terça-feira, 8 de março de 2011

Acabou...

O dia começou cinzento, chuvoso e frio na vila da Golegã mas isso não impediu os valorosos karatekas do Real e do Grupo Dramático Ramiro José de fazer o seu ultimo treino deste magnífico Estágio de Inverno.
Orientado pelo Sensei Carlos Ferreira que nos ofereceu um treino de preparação física verdadeiramente Goju onde nem faltou o Ude-Tanden.
Acabado este treino, sempre com o esforço adicional de pôr a "ratazana" (carrinha do Real) a trabalhar porque a bateria pifou, dirigimo-nos ao Centro de Estágio para o pequeno auditório onde iria ser dada a aula teórica orientada pelo Sensei Daniel Ramalho sob a temática da "Filosofia das Artes Marciais" que gerou uma animada discussão deu uma imagem fresca da Filosofia.
12.30 horas - Almoço. Acabada a refeição foi altura de fazer as malas para o regresso. Alguma confusão como é normal e iniciámos a partida não sem antes tirar uma foto de grupo junto ao busto de Carlos Relvas, personalidade da Golegã que dedicou toda a sua vida à investigação da fotografia, e cuja fascinante casa-estúdio visitámos.

Cabe-me aqui deixar os agradecimentos à Câmara da Golegã e a todo o pessoal do Sport Hotel que nos acolheu e tolerou durante estes 3 dias.

O Sport Hotel é fabuloso. Boas instalações, asseio extremo, boas refeições e alojamentos. Foi graças a estas facilidades que pudemos organizar e levar a cabo um dos melhores Kangeikos de sempre.

Agradecimentos finais a:

Sensei João Ramalho pela participação embora curta neste estágio.

Sensei Nuno Santos pela ajuda, participação, pela juventude e animação que a sua classe trouxe a este Kangeiko.

Sensei Carlos Ferreira pelo treino de hoje que cansou mas agradou.

Sensei Daniel Ramalho cuja visão filosófica das artes marciais especialmente do Karate deu uma lufada de ar fresco às nossas mentes.

Sensei Jorge Peixoto pela ajuda que deu e por ser também e apenas... o Peixoto - peça fundamental em qualquer evento social (e não só).

Saldo muito positivo. Acredito que recordaremos por muitos anos este Kangeiko. Obrigado a todos.

A todos os que participaram de uma ou outra forma, o meu muito obrigado.

8 comentários:

Armando Inocentes disse...

Acabou... não! Agora é que vai começar, aproveitando o que fizeram!

Parabéns e um abraço a todos.

Armando Inocentes disse...

SERÁ QUE HÁ ALGUM DOCUMENTO ESCRITO AO QUAL EU POSSA TER ACESSO SOBRE A PALESTRA?

Ficaria muito agradecido!

Um abraço

Unknown disse...

Excelente Kangeiko, não me ocorre o que pudesse ter corrido melhor. Para repetir, sem dúvida!!

PS: Sensei Ramalho, se me permite a correcção, trata-se de Carlos Relvas e não José Relvas como por lapso referiu.

Abração

RuiM

Jorge Peixoto disse...

José Relvas foi Primeiro Ministro de Portugal.
O que é que nós faziamos sem o nosso Wikipédia?

José Ramalho disse...

Corrigido para Carlos Relvas!Obrigado pela correcção Rui.

Daniel Ramalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daniel Ramalho disse...

Foi sem dúvida um dos melhores Kangeikos. Fiquei fã da Golegã, e a memória destes dias - como a nódoa negra na minha perna direita causada por uma mocada particularmente bárbara administrada por Sensei Peixoto durante o jogo de futebol - perdurará por muito tempo, ou mesmo para sempre.

Sensei Armando, esse documento existe mas neste momento apenas em formato mental, ainda não tive tempo de fazer o download para papel. Mas hei-de tratar de fazê-lo quando um dia destes o tempo pousar para descansar. Em todo o caso, está em aberto a possibilidade de se fazer uma coisa deste género outra vez em circunstâncias mais abrangentes. Portanto, se o desejar, terá oportunidade de assistir e, espero, de partilhar comigo a sua própria visão sobre a temática em causa.

O que importa é que se veja que a filosofia ocidental pode ser posta ao serviço do estudo das artes marciais e do karate em particular.
E não é de modo algum uma reunião forçada. Na minha opinião, trata-se apenas da extensão do hojo-undo para incluir o condicionamento do cérebro. Isso sim, é um treino completo.

Abraço.

Armando Inocentes disse...

Obrigado Daniel!

Na minha opinião (que para alguns não vale nada - e se calhar até lhes dou razão!) o conhecimento pode e deve ser partilhado.

Daí a minha questão, até porque estou sempre pronto a aprender... tal como aprendi no último treino que fui orientar ao Real.

Depois do "descanso" falaremos, mas entretanto já mandei uma dica por mail ao meu amigo autor deste blog!

Um abraço!

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan