domingo, 10 de abril de 2011

O essencial e o supérfluo...

Em conversa há dias com um amigo ligado à área do Desporto, confidenciava-me ele que se avizinhavam tempos muito difíceis. O aumento do IVA na prática desportiva estava a causar alguns problemas aos Ginásios que, dizia ele e com verdade, tendiam a agravar-se.
Perante um "aperto" financeiro o que é que se dispensa primeiro? - Aquilo que pensamos ser supérfluo ou, na óptica geral, dispensável. Assim, quem que tem uma prática desportiva constante mas que está sujeito a "cortes" sistemáticos no seu orçamento familiar, retira-a de imediato dos seus encargos. Este problema agrava-se quando são vários os elementos de um agregado familiar a praticar desporto (eu tenho alguns assim, no meu Dojo).
Isto é mau em todos os aspectos que se possam imaginar. Coloca de imediato um problema sério aos Ginásios que estão já a operar porque uma redução drástica na clientela vai-se reflectir de imediato na necessidade de dispensar professores. Por outro lado, o que vão fazer os licenciados em Educação Física que estão a sair dos cursos?

Analisando agora o impacto social que este problema causa estamos perante uma situação em que se vai obrigar os portugueses a dispensar um dos componentes mais importantes na manutenção da sua saúde e bem estar - a prática desportiva regular.

Apela-se energicamente à adopção de uma prática desportiva como forma de manutenção da forma física e da saúde, o que é uma forma de prevenir futuros encargos com esta mesma saúde, mas tira-se, por outro lado, a importância a isto tudo considerando a prática desportiva "um luxo". Esta estúpida contradição vai ter um impacto terrível em todos nós - profissionais do Desporto e desportistas. Já se está a notar - o número de inscritos nos ginásios está a baixar de uma forma assustadora.

Este amigo confidenciava-me que fora obrigado a suportar ele próprio, o aumento do IVA como forma de tentar conservar os clientes mas estava céptico quanto ao tempo em que poderia sustentar uma situação destas. É alarmante.

Segundo a minha óptica ao aumentar os gastos com o consumo o que se vai conseguir é uma baixa desse consumo, o que se vai reflectir na economia nacional porque há empresas que não se vão aguentar - não vendem, não pagam - tão simples como isto. Gera-se mais desemprego o que vai reduzir novamente o consumo e assim por diante.

Tendo em conta o número de licenciados em Educação Física que estão a formar-se ou já formados, é preocupante...

Em conversa com amigos dizia um deles: "Portugal é um País a prazo!" - pois é... e o prazo está a ficar cada vez mais curto.

2 comentários:

Armando Inocentes disse...

Portugal já é um país fora de prazo...

Primeiro foi a lei de bases e separar a actividade física do desporto - porque desporto é só o futebol! Ou antes, a separar as modalidades dos ginásios particulares das outras...

Agora é o desporto escolar a levar a machadada das suas horas estarem incluídas nas horas da componente não lectiva dos professores!

Entretanto o golfe, como atrai o turismo (e se calhar as amigas do Tiger Woods) fica com o IVA a 6%!

Qualquer dia acontece o mesmo que aconteceu à pesca desportiva, isto é, quando quisermos fazer o nosso cross pelas ruas ou fazermos um kangeiko na praia temos de ir ao multibanco tirar a licença e andar com o atestado médico e a apólice do seguro no bolso do fato de treino.

E nós, treinadores de Karaté, cá continuamos sem ter uma associação de treinadores que nos represente... que nos defenda... que faça valer os nossos direiros!

Armando Inocentes disse...

E agora é o corte de 15% às federações...

Ainda bem que há algumas que passam bem sem esses 15% a menos porque nadam em dinheiro proveniente de outros lados: sponsors, publicidade, donativos, donativos, donativos e donativos dos treinadores!

Um abração.

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan