sábado, 23 de outubro de 2010

Formação com F maiúsculo...






Foi com "casa cheia" que se deu início a este Seminário "Da criança ao Jovem Karateka", organizado pela Kaizen Karate Portugal. Quatro grandes formadores deram o seu melhor nas suas prelecções, cativando a atenção de todos os intervenientes tanto pela pertinência dos temas como pela clareza e aplicação prática dos seus conhecimentos.
Várias "escolas" concentraram-se no magnífico pavilhão do Alto do Moinho enchendo o auditório numa demonstração de interesse pela formação e pela importância que ela tem na vida do treinador, que, cada vez mais, se apercebe da necessidade de evoluir.
Armando Inocentes, Nuno Santos, Joaquim Gonçalves e João Dias foram os elementos formadores deste seminário. Grande qualidade tanto dos formadores como dos tópicos das suas intervenções.
A FNK-P atribuiu a esta acção 2 créditos, que serão importantes também na continuidade da formação dos treinadores. O Real Sport Clube esteve nesta acção de formação com 7 graduados. Reencontrei alguns amigos de longa data, alguns que se deslocaram de longe para participarem neste evento convivendo e aprendendo. É muito agradável constatar a consciencialização dos treinadores da necessidade de aumentar o seu nível de conhecimentos, de modificarem comportamentos e metodologias de treino promovendo a qualidade do ensino, elevando assim os padrões de ensino de karate o que só dignifica a modalidade. A Kaizen foi pioneira na organização deste tipo de eventos demonstrando o seu principal objectivo - equipar os seus treinadores com ferramentas de trabalho importantes para a execução da sua tarefa em excelência. Entre jovens e menos jovens, o interesse demonstrado foi notório e o ambiente gerado nesta formação não podia ter sido melhor. No final dos dois primeiros módulos foi feita uma demonstração prática com a classe infantil que demonstrou no terreno o resultado do trabalho teórico apresentado.
Dou os sinceros parabéns à Kaizen na pessoa do seu presidente, o meu amigo, Sensei João Ramalho pela forma como organizou e levou a cabo este excelente Seminário. Bem organizado, bem equipado, bem conduzido e bem frequentado... nota 10!
Parabéns a todos os intervenientes... foi bom...muito bom! Estamos certamente no bom caminho e foi com orgulho que hoje assisti a mais um "alicerce" bem fundeado nesta jovem Associação que, contra ventos e marés, está a afirmar-se como uma interveniente de qualidade na elevação do karate nacional.
Publico algumas fotos que ilustram a "atmosfera" gerada... a qualidade das fotos...bem... foram tiradas com um aparelho que serve essencialmente para telefonar... não esperem grande qualidade...




2 comentários:

Armando Inocentes disse...

O que verificamos? Que precisamos destes eventos, não só para nos encontrarmos mas também para nos reciclarmos...

Há coisas que sabemos, que conhecemos, mas que vão ficando adormecidas, vão cristalizando, e há que fazê-las emergir de novo...

A Kaizen soube apostar na qualidade e na actualidade. Aguardemos o próximo.

Um abração

Bruno Afonso disse...

Muito iniciativa da Kaizen, pela qual vos dou os meus sinceros parabéns.
Os temas abordados foram bastante pertinentes, bem como o tipo de abordagem.
Já o disse no blog do Dr. Armando Inocentes, e repito-o aqui: achei a intervenção do Sensei Nuno Santos particularmente interessante e uma verdadeira lufada de ar fresco nos conteúdos das formações em geral.

Felicito, uma vez mais, a Kaizen pela organização da acção de formação, que só não foi excelente pelo incumprimento do horário de encerramento (1h30 depois do planeado!).
Mas, como estou certo que é um pormenor fácil de resolver, venham mais. =)

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan