sábado, 12 de março de 2011

A tarefa de ser jovem...

Hoje os jovens saíram à rua para manifestarem o seu descontentamento pela situação em que o país se encontra. A incerteza do futuro e o desemprego são as suas maiores e legítimas preocupações. Um país que ignora a força de trabalho jovem não pode avançar. A crise económica é uma realidade mas quando abundam situações em que um jovem licenciado tem de se agarrar a um emprego na FNAC ou num hipermercado para poder auferir um salário magro e insuficiente para a sua autónoma subsistência, é grave. O número de licenciados que deixa o seu país para procurar trabalho no estrangeiro é enorme e representa uma enorme perda. O que é um facto é que não parece haver alternativa para quem não consegue trabalhar. Isto é triste e pouco animador.
São muitas as manifestações a que temos assistido mas penso que esta, apesar de pacífica, deve ser levada muito a sério (não quero dizer com isto que as anteriores não o devam ser). Os jovens estão fartos... e com razão. A actual política não os defende, muito pelo contrário, coloca-lhes todo o tido de entraves no seu caminho. É frustrante e desanimador.
O futuro constrói-se com a força de trabalho jovem e com novas ideias. Asfixiar a juventude é política errada e terá os seus custos...elevados.
Portugal está a caminhar assim para a estagnação económica e social. Portugal não é, neste momento, um país que respeita o esforço que um jovem (ou os seus pais) faz para tirar um curso superior porque lhe retira a oportunidade de pôr ao serviço de todos, o conhecimento e a especialização que adquiriu.
Para mim este é um sinal de decadência e não de futuro. Levem a sério esta manifestação... levem muito a sério esta manifestação.
No meu dia a dia como treinador de karate, lido com alguns jovens que tenho visto crescer e que aprendi a respeitar como pessoas integras e com grande potencial, mas neste momento, temo por eles. Temo que se desmoralizem e que desistam. São-lhes exigidos grandes esforços coma aliás tem sido com toda a gente, a diferença é que eles são a força que o País precisa. São eles que vão dar continuidade a todos os processos de desenvolvimento que possam estar em curso ou em projecto... vamos fechar-lhes a porta?

Sem comentários:

HOSHIN-DO PORTUGAL

HOSHIN-DO PORTUGAL
CLUBE DE KARATÉ E DEFESA PESSOAL

HOSHINDO PORTUGAL

O Hoshin-Do Portugal - Clube de Karaté e Defesa Pessoal, foi criado com a finalidade de promover a prática do Karaté Goju-Ryu e da sua vertente de Defesa Pessoal.
Tem a sua sede na
Rua do Amor Perfeito, Nº 23 - 2745-717 Massamá
Os seus Instrutores são:

José Ramalho - 4º Dan
Nuno Santos - 4º Dan
Rui Catarrinha - 3º Dan
Joana Perdiz - 2º Dan