sexta-feira, 25 de março de 2011

Bullying... fighting back!

Hoje dei de caras com um video no Youtube onde se visualiza o jovem Casey Heynes a responder fisicamente numa clara situação de "bullying". O vídeo foi visualizado por milhões de pessoas que manifestaram a este jovem a sua solidariedade.
A realidade do Bullying é dura - Um jovem que, por diversas razões, se torna uma vítima constante nas mãos de grupos que o atormentam criando-lhe complexos e traumas que, certamente perdurarão por toda a vida. Os maus tratos são de tal ordem que, para ele, um dia bom é aquele em que não é maltratado. Cruel.
Sem querer incitar à resposta violenta, o que aconteceu e foi filmado foi uma situação de ruptura emocional. De repente, aquele jovem não aguentou mais e, agarrando o opositor, levanta-o munido de uma força que decerto não é habitual em si, atira-o violentamente ao chão.
Quantos dias de maus tratos foram necessários para que dentro deste jovem as emoções o levassem a fazer o que fez? Porque é que, ao que parece ao longo de vários anos, ninguém tomou uma atitude e deixou que isto acontecesse? Como é que este jovem (e outros como ele) pode ser bem sucedido na escola?

Esta é uma situação real tal como muitas idênticas que sucedem diariamente em vários locais. O Bullying é um fenómeno real e em expansão. Como é que nós, treinadores de karate, podemos apelar à "não-violência" a um jovem destes que seja nosso aluno?

Este vídeo correu mundo e uniu pessoas em franca solidariedade com o jovem Casey. Acredito que grande parte destas pessoas foi também vítima ou conhecedora de vítima deste flagelo "cultural" dos nossos dias.

O Bullying deve ser levado a sério pelas consequências desastrosas que irá ter na vida destes jovens. Todos temos de estar atentos a isto, especialmente os educadores onde nos inserimos.

O Bullying deve ser levado a sério e travado. As vítimas devem ser encorajadas a falar sobre o assunto mas têm de haver mecanismos que, não só os ouçam, mas que actuem... punitivamente.

Ao ver o vídeo fiquei impressionado com ele mas também com a entrevista que é feita a Casey e onde a sua amargura vem ao de cima. Não se ouve uma palavra de rancor nem a atitude que manifeste prazer no que fez para se defender. Casey foi uma vítima até ter de deixar de o ser.
Felizmente a agressão foi "ligeira". Quantos são os que, afrontados sistematicamente, quebram ao ponto de agredir gravemente ou até cometer suicídio?

Temos todos de estar atentos a este crime. O Bullying é para levar a sério!

Vejam o vídeo:


3 comentários:

Armando Inocentes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Armando Inocentes disse...

Este fenómeno começou a ser estudado na Noruega na década de 70 e não é tão novo como parece.

O meu amigo José Ramalho disserta, e bem, sobre o mesmo e saliento que "as vítimas devem ser encorajadas a falar sobre o assunto mas têm de haver mecanismos que, não só os ouçam, mas que actuem... punitivamente." Mas primeiro é necessário descobrir essas vítimas, porque muitas vezes este fenómeno - principalmente nas escolas - consegue passar encapotado aos olhos dos adultos - professores e/ou auxiliares de educação.

"Casey foi uma vítima até ter de deixar de o ser." TAL COMO TODOS NÓS!

Quando já não houver mais nada a perder não se ouvirá uma palavra de rancor nem haverá atitudes ou comportamentos que manifestem prazer no que faremos para nos defendermos. Quer sejamos PORTUGUESES, TÉCNICOS DE FARMÁCIA, PROFESSORES ou TREINADORES DE KARATÉ!!!

(nota: o comentário anterior e removido era este mesmo. As minhas desculpas.)

João Pedro Ramalho disse...

Caro amigo Sensei José Ramalho,

Corrija o titulo do post, o titulo mais indicado seria ....

"Bully... flighting back!"

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan