sábado, 25 de dezembro de 2010

O verdadeiro Natal!


Nesta altura do ano, apesar de não partilhar com a maioria a crença que envolve a origem do Natal, não deixo de considerar que a época natalícia vai buscar o melhor de nós, apelando para uma maior proximidade entre famílias e amigos. A amizade e a solidariedade devem ser cultivadas todo o ano e não apenas no Natal mas é bom saber que, pelo menos nesta altura, as pessoas se tornam um pouco mais tolerantes, solidárias e amigas.
É muito bom ouvir o sinal de mensagem no telemóvel repetidamente a tocar, anunciando a lembrança de mais um amigo que deseja, nesta época, reafirmar a sua amizade. Sou um indivíduo que preza acima de tudo a amizade e a dedicação e, neste Natal, gostaria de deixar aqui expressa (mais uma vez porque nunca é demais) a minha enorme satisfação pelo grupo de amigos que, ao longo dos anos, fui conseguindo. No emprego, no Karate, em suma... em toda a minha vida. Alguns destes amigos foram-se afastando por contingências da vida pessoal de cada um mas não deixam, nesta altura, de me enviar uma mensagem que prova, acima de tudo, que não se esquecem da amizade. Não há nada melhor! Alunos, colegas treinadores e amigos de outras "artes" não deixaram passar em branco este momento para expressarem a sua amizade através das inúmeras mensagens e telefonemas e isso, é muito valioso para mim. Não sou católico mas acredito nas pessoas e no seu "Deus" que, para mim, é o seu carácter, a sua bondade e acima de tudo, a sua lealdade.
Nestes últimos anos muita coisa aconteceu na minha vida de karateka - atribulações que envolveram saídas e entradas de associações e conflitos com pessoas com as quais, a dada altura, deixei de me identificar mas, essa parte da minha vida, embora saiba que nunca será apagada, será pelo menos "arquivada" pois apenas pretendo dedicar toda a minha energia com as pessoas que o merecem e neste momento, estou numa Associação que de facto me representa e a qual eu me orgulho de representar onde quer que vá. Sou afortunado por poder contar com a amizade de instrutores que são mais do que isso... são amigos incondicionais - João Ramalho - o nosso presidente e o amigo com o qual partilho muitas opiniões, Marco Cruz - O homem essencial para chamar a atenção para algumas falhas mas que todos sabemos querer melhorar o nosso trabalho. Tem sido um contributo precioso - Jorge Quaresma - O "calmeirão" com o qual gozo imenso nas minhas postagens mas que sabe ter o meu enorme respeito como homem e como Instrutor - Armando Inocentes - O senhor que me apresentou à nobre arte do Goju-Ryu fazendo-me abraçar aquela que seria uma das partes mais importantes da minha vida. Nuno Santos - o "puto" que vi crescer e transformar-se num homem excepcional e num treinador dos mais competentes que já vi sempre mostrando uma tranquilidade de espírito fabulosa. Menciono estas pessoas mas mais (felizmente) existem. A todos os meus alunos que são os amigos com quem privo mais tempo e aqueles que quase diariamente aceitam o pouco que tenho para lhes dar dando-me em troca a sua amizade, dedicação e lealdade.
O Natal tem, por isso, um valor acrescido porque nos faz lembrar mais daqueles com quem partilhamos a vida, tristezas e alegrias - mas não é isso que constrói e consolida a verdadeira amizade?
Rancores? Faço por não os ter mas mentiria se dissesse que não me desagradam as invejas e as intrigas... claro que não gosto que alguns conduzam as suas vidas como uma cruzada contra aqueles que apenas querem seguir o seu caminho e que tiveram a coragem de alterar os seus rumos. Claro que não pactuo com a mentira e a arrogância. Claro que não aceito alimentar "egos" do tamanho de catedrais. Preocupo-me agora e apenas com os verdadeiros amigos, aqueles que apontam o dedo dizendo "isto não está bem!" com única intenção de melhorar e não apenas destruir opiniões só porque não são as suas, porque as suas opiniões são construtivas!

Assim, a todos os que fazem parte da minha vida e que contribuem para me tornar um ser humano melhor... FELIZ NATAL!

2 comentários:

Jorge Peixoto disse...

Como sempre, concordo contigo. Para além do Karaté - que se quer para a vida inteira, mas nemm sempre se consegue - está, sobretudo a amizade e a lealdade. Nesta época "melosa" acabamos por dar-lhe mais importância.
Embora não tenha enviado SMS de Natal (viva o Sócrates!), desejo a todos um Feliz Ano Novo repleto de impostos e aumentos novinhos em folha...
Divirtam-se, se o Sócrates e o Tio Teixeira dos Santos deixarem.

Armando Inocentes disse...

Caro amigo:

De facto, posso-te também tratar por amigo - ou até mais do que isso, tendo em conta os anos a que nos conhecemos e apesar de durante alguns desses anos termos estado separados em termos organizacionais.
Mandaste-me um SMS, eu telefonei-te no dia de Natal e estavas a trabalhar - ou a fingir que trabalhavas, porque pelo meu móvel ainda não dá para ver...
Mas na realidade, a amizade que se forma, que cresce e que acaba por resistir é uma das coisas fundamentais que o Karaté nos dá. Pena é que na nossa modalidade muitas pessoas confundam «divergência de opiniões» com amizade... ou diferentes formas de ver as coisas com o «tens de ver à minha maneira»...
Obrigado pelas tuas palavras!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan