; segundo porque tenho defendido que no desporto tanto há valores positivos como valores negativos, por isso ele é bivalente; e terceiro, porque os títulos de «campeonato» só são legalmente autorizados quando os eventos são organizados pela Federação Nacional.

Continuaremos a assistir a tudo...

Um abraço e obrigado pela tua reflexão!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan