domingo, 18 de julho de 2010

A sabedoria da idade...

Tive a oportunidade de ver, em Okinawa, o Sensei Suichi Aragaki, numa demonstração de Kata. Fiquei fascinado. Fascinado por constatar ali, que a idade é, apesar de tudo, uma questão de atitude perante a vida. Consegue-se perceber que a idade concedeu ao Sensei Aragaki algumas limitações de movimento mas não pude deixar de ficar admirado com aquela demonstração de vivacidade.
O Karaté é para toda a vida (já o karaté desportivo não é), o que nos leva a pensar porque é que se "batem" os karatekas modernos por mais um título ou mais um campeonato ganho, mais uma taça, mais uma medalha. O verdadeiro karaté, na minha fraca opinião, está ali... num velho que não deixou que o tempo o impedisse de treinar aquilo que mais gosta e que faz parte integrante de toda a sua vida. É isto que quero para mim... é isto que anseio poder fazer nos últimos dias da minha vida, se o vou conseguir, isso é outra conversa.
Gostava de poder treinar até ao fim... sem ânsia de ganhar o que quer que seja à excepção daquele estado iluminado que vemos nos velhos mestres japoneses.
Se calhar sou um sonhador que anseia por algo que é inatingível tendo em conta a vida "acelerada" que levamos, mas vou certamente lutar por isso.


5 comentários:

Anónimo disse...

Tem graciosidade, fluidez contração no momento certo e qb, resumindo tem todos os “ingredientes” para aplaudir uma execução acima da média que é o caso. Bem bom para ele e para nós também.


o maroto

Jorge Peixoto disse...

E não é o sonho de todos os verdadeiros karatecas, poder fazer aquilo que gostam até ao "fim"?

Armando Inocentes disse...

Na frase "um velho que não deixou que o tempo o impedisse de treinar aquilo que mais gosta e que faz parte integrante de toda a sua vida"... dizes tudo!

Só é pena que a cultura ocidental, ou seja, a nossa, não seja como a cultura japonesa!

Isto porque há uns que estão empenhados em fazer os outros sentirem-se velhos, outos porque desejam impedir-nos de fazer aquilo de que mais gostamos e ainda aqueles que tentam denegrir o que fez parte integrante da nossa vida!

Mas há os resistentes... também há aqueles que daqui a uns tempos estarão assim velhinhos, talvez não a fazer o que faz (ou como o faz) o Sensei Aragaki, mas pelo menos a fazer...

Anónimo disse...

lá tinha ser! o Inocentes vir estragar o Kata com as suas "politiquices" que ninguém quer comprar -:)
o maroto

Diogo Ribeiro disse...

Saudação Sensei!
PEço desculpa invadir sem aviso prévio mas não pude deixar passar este artigo sem deixar o meu testemunho. Qu vale o que ale mas que sim, de facto eu ADOREI o seu artigo bem como o vídeo daquele «SÁBIO» Sensei, um ser fantástico sem dúvida.
Espero um dia ir ao Japão, treinar karaté, mas mais que um desejo, é um sonho,... treinar e apreciar karaté e cultura, em...OKINAWA!

Partilho em pleno da sua paixão e pensamento.
OSS!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan