terça-feira, 25 de março de 2008

No final do Estágio com o Sensei Leonard Sim, realizaram-se os primeiros exames de Dan no seio da GKI.

Estes exames primaram pela exigência técnica (que é afinal aquilo que é preciso demonstrar). Em termos físicos o exame exigiu apenas "estofo" para desempenhar todos os katas para a graduação em ritmo e força tal como devem ser executados. Sem interrupções, todos os katas foram executados com o rigor que lhes era exigido.

Os exames de graduação, em especial os de Dan, devem ter como finalidade, a demonstração daquilo que se sabe e a sua execução correcta. Exames em que se dá principal ênfase á condição física deixando para segundo plano o factor técnico, não têm, a meu ver, sentido. Todos nós temos diferentes compleições físicas e diferentes graus de resisência - isso significa que não temos condições para adquirir uma graduação de DAN?. Ser fisicamente superior mas tecnicamente inferior é o mais correcto para chegar a esta graduação?.

O desempenho e o conhecimento tecnicos são fundamentais no candidato a Dan. Todos conhecemos decerto algum brutamontes que, de peito inchado, executa técnicas incorrectamente - será este "artista" um verdadeiro Dan?

Gostei do que foi exigido neste exame e como foi exigido. O próprio kumité foi executado com respeito pela integridade fisica do parceiro não havendo aqui tentativas de "magoar" para mostrar que se é "o maior".

O Sensei Leonard Sim teve o cuidado de explicar que queria ver técnica e não brutalidade, no inicio do kumite. E foi assim que se fez. E foi assim que se realizaram com êxito estes exames. E foi assim que a AKDK ganhou mais Dans - merecedores da graduação e podendo dizer orgulhosamente que cumpriram a sua missão - mostrar o que sabiam e sabem.

Estão todos de parabéns tanto eles como os seus instrutores, e afinal também a AKDK.

Sejam bem vindos ao grupo dos Yudanshas!

Pensamento do Dia: "mostra o que sabes e revelas o que vales..."

2 comentários:

Anónimo disse...

Sensei, 100 por cento de acordo.
aproveito para felicitar pelo novo visual.
JPeixoto

João Silva disse...

Sensei Ramalho,
estou perfeitamente de acordo consigo. Também sou da opinião que o mais importante seja a parte técnica ao invés da física num exame de Dan.
Quero deixar o meu agradecimento por ter colocado no blog o kumité entre mim e o Carlos.
Existe alguma forma de obter o vídeo na integra?

Cumprimentos,
João Silva

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan